Filmes imperdíveis sobre a imprensa, incluindo o novo do Wagner Moura
O quarto poder por Hollywood
Filmes imperdíveis sobre a imprensa, incluindo o novo do Wagner Moura
Já imaginou viver em um lugar sem acesso aos principais fatos do mundo, da sociedade, da economia, da política? Seria um sonho para governos autoritários, mas um pesadelo para a população, que ficaria alienada e de mãos atadas acerca de muitos acontecimentos do dia a dia. Não é por acaso que o jornalismo tem um papel crucial na manutenção da democracia e na proteção dos direitos e liberdades individuais.
Sua missão é informar e educar a população, ajudando-a a tomar decisões informadas e a participar ativamente da vida política e social. Inclusive, o jornalismo e as diferentes formas como as notícias são contadas forneceram a Hollywood um material inesgotável por muitos anos. De fato, alguns dos filmes mais influentes já feitos centraram-se em empresas jornalísticas, redações e nos jornalistas, correspondentes e editores.
De histórias baseadas em fatos reais a produções de ficção, esses são os filmes imperdíveis com temas relacionados ao jornalismo! Clique na galeria a seguir!
©
Getty Images
'O Abutre' (2014)
Um repórter freelancer (Jake Gyllenhaal) perambula pelas ruas de Los Angeles após o anoitecer com uma câmera de vídeo em busca de eventos violentos e cenas de crime para filmar e depois vender as imagens para uma estação de televisão local. O seu mundo é sombrio e moralmente questionável, alimentado pelo apetite insaciável de um público voyeurista.
©
BrunoPress
'Nos Bastidores da Notícia' (1987)
Em Washington D.C., a produtora do telejornal de uma grande rede de televisão se envolve com um atraente apresentador e é observada pelo seu melhor amigo, um competente repórter, que a ama mas não se declara.
©
BrunoPress
'A Embriaguez do Sucesso' (1957)
Colunista antiético da Broadway, J.J. Hunsecker (Burt Lancaster) oferece ao assessor de imprensa Sidney Falco (Tony Curtis) uma oportunidade de intervir no relacionamento entre a irmã de Hunsecker e seu amante guitarrista de jazz, romance que o desprezível colunista desaprova.
©
Getty Images
'Spotlight - Segredos Revelados' (2015)
A unidade investigativa "Spotlight" do Boston Globe, que descobriu o espantoso escândalo de abuso s e x u a l na Igreja Católica da cidade, é relembrada neste poderoso drama biográfico, que inclui Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams no elenco.
©
BrunoPress
'Quase Famosos' (2000)
Escrever para a revista Rolling Stone nunca foi tão divertido, ou tão 'pesado', como o jovem aspirante a jornalista musical William Miller (Patrick Fugit) descobre depois de ganhar uma freela para cobrir uma turnê com a fictícia banda de rock dos anos 1970, Stillwater. Philip Seymour Hoffman aparece como Lester Bangs, o lendário crítico musical americano da vida real.
©
BrunoPress
'Zodíaco' (2007)
O filme oferece uma pista tentadora sobre a identidade real do infame assassino do Zodíaco, um assassino em série cuja onda de assassinatos na área da baía de São Francisco no final dos anos 1960 e início dos 1970 aterrorizou a comunidade local. O longa é estrelado por Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.
©
BrunoPress
'Todos os Homens do Presidente' (1976)
Baseado no livro dos repórteres do Washington Post Bob Woodward e Carl Bernstein, o filme segue os dois jornalistas, interpretados por Robert Redford e Dustin Hoffman respectivamente, que juntam as peças da conspiração que abalou a política americana e levou ao a renúncia do presidente Richard Nixon.
