Veja presentes do líder da China, Xi Jinping, ao Brasil

Entre os presentes dados pelo dirigente chinês estão uma amostra de rocha lunar e uma minisonda, frutos de uma missão do Programa de Exploração Lunar da China, em dezembro de 2020; um vaso decorativo original de Pequim, com tema da Rota da Seda; e um DVD do Filme "Uma Tapeçaria de uma Terra Lendária", de produtoras chinesas.

© Getty Images

Mundo China 21/11/24 POR Folhapress

MARIANA BRASILBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O líder da China, Xi Jinping, trocou presentes oficiais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante sua passagem por Brasília na quarta-feira (20).

PUB

 

Entre os presentes dados pelo dirigente chinês estão uma amostra de rocha lunar e uma minisonda, frutos de uma missão do Programa de Exploração Lunar da China, em dezembro de 2020; um vaso decorativo original de Pequim, com tema da Rota da Seda; e um DVD do Filme "Uma Tapeçaria de uma Terra Lendária", de produtoras chinesas.

Além desses, outros dois presentes foram dados diretamente para a primeira-dama: um jogo de chá temático do Cinquentenário das Relações Diplomáticas China-Brasil e uma baixela (espécie de travessa) de porcelana pintada à mão.

Xi Jinping veio ao Brasil para reunião da cúpula do G20, no Rio de Janeiro. O líder chegou a Brasília na terça-feira (19), quando foi recebido por ministros do governo Lula. Na quarta, foi realizada a cerimônia oficial de recepção ao dirigente chinês, na presença de Lula e de Janja, no Palácio do Alvorada.

A recepção de Xi foi feita com desfile militar, música e a participação de crianças na manhã de quarta. Sua passagem pela capital brasileira rendeu movimentações como a interdição do trânsito na Esplanada dos Ministérios e a reserva de um hotel inteiro para sua delegação.

PRESENTES DADOS POR XI- Amostra lunar - O líder chinês presenteou o Brasil com parte de amostras lunares coletadas pela Sonda Chang'e-5, em missão do Programa de Exploração Lunar da China. São 1.731 gramas de amostras do solo lunar colhidos do lado visível da Lua. Está incluso um grama para pesquisa científica e 0.3 grama de amostra para exposição.- Miniatura da sonda - Uma miniatura da primeira sonda da China não tripulada, a Chang'e-5, com tamanho 43x23x23 cm. A miniatura foi feita na escala 1:28.- Vaso Decorativo de Cloisonné - A peça "Aspiração Sinérgica Transcende Montanhas e Mares" é uma originária de Pequim. O cloisonné é uma técnica inscrita no Patrimônio Cultural Imaterial da China.

O vaso é temático da Rota da Seda Terrestre e Rota da Seda Marítima, decorado com montanhas, mares, nuvens e elementos artísticos de Dunhuang, além de conter pares de pegas metálicas em forma de trepadeira e cabeça de elefante.- Filme - O governo também recebeu um DVD do filme "Uma Tapeçaria de uma Terra Lendária", produzido pela China Film Co., Ltd e China Oriental Performing Arts Group. Lançado durante o feriado do Dia Nacional da China, o filme incorpora dança, música e literatura tradicionais.

A filmagem conta a aventura de um pesquisador de relíquias que estuda a Mil Li de Rios e Montanhas -pintura famosa da dinastia Song. No enredo, o pesquisador volta 900 anos no tempo para testemunhar os trabalhos árduos do pintor e dos trabalhadores na criação do tesouro artístico herdado de geração em geração.- Jogo de chá - Em uma caixa especial para Celebrar o Cinquentenário das Relações Diplomáticas China-Brasil, o Chá Pu'er de Árvore Antiga em Malipo, Wenshan, Província de Yunnan, é um produto de revigoramento rural. O chá é descrito como bebida de sabor suave e doce e tem aroma intenso de flores e frutas. A caixa de chá carrega bandeiras nacionais da China e do Brasil, além de conter palavras em alusão ao 50º aniversário das Relações Diplomáticas entre as duas nações.- Baixela de porcelana "Flores Desabrochando na Primavera" - Os padrões tradicionais de flores que ilustram a peça foram pintados à mão com a técnica de douração pintada. Elas descrevem uma primavera cheia de vitalidade.O governo brasileiro, por sua vez, deu quatro itens para o líder de chinês: um vaso marajoara, uma peça de cerâmica cerimonial indígena, um banco de madeira em formato de onça do povo indígena Wará e o Amazon Air Water, tecnologia que produz água potável a partir da captação de água atmosférica.

Além dos itens, a lista também incluiu a obra Aralong (2024) do artista paraibano Christus Nóbrega, professor da UnB. A fotomontagem traz imagens da floresta amazônica e elementos da natureza, mesclando fotografia e silhuetas tridimensionais.

Ao centro da obra está Aralong, figura mitológica que dá nome à peça. Na concepção, o artista imaginou uma criatura que une as figuras de uma arara, símbolo da Amazônia, e um dragão chinês, guardião das águas. A fusão dos dois seres busca criar um símbolo de irmandade entre Brasil e China, representando a conexão entre as culturas e a potência de seus ecossistemas.

PRESENTES DADOS POR LULA- Vaso marajoara - A cerâmica marajoara, produzida pelos antigos habitantes da ilha de Marajó (PA) durante os séculos 4 a 14 são representações da técnica, diversidade de formas e riqueza decorativa dos povos que habitavam a região. Feita com argila local, inclui potes, urnas funerárias, estatuetas e vasos decorados com motivos geométricos e estilizados. Atualmente, habitantes da região criam reproduções usando a mesma técnica, como forma de preservar e reviver a herança.- Índia Santarém - Uma cerâmica cerimonial repleta de detalhes, com pequenos apêndices em forma de seres humanos e animais, também foi entregue ao líder chinês. Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação. A cerâmica arqueológica Santarém foi produzida pelos índios Tapajós entre os anos 900 e 1.600.- Banco Indígena Waurá - A peça de madeira em formato de onça é frequentemente vista como um animal de grande poder e respeito na cosmologia dos povos do Xingu. Representa força, agilidade e ligação com a floresta. A etnia Waurá, que habita o norte do Mato Grosso, tem um legado milenar de artesanato e cerâmica, ornamentados com pigmentos naturais. Na cosmologia Waurá, seres humanos e animais coabitam a floresta e possuem não só interação física, mas espiritual.- Amazon Air Water - Tecnologia inovadora projetada para produzir água potável diretamente dos chamados "rios voadores" da Amazônia. Esse sistema de captação de água atmosférica é especialmente relevante em áreas onde o acesso à água potável é limitado. Uma garrafa dessa água puríssima foi feita em edição especial por ocasião da vinda de Xi Jinping e representa um símbolo de inovação, sustentabilidade e respeito pela natureza.

Leia Também: Previsões precisas de videntes pouco conhecidos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 19 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 14 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 19 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 12 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 18 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 19 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 19 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 18 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)