LaLiga ajuda polícia a prender um dos maiores contrabandistas visuais do Equador

Javier Tebas, presidente da LaLiga, celebrou a operação.

© iStock

Esporte Espanha Há 6 Horas POR Estadao Conteudo

Provas apresentadas pela LaLiga, entidade que organizada o futebol espanhol, foram fundamentais para a prisão do líder de uma das maiores redes de pirataria audiovisual do Equador pela polícia na província de Guayas, localizada no sudoeste do país.

Ele é acusado de distribuir ilegalmente serviços de streaming e de cobrar mensalidades de milhares de pessoas pelo serviço clandestino. O suspeito mantinha uma rede que vendia acessos à plataforma ilegal Flujo TV (anteriormente conhecida como MagisTV) e acumula ações criminais e civis na América Latina por distribuir conteúdos audiovisuais de forma fraudulenta, incluindo transmissões esportivas, TV ao vivo, séries e filmes sem a autorização dos proprietários dos direitos.

Javier Tebas, presidente da LaLiga, celebrou a operação. Ele abriu recentemente uma cruzada contra a pirataria audiovisual. "Desmantelar plataformas ilegais como MagisTV e FlujoTV são marcos muito importantes para a proteção dos direitos de propriedade intelectual e para os milhares de empregos que a indústria audiovisual gera em toda a América Latina", afirmou o dirigente.

"Vamos continuar trabalhando com toda nossa força para combater esse crime. A prisão realizada no cantão de Guayaquil representa um grande golpe na distribuição de conteúdo ilegal. No entanto, não podemos esquecer os demais intermediários e colaboradores para que a pirataria persista", acrescentou.

Recentemente, uma ação promovida pela Aliança contra a Pirataria Audiovisual (Alianza), composta por operadoras de TV paga e streaming da região, com apoio da LaLiga, resultou na queda do Magis TV na Argentina, desmantelando a maior rede de pirataria audiovisual do país sul-americano.

"Ter a capacidade de bloquear sites e aplicativos é fundamental, mas também é necessário que os responsáveis por todas as redes ilegais de distribuição de conteúdo, que roubam de organizações e empresas que impulsionam as economias e contribuem enormemente para a sociedade, sejam punidos", disse Tebas.

Para Jorge Bacaloni, presidente da Alianza, as redes ilegais colocam em risco de golpes e roubo de dados privados pessoas que consomem plataformas ilegais. Ele diz que mais de 58% dos usuários de internet no Equador acessam conteúdos de forma ilegal e estão expostos a múltiplos ataques informáticos quando acessam sites piratas para assistir a transmissões clandestinas de futebol.

Um relatório da Alianza revelou que 1,6 milhão de lares equatorianos consomem conteúdos piratas, principalmente relacionados à transmissão ilegal de partidas de futebol. Esse número corresponde a 58,6% do total de residências com acesso à internet de banda larga no país.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Santos FC Há 17 Horas

Fábio Carille se pronuncia após saída do Santos: 'Sentimento de missão cumprida'

Esporte Bob Love Há 17 Horas

Bob Love, ícone do Chicago Bulls, morre aos 81 anos vítima de câncer

Esporte Endrick Há 17 Horas

Endrick entra para lista de nomes de bebês mais populares de 2024 mesmo na reserva do Real

Esporte Robinho Há 13 Horas

Mulher de Robinho o defende em caso de estupro: 'Há 8 meses pagando por algo que não aconteceu'

Esporte São Paulo FC Há 16 Horas

Calleri faz trabalho separado e pode desfalcar o São Paulo diante do Red Bull Bragantino

Esporte Argentina Há 18 Horas

Di María compara Messi e CR7: 'Qualidade pura versus trabalho árduo'

Esporte Seleção Brasileira Há 15 Horas

Dorival vê seleção cada vez mais perto do ideal: 'Evoluiu bastante, mas ainda não estou feliz'

Esporte Damian Lillard Há 14 Horas

Lillard dá vitória aos Bucks restando 3.9 segundos; Curry falha e Warriors perdem dos Clippers

Esporte Neymar Há 13 Horas

Ex-goleiro Buffon se rende a Neymar: 'Deveria ter ganhado cinco Bolas de Ouro'

Esporte Gianluigi Buffon Há 11 Horas

"Neymar devia ter conquistado cinco Bolas de Ouro"