©
Getty Images
'Guerra Civil' (2024)
O thriller de ação se passa num futuro próximo e distópico, em que a polarização dos EUA mergulha o país numa disputa pelo poder. O filme, dirigido por Alex Garland, acompanha um grupo de jornalistas que arriscam suas vidas tentando cobrir o avanço de militares, alinhados com a ideologia de ultra direita, contra a capital do país. Alvos de tiros e bombas, os corajosos repórteres em busca da verdade são vividos por Wagner Moura ('Narcos'), Kirsten Dunst ('Melancolia') e Cailee Spaeny ('Priscilla').
©
NL Beeld
'Cidadão Kane' (1941)
O conto épico de Orson Welles sobre a vida e o legado do magnata e industrial dos jornais fictícios Charles Foster Kane foi parcialmente baseado na vida real do barão da mídia americana William Randolph Hurst, que tentou sabotar a publicidade do filme. 'Cidadão Kane' é regularmente eleito um dos melhores filmes já feitos.
©
Getty Images
'Correspondente Estrangeiro' (1940)
O thriller de espionagem de Alfred Hitchcock envolve um repórter americano (Joel McCrea) que descobre uma sinistra rede de espionagem na Inglaterra. 'Correspondente Estrangeiro' (1940) apresenta a famosa cena de assassinato em que um diplomata é baleado na chuva por um atirador disfarçado de fotógrafo.
©
BrunoPress
'O Jornal' (1994)
Henry Hackett (Michael Keaton) adora seu trabalho como editor de um tabloide da cidade de Nova York. Mas quando ocorre um duplo assassinato e surgem acusações de acobertamento policial, ele é repentinamente atraído para uma das maiores histórias de sua carreira e a possibilidade de salvar as vidas de dois adolescentes afro-americanos injustamente acusados. Glenn Close, Robert Duvall, Marisa Tomei e Randy Quaid co-estrelam.
©
BrunoPress
'Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres' (2011)
O jornalista sueco Mikael Blomkvist (Daniel Craig) ainda está se recuperando de um processo por difamação movido contra ele quando lhe é oferecida a chance de investigar o desaparecimento, 40 anos antes, de uma garota de uma família rica. Com a ajuda de Lisbeth (Rooney Mara), uma hacker de computador brilhante, mas emocionalmente perturbada, Blomkvist descobre uma história familiar sinistra que gira em torno de assassinato e antissemitismo.
©
BrunoPress
'Sublime Devoção' (1948)
Baseado em fatos reais, o filme é estrelado por James Stewart, que vive um repórter determinado e convencido de que um homem preso por assassinato foi condenado injustamente.
©
BrunoPress
'Intrigas de Estado' (2009)
O jornalista Cal McAffrey (Russell Crowe) está investigando a morte suspeita de uma mulher que se acredita ser amante de um deputado (Ben Affleck), que por acaso é um velho amigo seu. Sua editora, Cameron Lynne (Helen Mirren), incentiva as reportagens de McAffrey, mas o alerta sobre o relacionamento tenso e ambíguo entre os políticos e a imprensa.
©
BrunoPress
'O Informante' (1999)
Relato ficcional de uma história real, 'O Informante' segue o produtor do programa '60 Minutes' Lowell Bergam (Al Pacino) e sua luta para proteger o denunciante da indústria do tabaco Jeffrey Wigand (Russell Crowe) depois que ele sofre ataques pessoais e profissionais por expor o submundo sem escrúpulos da multimilionária indústria do tabaco.
©
BrunoPress
'O Custo da Coragem' (2003)
A investigação da jornalista irlandesa Veronica Guerin sobre o próspero comércio ilegal de substâncias em Dublin levou ao seu violento assassinato em 1996. Cate Blanchett estrela como a destemida repórter, cujas reportagens revelaram alguns dos criminosos mais notórios da Irlanda.
©
Getty Images
'A Montanha dos Sete Abutres' (1951)
Chuck Tatum (Kirk Douglas) mergulha nas profundezas do jornalismo sensacionalista ao relatar a situação de um homem local preso em uma caverna após um deslizamento de terra. O filme examina as táticas de reportagem sem escrúpulos e como o público pode ser manipulado pela imprensa.
