Nestlé aumentará investimentos em publicidade para impulsionar vendas

A fabricante de KitKat e Nescafé informou nesta terça-feira, 19, que está ajustando suas expectativas de lucratividade para o próximo ano, considerando o aumento nos gastos para ampliar a receita e conquistar participação de mercado em um cenário desafiador

© Reuters

Economia Nestlé 19/11/24 POR Estadao Conteudo

A Nestlé anunciou que investirá mais em publicidade e marketing e revisará opções para seu negócio de águas, como parte do plano do CEO Laurent Freixe para revitalizar o crescimento de vendas da gigante suíça de alimentos. A fabricante de KitKat e Nescafé informou nesta terça-feira, 19, que está ajustando suas expectativas de lucratividade para o próximo ano, considerando o aumento nos gastos para ampliar a receita e conquistar participação de mercado em um cenário desafiador.

PUB

 

"Crescimento é essencial", disse Freixe aos investidores em uma apresentação na sede da empresa, em Vevey, na Suíça.

Ele afirmou que a Nestlé não tem investido o suficiente na geração de demanda nos últimos anos, uma tendência que ele pretende reverter, retomando os níveis de gastos em publicidade e marketing ao nível pré-pandemia.

O investimento em publicidade e marketing deverá representar 9% das vendas até o fim do próximo ano, informou a Nestlé. Para financiar o aumento dos gastos, a empresa prevê economizar 2,5 bilhões de francos suíços (US$ 2,83 bilhões) até o fim de 2027. Além disso, a empresa não planeja um novo programa de recompra de ações após o término do atual, de 20 bilhões de francos, neste ano, segundo a diretora financeira Anna Manz.

A atualização ocorre na sequência da substituição do ex-CEO Mark Schneider por Freixe, em setembro, após o crescimento das vendas desacelerar e o preço das ações cair. A Nestlé pretende se concentrar em suas marcas principais em um momento em que as vendas enfrentam pressão, com consumidores de todo o mundo reduzindo gastos após anos de aumentos nos preços.

A partir de 1º de janeiro, as atividades de água e bebidas premium da Nestlé, que incluem marcas como Perrier e San Pellegrino, serão uma unidade de negócios global independente. A divisão será liderada por Muriel Lienau, atual chefe da Nestlé Waters Europa, que avaliará a estratégia e explorará oportunidades de parcerias, informou a empresa. Esse segmento representou 3,6% das vendas totais da Nestlé em 2023 e foi impactado por questões regulatórias em vários países.

A empresa reduziu sua previsão de vendas duas vezes nos últimos quatro meses. Agora, espera um crescimento orgânico de cerca de 2% para o ano, metade do que havia projetado no início de 2024.

Nesta terça-feira, a Nestlé também revisou para baixo sua meta de lucratividade para o próximo ano, projetando que a margem operacional subjacente - seu principal indicador de lucratividade - será levemente inferior em 2025 em relação à meta de 2024, que coloca o índice deste ano em cerca de 17%. O crescimento orgânico das vendas deve melhorar no próximo ano, em comparação a 2024, segundo a empresa.

Na última atualização de médio prazo, em 2022, a Nestlé havia definido uma meta de margem operacional subjacente entre 17,5% e 18,5% até 2025, com crescimento orgânico de vendas na faixa de um dígito médio. Muitos analistas estavam céticos em relação à meta inicial de lucratividade da empresa para 2025. No médio prazo, após a normalização das condições de mercado, a empresa espera um crescimento orgânico de vendas superior a 4% e uma margem acima de 17%.

A nova orientação coloca a empresa em um ano de transição em 2025, com várias iniciativas para restaurar o crescimento, escreveu o analista da Vontobel, Jean Philippe Bertschy, em nota aos clientes.

As ações da Nestlé subiram cerca de 1% no início do pregão europeu, mas reverteram a alta e ficaram próximas de mínimas dos últimos anos. Por volta das 8h10 (de Brasília), as ações da companhia chegaram a recuar 1,66%. 

Leia Também: Lula encerra G20 com foco no desenvolvimento e reuniões bilaterais

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 19 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 22 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Festas Há 23 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 22 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 23 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

fama Tragédia Há 16 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama LUTO Há 18 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca

brasil São Mateus do Sul Há 17 Horas

Equipe médica e paciente morrem em acidente com ambulância no Paraná