Embaixadas dos EUA e Espanha fecham em Kiev por alerta de ataque aéreo

Como medida de precaução, as instalações diplomáticas foram temporariamente fechadas

© John Moore/Getty Images

Mundo Ucrânia Há 3 Horas POR Notícias ao Minuto

A embaixada dos Estados Unidos em Kiev, capital da Ucrânia, recebeu "informações específicas" sobre a possibilidade de um ataque aéreo significativo nesta quarta-feira (20). Como medida de precaução, as instalações diplomáticas foram temporariamente fechadas.

PUB

 

O Departamento de Serviços Consulares dos EUA aconselhou seus funcionários e cidadãos norte-americanos na Ucrânia a buscarem abrigos caso alertas de ataques aéreos sejam emitidos. "Recebemos informações sobre um potencial ataque aéreo significativo. A embaixada será fechada, e pedimos que todos estejam preparados para procurar abrigo imediatamente caso um alerta aéreo seja anunciado", afirmou o comunicado oficial divulgado na rede social X.

Ukraine: The U.S. Embassy in Kyiv received specific information of a potential significant air attack on Nov 20. The Embassy will be closed and recommends U.S. citizens be prepared to immediately shelter in the event an air alert is announced. https://t.co/ah0bpDfULK pic.twitter.com/m8cWXCXT2V

— Travel - State Dept (@TravelGov) November 20, 2024

Após o anúncio dos Estados Unidos, a embaixada da Espanha em Kiev também interrompeu seus serviços temporariamente, citando "o risco acrescido de ataques aéreos em toda a Ucrânia". Em mensagens enviadas aos residentes espanhóis, a embaixada reforçou a recomendação para que tomem medidas de segurança, como buscar abrigos antiaéreos.

Na terça-feira (19), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comentou sobre possíveis retaliações aos disparos de mísseis norte-americanos ATACMS (MGM-140 Army Tactical Missile System) pela Ucrânia contra a região russa de Briansk. Lavrov, durante o G20 no Rio de Janeiro, classificou o ataque como "envolvimento direto dos Estados Unidos" no conflito e alertou: "Veremos isso como uma nova fase da guerra ocidental contra a Rússia e reagiremos de forma correspondente."

O ataque à região de Briansk foi confirmado por fontes militares ucranianas à Agência France Presse, após Moscou denunciar a ofensiva. No último domingo, Washington autorizou o uso dos mísseis de longo alcance pela Ucrânia, atendendo a pedidos de Kiev.

A intensificação dos ataques gera preocupações sobre uma possível escalada na guerra entre Rússia e Ucrânia, que já ultrapassa um ano de duração.

Leia Também: Putin ameaça EUA e aliados com guerra nuclear se for atacado

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo RÚSSIA-EUA Há 23 Horas

Putin ameaça EUA e aliados com guerra nuclear se for atacado

Mundo EUA Há 19 Horas

Ucrânia ataca Rússia com 1.º míssil norte-americano após aval

Mundo País de Gales Há 21 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

Mundo EUA 19/11/24

Mãe é presa após filha adotiva ser encontrada morta usando apenas fralda

Mundo Macacos 19/11/24

Macacos cercam delegacia na Tailândia e deixam policiais presos no prédio

Mundo EUA Há 16 Horas

Passageiros são retirados de avião nos EUA após celular pegar fogo

Mundo Guerra Há 20 Horas

Rússia diz que ter sido atacada por seis mísseis norte-americanos

Mundo Estados Unidos 19/11/24

Cientistas descobrem como transformar plásticos em sabão e detergente

Mundo Médio Oriente Há 14 Horas

Israel dá recompensa de 5 milhões de dólares por cada refém libertado

Mundo G20 Há 17 Horas

Líderes fazem nova foto oficial do G20, agora com Biden e sem Milei