©
Getty Images
'Frost/Nixon' (2008)
Em 1977, três anos depois de deixar a Casa Branca, Richard Nixon foi entrevistado pelo jornalista britânico David Frost em uma série de entrevistas que levaram o ex-presidente a se condenar em rede nacional. Michael Sheen acertou em cheio no personagem Frost, enquanto Frank Langella recebeu uma indicação ao Oscar por seu desempenho como Nixon.
©
BrunoPress
'A Doce Vida' (1960)
A obra-prima de Federico Fellini se passa em Roma e gira em torno de Marcello Rubini (Marcello Mastroianni), um jornalista especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente. O profissional é escalado para cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank (Anita Ekberg), por quem fica fascinado.
©
Getty Images
'The Post - A Guerra Secreta' (2017)
Este thriller político histórico gira em torno da decisão crucial do Washington Post de publicar os 'Pentagon Papers', documentos secretos escandalosos sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Na cadeira de editora-chefe durante esse período estava Katharine Graham, a primeira mulher a ocupar esse cargo em um grande jornal americano, que é interpretada por Meryl Streep. Tom Hanks também brilha como editor.
©
BrunoPress
'Boa Noite e Boa Sorte' (2005)
O veterano jornalista de rádio e televisão Edward R. Murrow sempre terminava suas transmissões com a frase "boa noite e boa sorte", da qual este filme em preto e branco dirigido por George Clooney recebeu o título. David Strathairn interpreta Murrow, que entrou em conflito com Joseph McCarthy durante a caça às bruxas anticomunista da década de 1940.
©
BrunoPress
'A Primeira Página' (1974)
Jack Lemmon e Walter Matthau - uma das grandes parcerias cômicas do cinema moderno - se unem como repórter e editor, respectivamente, que trabalham para o jornal fictício Chicago Examiner. Hildy Johnson (Lemmon) quer deixar o emprego, mas Walter Burns (Matthau) insiste que ele fique para completar mais uma missão.
©
Getty Images
'O Dossiê de Odessa' (1974)
O jornalista freelancer Peter Miller (Jon Voight) para em seu carro para ouvir uma transmissão de rádio relatando o assassinato do presidente John F. Kennedy. A fatídica distração leva Miller na trilha das vítimas do Holocausto, ex-membros da SS e uma organização secreta chamada ODESSA.
©
BrunoPress
'A Trama' (1974)
O repórter de jornal Joseph Frady (Warren Beatty) é arrastado para uma teoria da conspiração centrada no assassinato de um candidato presidencial. Sua busca obstinada pela verdade leva a consequências trágicas.
©
Getty Images
'A Private War' (2018)
Instantaneamente reconhecida por seu tapa-olho, a jornalista americana Marie Colvin trabalhou como correspondente do jornal britânico The Sunday Times. A repórter estava em missão na Síria, em 2012, quando morreu enquanto cobria o cerco de Homs. Posteriormente, foi divulgado que o governo sírio havia ordenado seu assassinato. Rosamund Pike estrela como Colvin neste drama biográfico.
©
BrunoPress
'Network – Rede de Intrigas' (1976)
Esse filme é uma crítica brilhante e cínica da indústria do jornalismo televisivo. Peter Finch interpreta o âncora Howard Beale, que está prestes a perder o emprego por causa da queda na audiência. Desesperado, o apresentador ameaça cometer suicídio ao vivo no ar, um anúncio que de repente faz a audiência disparar!
©
Getty Images
'A Síndrome da China' (1979)
Jack Godell (Jack Lemmon), supervisor de uma usina nuclear, avisa sobre um colapso iminente e convida a repórter de TV Kimberly Wells (Jane Fonda) para fazer uma reportagem de dentro da instalação. Enquanto estão lá, o cinegrafista Richard Adams (Michael Douglas) filma um acidente que parece confirmar os piores temores de Godell.
