Milei e Trump se encontram pela 1ª vez após eleição

O Presidente da Argentina defendeu a formação de "uma aliança de nações livres" que vá além da política, durante uma visita aos Estados Unidos, onde participou num fórum conservador em Mar-a-Lago ao lado do futuro Presidente norte-americano Donald Trump.

© Lusa

Mundo Argentina Há 5 Horas POR Notícias ao Minuto Brasil

No evento onde os dois líderes se elogiaram mutuamente, na quinta-feira à noite, Javier Milei apelou à criação de uma nova coligação para "estabelecer novos laços políticos, sim, mas também laços comerciais, culturais, diplomáticos e militares".

PUB

 

Perante investidores e futuros membros da administração norte-americana republicana, Milei defendeu uma nova "aliança de nações livres, guardiãs do legado ocidental, estabelecendo novos laços políticos", segundo informou hoje a Presidência argentina num comunicado de imprensa.

Entre as conversas mantidas por Milei durante o fórum, promovido pelo America First Policy Institute e fechado à comunicação social, a Presidência argentina destacou os contatos mantidos com Donald Trump e com o empresário multimilionário Elon Musk, que irá liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

"No auge da cultura ocidental", encontramos uma nova prova de fogo "na frente doméstica: a luta contra o vírus 'woke' [movimento que levanta questões relativas à justiça social e racial], com as suas terríveis consequências", disse Milei no evento.

Na sua intervenção, o líder argentino populista ultraliberal felicitou Trump pela sua vitória contra a vice-presidente Kamala Harris nas recentes eleições presidenciais norte-americanas, a que chamou "o maior regresso político da história".

"Hoje um fantasma diferente está assombrando o mundo, o fantasma da liberdade. Um fantasma que vem para acabar com o modelo de servidão que reina no mundo livre, sob o manto das boas intenções e da falsa justiça social", disse Milei.

Por sua vez, Trump elogiou Milei como um aliado do seu movimento MAGA ('Make America Great Again') e compartilhou os seus ideais de "liberdade".

"Javier, quero felicitá-lo pelo trabalho que tem feito, para tornar a Argentina grande novamente. É incrível a forma como a está corrigindo", afirmou o republicano.

Milei é o primeiro líder estrangeiro a reunir-se com Trump após a sua vitória nas eleições presidenciais, a 05 de novembro, e antes da tomada de posse, agendada para 20 de janeiro de 2025.

Nesta semana, Milei declarou a sua intenção em conseguir um Tratado de Livre Comércio com os EUA e garantir melhores condições na relação da Argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A visita de Milei aos EUA será curta, pois irá receber no fim de semana o Presidente francês, Emmanuel Macron, em Buenos Aires, viajando em seguida para o Brasil, onde vai participar do G20 (grupo das 20 maiores e emergentes economias mundiais).

Posteriormente, e já na capital argentina, vai receber a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Leia Também: A ascensão de Anitta: Quando e como ela conquistou o mundo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Dylan Thomas Há 12 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

Mundo EUA Há 9 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

Mundo Koala Há 6 Horas

Casal encontra Coala em quarto ao chegar em casa e vídeo viraliza

Mundo ADN Há 6 Horas

DNA mostra que tubarões estão ameaçados pelo comércio de barbatanas

Mundo EUA 14/11/24

Trump escolhe Robert F. Kennedy Jr. para ser secretário de Saúde dos EUA

Mundo Canadá Há 22 Horas

Jovem infectado no primeiro caso de gripe aviária do Canadá está em estado crítico

Mundo Paris 14/11/24

Paris vive novembro cinzento e seco, com mínima histórica de horas de sol

Mundo Atentado Brasília 14/11/24

Imprensa internacional repercute explosões perto do STF e cita cúpula do G20 no Brasil

Mundo Espanha Há 11 Horas

Incêndio em lar de idosos na Espanha deixa 10 mortos e 2 feridos graves

Mundo Natal Há 9 Horas

Anúncio de Natal sobre solidão e partilha emociona: "O que nos une"