Promotores sugerem suspender processo de Trump no caso de atriz pornô até fim do mandato

A posição da promotoria foi enviada para o magistrado nesta terça-feira (12). A expectativa é que a sentença fosse lida no próximo dia 26.

© <p>Getty Images</p>

Mundo TRUMP-JUSTIÇA 19/11/24 POR Folhapress

JULIA CHAIBWASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Promotores de Nova York se manifestaram contra o arquivamento do processo em que Donald Trump responde por ao menos 34 acusações no caso da atriz pornô Stormy Daniels, mas abriram a brecha para que a sentença do republicano só seja lida após o fim do mandato dele, em 2029.

PUB

 

A posição da promotoria foi enviada para o magistrado nesta terça-feira (12). A expectativa é que a sentença fosse lida no próximo dia 26.

Segundo o ofício, relatado pela Associated Press, os promotores afirmaram ser contra a anulação do caso, porém, "dada a necessidade de equilibrar interesses constitucionais concorrentes", "deve-se considerar" o congelamento do processo, com o adiamento da leitura da sentença, até que o republicano deixe de ser presidente.

Na prática, se o juiz Juan Merchan acatar a proposta, isso representaria uma vitória -mesmo que não total- para Trump, que não tomaria posse, em 20 de janeiro do ano que vem, tendo uma pena a cumprir.

Trump foi condenado por ter falsificado registros empresariais para encobrir pagamentos a Daniels e, assim, evitar que ela revelasse durante a campanha de 2016 ter supostamente mantido relação sexual com o empresário em 2006. O pagamento de US$ 130 mil foi feito pelo ex-advogado e "faz-tudo" de Trump, Michael Cohen.

A defesa de Trump quer que o processo seja anulado para que o republicano pudesse cumprir os deveres à frente do governo.

Os advogados também usaram a tese da Suprema Corte sobre imunidade presidencial para recorrer da condenação.

Por esse entendimento, algum grau de imunidade seria conferido a presidentes americanos por crimes cometidos no cargo. A dúvida era se ela poderia ser aplicada a crimes comuns, como é o caso de Nova York.A tese foi apresentada pelos advogados de Trump como forma de anular os processos criminais em que ele é acusado de tentar reverter a eleição de 2020, quando estava à frente do governo.

O entendimento foi apoiado pelos seis juízes conservadores -dos quais três foram indicados por Trump- e rejeitado pelos 3 progressistas. A tese, porém, acabou sendo apoiada parcialmente. Os magistrados entenderam que presidentes têm imunidade absoluta em relação a atos oficiais do cargo, entendidos como aqueles atribuídos pela Constituição, mas não em relação a atos não oficiais.

A tese de imunidade presidencial foi reconhecida pela mais alta instância da Justiça americana em julho.

Os advogados de Trump já tinham conseguido uma vitória. Esta decisão sobre prosseguir com a leitura da sentença ou arquivar a ação seria tomada na última terça-feira (12), mas os advogados conseguiram adiar para esta terça.Segundo a CNN, o adiamento ocorreu para que os advogados de Trump possam dar mais argumentos pelo arquivamento da ação.

Mesmo que seja sentenciado após tornar-se novamente um civil, a expectativa é que a pena aplicada ao republicano seja branda.

A punição poderia variar desde a aplicação de uma multa a uma liberdade condicional ou serviço comunitário. No cenário mais duro, a sentença por ser de reclusão por até quatro anos por cada acusação –elas, no entanto, não devem se somar, mas ser cumpridas concomitantemente. Como Trump é réu primário e os crimes não são considerados graves, a aposta é que o juiz não seja tão duro.

No entanto, mesmo numa pena mais branda, o Merchan pode impor regras para viagens a Trump ou obrigá-lo a manter contato com um agente de condicional.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 17 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 22 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 21 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 20 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 15 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 22 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 21 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 20 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)