Uruguaios começam a votar após campanha morna, mas acirrada

Como é de costume, os olhos estão atentos para os discursos pré e pós-votação dos principais personagens políticos do país.

© Shutterstock

Mundo URUGUAI-ELEIÇÕES Há 5 Horas POR Folhapress

MAYARA PAIXÃOMONTEVIDÉU, URUGUAI (FOLHAPRESS) - Com uma participação eleitoral tradicionalmente alta, os uruguaios começaram a votar para o segundo turno da eleição neste domingo (24), a partir das 8h. Há 2,7 milhões de eleitores inscritos no pequeno país sul-americano de 3,4 milhões de habitantes.

PUB

 

Até as 19h30 -ou 20h30, caso ainda haja eleitor nas filas e o horário seja prorrogado-, eles escolhem entre Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla, e Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, hoje no governo com Luis Lacalle Pou.

Como é de costume, os olhos estão atentos para os discursos pré e pós-votação dos principais personagens políticos do país.

Recuperando-se de um tratamento de radioterapia após a descoberta de um câncer e com a saúde ainda debilitada, o ex-presidente José "Pepe" Mujica, 89, votou às 8h em ponto. Em seu tradicional discurso com quê filosófico e sem papas na língua, disse: "Meu futuro mais próximo é o cemitério, mas me preocupo pela sorte de vocês, os jovens que quando tiverem a minha idade vão viver um mundo muito distinto. A política não dá hoje esperança aos jovens; [os políticos] são um bando de velhos acomodados".

Yamandú Orsi disse que "a democracia tem de ser uma festa" e pediu tranquilidade na votação. Quando um repórter o questionou sobre os planos para caso perca a eleição, não descartou que poderia voltar a lecionar história, sua profissão original. Mas disse que ainda há muita água para rolar.

Álvaro Delgado, por sua vez, foi visitar Lacalle Pou antes de votar.A campanha foi morna, especialmente nestas últimas semanas desde o primeiro turno, em 27 de outubro. Há cartazes e alguns militantes nas ruas, que distribuem as cédulas eleitorais que os eleitores devem depositar em um envelope nas urnas caso queiram apoiar aquele candidato, mas nada que tenha mudado a dinâmica de Montevidéu.

Ainda assim, é uma campanha disputada. Pesquisas de intenção de voto mostram empate técnico entre os candidatos, e o eleitor não descarta que irá dormir neste domingo sem saber o resultado.

Sondagens com base em amostragem de votos feitas pelos institutos credenciados pela Corte Eleitoral começam a sair às 20h30, mas tampouco se descarta que isso também seja um pouco atrasado. Os resultados oficiais e parciais começam a ser publicados às 21h.

O eleito para substituir Luis Lacalle Pou no cargo tomará posse em março do ano que vem.

Leia Também: Vaca nelore alcança valor de R$ 24 milhões e se torna a mais valorizada do mundo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA-GOVERNO Há 19 Horas

Indicada por Trump para Educação é acusada de negligência em caso de abuso sexual

Mundo Austrália 23/11/24

Turista tem perna amputada após ficar preso em rochas; resgate levou 20h

Mundo autobiografia Há 7 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

Mundo Oriente Médio Há 8 Horas

Tiroteio deixa um morto perto da embaixada de Israel na Jordânia

Mundo Reino Unido Há 9 Horas

Tempestade Bert passa pelo Reino Unido e Irlanda; as imagens

Mundo EUA-ELEIÇÕES Há 7 Horas

Trump foi supercandidato, e Kamala perdeu por fraquezas de Biden, dizem analistas

Mundo EUA Há 8 Horas

Café desafia clientes a entrar a dançar para ganhar bebida grátis. Veja

Mundo Venezuela Há 6 Horas

Agentes de Maduro cortam luz e ampliam cerco a embaixada argentina, diz asilado

Mundo URUGUAI-ELEIÇÕES Há 5 Horas

Uruguaios começam a votar após campanha morna, mas acirrada

Mundo PAQUISTÃO-CONFLITO Há 3 Horas

Confrontos entre xiitas e sunitas no Paquistão deixam ao menos 82 mortos