PF diz que Mauro Cid descumpre delação, e Moraes vai decidir se mantém acordo

Moraes enviou o relatório para a PGR (Procuradoria-Geral da República), que deve se manifestar sobre a manutenção da colaboração premiada do militar que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

© Getty Images

Política MAURO-CID 19/11/24 POR Folhapress

CÉZAR FEITOZABRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal enviou um relatório ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em que diz que o tenente-coronel Mauro Cid tem descumprido cláusulas do acordo de delação premiada.

PUB

 

Moraes enviou o relatório para a PGR (Procuradoria-Geral da República), que deve se manifestar sobre a manutenção da colaboração premiada do militar que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa é que o ministro do Supremo decida nos próximos dias se o acordo será mantido. A eventual anulação da delação deve manter válidas as provas e os depoimentos do militar, mas Cid pode perder os benefícios obtidos pelo acordo.

A avaliação na Polícia Federal é que Mauro Cid tem omitido informações e dificultado a investigação, contrariando o próprio acordo firmado entre a PF e o militar.

O descontentamento dos investigadores aumentou depois que se descobriu que o tenente-coronel apagou mensagens e arquivos do celular considerados importantes para a investigação.

Pessoas próximas a Mauro Cid afirmaram à reportagem, sob reserva, que o militar nega ter omitido informações dos investigadores ou mesmo apagado provas. A justificativa dada por ele é que, na função de ajudante de ordens, ele recebia dezenas de documentos por dia e apagava o que considerava pouco importante.

Cid também disse que não sabia do plano golpista elaborado pelo general da reserva Mário Fernandes, secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Jair Bolsonaro.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro prestou novo depoimento sobre as investigações do golpe nesta terça-feira (19). A oitiva durou cerca de três horas. Cid deixou a sede da Polícia Federal no início da noite, acompanhado pelo advogado Cezar Bittencourt.

Leia Também: Entenda atuação de Mauro Cid e Braga Netto no plano para matar Lula e Alckmin

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 22 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 21 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 23 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad