O que os líderes mundiais faziam antes da política
Alguns eram trabalhadores como todos nós
O que os líderes mundiais faziam antes da política
Em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Apesar de ter estado no mais importante cargo do país outras duas vezes, Lula também já trabalhou batendo cartão como a maioria de nós, assim como outros presidentes e primeiros-ministros ao redor do mundo.
Nessa galeria, vamos mostrar quais eram as profissões dos principais líderes mundiais antes de chegarem ao poder. Clique e descubra.
©
Getty Images
Giorgia Meloni
No sistema eleitoral italiano, o primeiro-ministro é nomeado pelo presidente da República e aprovado pelo Parlamento. Giorgia Meloni foi eleita primeira-ministra em 2022. Ela começou na política no ensino médio em associações estudantis de extrema direita enquanto trabalhava como babá e camareira. Já foi líder sindical e se formou em Jornalismo. Meloni é a chefe do governo italiano, o que significa que ela nomeia e preside o Conselho de Ministros.
©
Getty Images
Emmanuel Macron
O presidente francês teve alguns trabalhos interessantes. Sabia, por exemplo, que ele atuou como assistente editorial e entrou na área financeira antes da política?
© Reuters
Luiz Inácio Lula da Silva
O pernambucano migrou para o litoral paulista com sua mãe e irmãos aos 7 anos de idade. Ele trabalhou como entregador de roupas, engraxate e auxiliar de escritório. Alguns anos depois, se formou como torneiro mecânico pelo SENAI e ingressou na indústria metalúrgica. Sua entrada na política aconteceu quando se tornou líder do Sindicato dos Metalúrgicos em plena ditadura militar. Lula concorreu ao cargo de presidente do Brasil por 6 vezes. Em 2023, Lula iniciou o seu terceiro mandato como chefe de Estado.
© Getty Images
Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky é o presidente da Ucrânia. Ele originalmente trabalhava como comediante e até interpretou o papel de presidente da Ucrânia no programa de TV 'Servo do Povo'.
© NL Beeld
Joe Biden
O atual presidente dos Estados Unidos jogou futebol americano na juventude e estudou Direito na Universidade de Syracuse. No começo da carreira, ele trabalhou como defensor público.
©
Getty Images
Narendra Modi
Quando era criança, o primeiro-ministro da Índia ajudava seu pai a vender chá numa estação de trem. Mais tarde, ele trabalhou em uma barraca de chá com seu irmão numa estação de ônibus.
©
Getty Images
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro é o presidente da Venezuela. Antes disso, ele trabalhou como motorista de ônibus e atuou também como líder sindical.
© Reuters
Olaf Scholz
O atual chanceler alemão já foi Ministro das Finanças, prefeito e vice-líder de seu partido. No entanto, antes da política, Olaf Scholz era advogado, especialista em Direito do Trabalho e do Emprego. Embora seu partido tenha feito parte da base de sustentação do governo de Merkel, e apesar dele mesmo ser parte do gabinete, Scholz e o Partido da Social Democracia são vistos como sendo da oposição.
©
Getty Images
Sergio Mattarella
Ele é o atual presidente da Itália, mas Sergio Mattarella já trabalhou como professor de política na Universidade de Palermo.
©
Getty Image
Joko Widodo
O primeiro trabalho do presidente da Indonésia foi na oficina de móveis de seu pai, quando tinha apenas 12 anos.
© Reuters
Benjamin Netanyahu
Primeiro-ministro de Israel desde dezembro de 2022, Netanyahu se juntou à Forças de Defesa de Israel aos 18 anos e chegou até a patente de capitão. Depois disso, ele voltou para os Estados Unidos (onde foi criado a partir dos 7 anos) e se tornou Bacharel em Ciência pelo MIT.
©
Getty Images
Shinzō Abe
O ex-primeiro ministro japonês comandou o país por quatro mandatos, mas, antes disso, trabalhou para a Kobe Steel, uma fábrica de aço com sede na cidade de Kobe.
© Reuters
Bashar al-Assad
O presidente da Síria originalmente trabalhou como médico do exército na região de Damasco. Ele também treinou num hospital em Londres, onde foi descrito como um "cara nerd da T.I."
© Reuters
Fumio Kishida
O atual primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, foi ministro das Relações Exteriores durante cinco anos (2012-2017), sob o governo de Shinzo Abe. Ele nasceu numa família de políticos e trabalhou numa instituição financeira antes de entrar oficialmente na política.
©
Getty Images
Recep Tayyip Erdoğan
Na adolescência, o presidente da Turquia vendia limonada para ganhar dinheiro. Erdoğan também jogou futebol semi-profissional antes de entrar para a política.
© Getty Images
Vladimir Putin
O presidente da Rússia foi oficial da KGB, o serviço secreto da União Soviética, por 16 anos, antes de se aposentar das atividades militares em 1991 para apostar na política.
© Reuters
Gabriel Boric
Ex-líder estudantil e ativista de esquerda, Gabriel Boric foi eleito Presidente do Chile no início de 2022. De origens croatas e com apenas 36 anos, ele é o mais jovem chefe de Estado chileno da história. Boric se formou em Direito, mas nunca exerceu a profissão.
©
Getty Images
Mohammed bin Salman
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita originalmente trabalhou no setor privado antes de trabalhar no Gabinete Saudita.
© Getty Images
Anthony Albanese
O atual primeiro-ministro da Austrália também é Líder do Partido Trabalhista Australiano, associação na qual ingressou ainda adolescente. Filho de mãe solteira e de origem irlandesa, ele se formou em Economia pela Universidade de Sydney.
©
Getty Images
Rishi Sunak
O ex-primeiro-ministro britânico assumiu o cargo após Liz Truss renunciar. De origem indiana, Sunak estudou Filosofia, Política e Economia. Após trabalhar para o banco de investimento Goldman Sachs e para outras instituições financeiras, ele entrou para a política e acabou se tornando o primeiro líder não branco no cargo.
©
Getty Images
Donald Trump
O ex-presidente dos Estados Unidos começou sua carreira na E. Trump & Son, empresa imobiliária de seu pai, que era dona de imóveis e os alugava na região de Nova York.
© Public Domain
Pedro Sánchez
Antes de se tornar o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez trabalhou no Parlamento Europeu, bem como nas Nações Unidas durante a Guerra do Kosovo.
© Reuters
Javier Milei
Sabia que o presidente da Argentina já foi goleiro? Seu time era o Chacarita Juniors, onde atuou do fim da adolescência até o começo de sua vida adulta. Depois disso, ele se formou em Economia, trabalhou na área e se tornou professor.
©
Getty Images
Xi Jinping
O Presidente da República Popular da China foi exilado quando jovem junto com sua família e, em certo momento, organizou trabalhadores enquanto viviam em uma caverna e faziam trabalhos forçados, perto da vila de Liangjiahe.
© Getty Images
Justin Trudeau
Justin Trudeau já foi professor substituto e instrutor de snowboard antes de seguir os passos de seu pai na política e se tornar o primeiro-ministro do Canadá.
© Getty Images
Abdel Fattah el-Sisi
O presidente do Egito trabalhou no Exército como marechal de campo, o mais alto posto militar.
© Reuters
Kim Jong-un
Não se sabe muito sobre as origens de Kim Jong-un antes dele se tornar o líder da Coreia do Norte. Dizem que ele estava envolvido em campanhas militares para fortalecer seu apoio.
© Getty Images
Mundo
Líderes mundiais
Há 4 Horas
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Apesar de ter estado no mais importante cargo do país outras duas vezes, Lula também já trabalhou batendo cartão como a maioria de nós, assim como outros presidentes e primeiros-ministros ao redor do mundo.
Nessa galeria, vamos mostrar quais eram as profissões dos principais líderes mundiais antes de chegarem ao poder. Clique e descubra.
Leia Também: Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais
PARTILHE ESTA NOTÍCIA