Nadal perde para holandês na Copa Davis em possível jogo de despedida na brilhante carreira

No jogo que pode ter marcado a última participação de Rafael Nadal nas quadras, Botic Van de Zandschulp levou a melhor e venceu o confronto desta terça-feira, em Málaga, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4, na Martin Carpena Arena.

© Getty

Esporte Copa Davis Há 3 Horas POR Estadao Conteudo

No primeiro dos três confrontos entre espanhóis e holandeses pelas quartas de final da Copa Davis, a Holanda saiu na frente. No jogo que pode ter marcado a última participação de Rafael Nadal nas quadras, Botic Van de Zandschulp levou a melhor e venceu o confronto desta terça-feira, em Málaga, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4, na Martin Carpena Arena.

Su aposentadoria vai depender de uma eventual virada da Espanha sobre a Holanda nesta fase do torneio, ainda nesta terça-feira. Os duelos da Copa Davis são disputados em melhor de três partidas sendo que os dois primeiros embates são de simples. Em caso de necessidade, o desempate é feito em um jogo de duplas.

Dono de 22 títulos de Grand Slam e ainda dois ouros olímpicos, o tenista espanhol entrou em quadra para disputar o seu último torneio bastante concentrado. Antes da partida, ao ouvir o hino nacional, ele se emocionou e ficou com os olhos marejados por se aproximar de um momento tão marcante em sua trajetória.

O jogo começou equilibrado com os dois tenistas confirmando seus serviços. Com 62% de aproveitamento no saque, Nadal tentou impor o seu ritmo apostando na troca de bolas e na eficiência dos seus golpes.

Apesar de sentir a pressão e a importância da partida por ter do outro lado da quadra um dos maiores tenistas de todos os tempos, Botic Van de Zandschulp soube controlar o nervosismo. Ele apostou na regularidade para conseguir pontuar e não deu nenhum tipo de vantagem para o rival espanhol.

A primeira quebra só aconteceu no nono game e foi a favor da Holanda. Para definir a disputa, o holandês aproveitou a brecha deixada por Nadal abrindo vantagem de 5 a 4 e jogando a pressão para o experiente concorrente.

Com o saque na mão e a chance definir o primeiro set, Van de Zandschulp foi cirúrgico em seus golpes. Sem dar chance de recuperação ao adversário, impôs um 40 a 15 sem dificuldades e fechou a parcial inicial com um 6/4 diante do rival de peso.

A desvantagem de 1 a 0 mexeu com os ânimos de Nadal e o segundo set começou da pior maneira. Em busca de uma reação imediata, o espanhol pecou por não conseguir encaixar seu jogo. Focado em não cometer erros, o holandês aproveitou a oportunidade de obter a quebra logo no primeiro game, converteu seu serviço na sequência e abriu uma importante vantagem de 2 a 0.

Se a parcial anterior foi marcada pelo equilíbrio, o segundo set mostrou Nadal bem abaixo do esperado. Ele até confirmou o seu saque, mas viu o rival fazer a sua parte e impor uma nova quebra no quinto game garantindo uma vantagem de 4 a 1 pavimentando o caminho de uma vitória até certo ponto tranquila.

Embalado pela torcida, porém, Nadal renasceu ao devolver a quebra. Diante de uma desvantagem de 4 a 2, mas com o saque na mão, o espanhol deixou no ar uma esperança de reação e encostou no holandês fazendo 4 a 3 e tirando o adversário da zona de conforto.

O holandês, porém, soube suportar a pressão da torcida, voltou a administrar a vantagem e esfriou o ímpeto de Nadal. Ao confirmar seus dois serviços, ele definiu o segundo set em 6/4 e garantiu uma marcante vitória em cima de um dos maiores tenistas de todos os tempos em Málaga.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Santos FC Há 12 Horas

Fábio Carille se pronuncia após saída do Santos: 'Sentimento de missão cumprida'

Esporte Bob Love Há 12 Horas

Bob Love, ícone do Chicago Bulls, morre aos 81 anos vítima de câncer

Esporte Endrick Há 12 Horas

Endrick entra para lista de nomes de bebês mais populares de 2024 mesmo na reserva do Real

Esporte São Paulo FC Há 11 Horas

Calleri faz trabalho separado e pode desfalcar o São Paulo diante do Red Bull Bragantino

Esporte Robinho Há 8 Horas

Mulher de Robinho o defende em caso de estupro: 'Há 8 meses pagando por algo que não aconteceu'

Esporte Argentina Há 13 Horas

Di María compara Messi e CR7: 'Qualidade pura versus trabalho árduo'

Esporte Seleção Brasileira Há 10 Horas

Dorival vê seleção cada vez mais perto do ideal: 'Evoluiu bastante, mas ainda não estou feliz'

Esporte Damian Lillard Há 9 Horas

Lillard dá vitória aos Bucks restando 3.9 segundos; Curry falha e Warriors perdem dos Clippers

Esporte Neymar Há 8 Horas

Ex-goleiro Buffon se rende a Neymar: 'Deveria ter ganhado cinco Bolas de Ouro'

Esporte Gianluigi Buffon Há 6 Horas

"Neymar devia ter conquistado cinco Bolas de Ouro"