©
Getty Images
'Ausência de Malícia' (1981)
Proprietário do depósito de bebidas, Michael Gallagher (Paul Newman) é procurado para dar a sua versão da história pela repórter Megan Carter (Sally Field) depois que ele é citado em uma investigação sobre o desaparecimento e suposto assassinato de um funcionário do sindicato. As linhas muitas vezes tênues entre a divulgação de informações pessoais prejudiciais e o direito do público de saber é um tema subjacente deste filme dirigido por Sydney Pollack.
©
BrunoPress
'Reds' (1981)
'Reds' segue a vida e a carreira do jornalista americano John Reed, que cobriu os eventos importantes que antecederam e durante a Revolução Russa. Seu livro, 'Ten Days That Shook the World', forneceu material de fonte para Warren Beatty, que interpreta Reed, e que também atua como diretor do filme.
©
BrunoPress
'O ano em que vivemos em perigo' (1982)
A tentativa de derrubar o presidente Sukarno em 1965 em Jacarta, Indonésia, é o pano de fundo para este drama romântico, que segue a sorte do jornalista australiano Guy Hamilton (Mel Gibson), enquanto ele vive perigosamente tentando cobrir o fracassado golpe de estado. Ao mesmo tempo, o repórter tenta conquistar o afeto da oficial da Embaixada Britânica Jill Bryant (Sigourney Weaver).
©
BrunoPress
'Os Gritos do Silêncio' (1984)
O correspondente estrangeiro Sydney Schanberg (Sam Waterston) faz parceria com o jornalista cambojano Dith Pran (Haing S. Ngor) enquanto a dupla testemunha a chegada a Phnom Penh do vitorioso comunista Khmer Vermelho. Schanberg é posteriormente evacuado nos Estados Unidos, enquanto Pran acaba nos notórios "campos de morte".
©
BrunoPress
'Jejum de Amor' (1940)
Cary Grant interpreta o editor de jornal Walter Burns, que tenta impedir que sua ex-esposa, a repórter Hildy Johnson (Rosalind Russell), se case novamente. O chefe apaixonado sugere que eles cubram mais uma história juntos e os resultados são hilários.
©
Getty Images
'Cara Gente Branca' (2014)
O filme se passa em uma escola fictícia da Ivy League. Uma olhada no jornalismo estudantil, o filme separa a política racial na América e é contado do ponto de vista de um grupo de graduados em artes de mídia de herança afro-americana.
©
BrunoPress
'Salvador - o Martírio de um Povo' (1986)
James Woods interpreta o fotojornalista americano da vida real Richard Boyle neste filme dirigido por Oliver Stone. Stone também co-escreveu o roteiro com Boyle, que trabalhou em Salvador, Camboja, Vietnã, Líbano e Irlanda do Norte antes de morrer aos 74 anos nas Filipinas, onde estava em missão.
©
BrunoPress
Cultura
Filmes
25/11/24
POR Notícias Ao Minuto
Já imaginou viver em um lugar sem acesso aos principais fatos do mundo, da sociedade, da economia, da política? Seria um sonho para governos autoritários, mas um pesadelo para a população, que ficaria alienada e de mãos atadas acerca de muitos acontecimentos do dia a dia. Não é por acaso que o jornalismo tem um papel crucial na manutenção da democracia e na proteção dos direitos e liberdades individuais.
Sua missão é informar e educar a população, ajudando-a a tomar decisões informadas e a participar ativamente da vida política e social. Inclusive, o jornalismo e as diferentes formas como as notícias são contadas forneceram a Hollywood um material inesgotável por muitos anos. De fato, alguns dos filmes mais influentes já feitos centraram-se em empresas jornalísticas, redações e nos jornalistas, correspondentes e editores.
De histórias baseadas em fatos reais a produções de ficção, esses são os filmes imperdíveis com temas relacionados ao jornalismo! Clique na galeria a seguir!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA