Ucrânia acusa Rússia de 'ataque massivo' contra sistema elétrico

O ataque acontece em um momento crítico da guerra, com apagões acontecendo à medida que o inverno se aproxima, e no contexto da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA -que fez promessas de acabar com a guerra em um dia, mas sem dizer como.

© Getty

Mundo UCRÂNIA-RÚSSIA 17/11/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia realizou neste domingo (17) seu maior ataque aéreo contra a Ucrânia em quase três meses, em que disparou 120 mísseis e 90 drones, matou ao menos sete pessoas e causou "danos severos" ao sistema de energia.

PUB

 

O ataque acontece em um momento crítico da guerra, com apagões acontecendo à medida que o inverno se aproxima, e no contexto da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA -que fez promessas de acabar com a guerra em um dia, mas sem dizer como.

Autoridades confirmaram danos à infraestrutura "já em estado crítico" e cortes de energia em cidades como Rivne e Lviv, no oeste, e Dnipropetrovsk e Zaporizhzhia, no sudeste. A Dtek, maior fornecedora privada de energia da Ucrânia, também impôs cortes de energia emergenciais na cidade de Odesa, ao sul.

O presidente Volodimir Zelenski afirmou que o "ataque massivo teve como alvo todas as regiões da Ucrânia".

Explosões podiam ser ouvidas do centro da capital, Kiev. A Força Aérea da cidade afirmou que destruiu 104 dos 120 mísseis disparados e 42 dos 90 drones lançados pela Rússia.

O ataque "danificou gravemente o sistema de energia da Ucrânia, incluindo as estações de energia da Dtek. Esses ataques mostram a necessidade de mais ajuda para fortalecer o sistema de defesa aérea da Ucrânia", disse Maxim Timchenko, CEO da Dtek.

O ministro da Energia, German Galushchenko, anunciou que a Rússia estava realizando um ataque massivo contra o sistema elétrico em todo país. O chefe da diplomacia ucraniana, Andrii Sibiga, classificou os bombardeios como "um dos maiores ataques" realizados por Moscou.

"A Rússia lançou um dos maiores ataques aéreos: drones e mísseis contra cidades pacíficas, civis que dormem, infraestruturas críticas", disse.Em Mykolaiv, no sul, duas pessoas foram mortas em um ataque de drones durante a noite, informou o governador. Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em um ataque a um depósito ferroviário na região de Dnipropetrovsk.

Na região de Lviv, na fronteira com a Polônia, uma mulher em um carro foi morta, disse o governador. Outras duas pessoas morreram na região de Odesa.Em Kiev, o telhado de um edifício residencial pegou fogo devido aos escombros que caíram, e pelo menos duas pessoas ficaram feridas, informaram autoridades da cidade no aplicativo de mensagens Telegram.

A Ucrânia enfrenta cortes significativos de eletricidade, o que gera temores de um inverno rigoroso.

Também neste domingo um ataque de drone ucraniano na região russa de Kursk deixou uma pessoa morta e duas feridas, de acordo com o governador regional Alexei Smirnov no aplicativo de mensagens Telegram.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 16 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 17 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 11 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 18 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 17 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 10 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 11 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 15 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora