Os maiores boxeadores da história: Quem é a lenda brasileira?

Prestamos homenagem às maiores lendas do boxe do mundo, inclusive o brasileiro Maguila.

Os maiores boxeadores da história: Quem é a lenda brasileira?

A primeira luta de boxe registrada pode ser rastreada em 1681 na Grã-Bretanha, embora suas origens remontem muito mais ao antigo Egito e às Olimpíadas Gregas. Mas as primeiras regras do esporte não foram introduzidas até os anos 1700. No final do século XIX, o boxe como o conhecemos hoje estava a todo vapor e, no século XX, estava atraindo milhões de fãs e movimentando muito dinheiro.

Nesta galeria, prestamos homenagem aos maiores boxeadores que já pisaram nos ringues e o que exatamente os tornou tão bons. Clique para conhecer os maiores lutadores de todos os tempos.

© Getty Images

Rocky Marciano

Nascido Rocco Francis Marchegiano em 1923, Rocky Marciano se tornou um boxeador profissional em 1947 e depois campeão mundial dos pesos pesados ​​em 1952.

©

Getty Images

Rocky Marciano

Rocky "The Brockton Blockbuster" Mariano era um lutador de pressão com poder tremendo. Indiscutivelmente, seu melhor soco era seu estrondoso overhand de direita, que ele apelidou de "Suzie Q." Marciano encerrou sua carreira em 1956 invicto, com um recorde perfeito de 49-0.

©

Getty Images

Pernell Whitaker

A carreira de Pernell "Sweet Pea" Whitaker durou de 1984 a 2001. Conhecido por seu estilo defensivo superior (comparado a seus rivais da época), Whitaker desviava de socos sem esforço.

©

Getty Images

Pernell Whitaker

A fluidez de seus reflexos era espantosa, pois seus oponentes erravam golpe após golpe. Whitaker terminou sua carreira com 40 vitórias (17 por nocaute), quatro derrotas e um empate.

©

Getty Images

Muhammad Ali

Nascido Cassius Marcellus Clay Jr. em 17 de janeiro de 1942 em Louisville, Kentucky, Muhammad Ali é considerado por muitos o GOAT (Greatest of All Time ou Melhor de Todos os Tempos). Ali se tornou lutador profissional após ganhar o ouro nas Olimpíadas de 1960.

©

Getty Images 

Muhammad Ali

Em 1964, o ícone americano dos ringues se tornou campeão mundial dos pesos pesados ​​após derrotar Sonny Liston. Ali disse que ele "flutuaria como uma borboleta, picaria como uma abelha", e ele certamente o fez.

©

Getty Images

Muhammad Ali

O estilo de Ali fora do ringue era inigualável. Ele era bom com as palavras, frequentemente fazendo um forte jogo psicológico com seus oponentes. Dentro dos ringues, ele era gracioso com as mãos e tinha um dos mais deslumbrantes footworks (jogo de pés) da história do boxe.

©

Getty Images

Jack Johnson

Jack Johnson não foi apenas o primeiro afro-americano a se tornar campeão mundial dos pesos pesados, em 1908, mas também era um homem muito carismático.

©

Getty Images

Jack Johnson

O "Gigante de Galveston" desenvolveu um estilo de boxe que não era comum na época. Johnson era conhecido por adotar uma abordagem mais defensiva e cansar seus oponentes, depois do que ele liberava sua fúria e os destruía.

©

Getty Images

Sugar Ray Robinson

Walker Smith Jr., também conhecido como Sugar Ray Robinson, tornou-se profissional em 1940 e ganhou títulos mundiais em várias divisões. Sugar Ray Robinson é considerado um dos maiores lutadores peso por peso da história do boxe.

©

Getty Images

Sugar Ray Robinson

Entre suas muitas armas, Robinson tinha uppercuts devastadores, que o ajudaram a vencer 91 lutas seguidas! O 14 vezes campeão mundial encerrou sua carreira em 1965 com o impressionante recorde de 173 vitórias, 19 derrotas e seis empates.

©

Getty Images

Floyd Mayweather Jr.

Floyd Joy Sinclair nasceu em 1977 e se tornou boxeador profissional em 1996. Um dos maiores lutadores de todos os tempos, Floyd Mayweather Jr. ganhou títulos mundiais em cinco divisões.

©

Getty Images

Floyd Mayweather Jr.

Os reflexos e a técnica de Mayweather — particularmente sua defesa (ou seja, sua defesa de rotação de ombros) — o diferenciam dos adversários.

©

Getty Images

Floyd Mayweather Jr.

Floyd "Money" Mayweather Jr. era esquivo e também ótimo em contra-atacar. Ele se aposentou do boxe profissional com um histórico imaculado de 50-0.

©

Getty Images

Jake LaMotta

Jake LaMotta, também conhecido como "Touro Indomável", era cruel e conseguia dar (e levar) uma surra como nenhum outro. O lutador era um valentão no ringue e tinha, sem dúvida, um dos melhores queixos da história do boxe. O diretor Martin Scorsese dirigiu o filme 'Touro Indomável' (1980) inspirado na vida dele, com Robert De Niro no papel de LaMotta.

©

Getty Images

Joe Louis

Joe Louis, também conhecido como "Brown Bomber", fez história ao se tornar campeão mundial dos pesos pesados ​​em 1937, mantendo o título até 1949 — o reinado mais longo da história de qualquer divisão de peso. Louis foi campeão dos pesos pesados ​​por 140 meses consecutivos e defendeu seu título 25 vezes.

©

Getty Images

Joe Louis

O americano Joe Louis se tornou amplamente famoso após derrotar Max Schmeling da Alemanha nazista em 1938. O boxeador alemão caiu no primeiro round.

©

Getty Images

Émile Griffith

Do início dos anos 1960 até meados dos anos 1970, Émile Griffith acumulou cinco cinturões de campeão mundial. O boxeador das Ilhas Virgens Americanas também fez história no esporte ao se assumir bissexual (após se aposentar do esporte). Tragicamente, ele também é lembrado por sua luta de nocaute com Benny Paret, que resultou na morte de Paret 10 dias depois.

©

Getty Images

Mike Tyson

Michael Gerard Tyson nasceu em 1966 e cresceu nas ruas perigosas de Brownsville, no Brooklyn. Mike Tyson fez história no boxe sob a orientação de seu icônico treinador Cus D'Amato (embora, infelizmente, ele não tenha vivido para ver a maior conquista de Tyson).

©

Getty Images

Mike Tyson

Com seu estilo característico de boxe "esconde-esconde" e socos devastadores, em 1986, aos 20 anos, Tyson se tornou o mais jovem campeão peso-pesado da história.

©

Getty Images

Mike Tyson

"Iron Mike" era uma força intimidadora dentro e fora do ringue. Ele era rápido, agressivo e um favorito dos fãs de boxe por muitos anos (e ainda é). Apesar de sua carreira e vida pessoal tumultuadas, Tyson é um dos boxeadores mais icônicos de todos os tempos.

©

Getty Images

Jack Dempsey

O "Manassa Mauler" nocauteou 43 de seus 53 oponentes e perdeu apenas seis lutas em sua carreira. Dempsey estabeleceu recordes de público sem precedentes com suas lutas e foi o primeiro boxeador a trazer um portão de um milhão de dólares (vendas de ingressos), isso em 1921.

©

Getty Images

Roberto Durán

É seguro dizer que Roberto Durán é a maior contribuição do Panamá para o boxe, com quatro títulos em quatro categorias de peso diferentes. Durán venceu 103 lutas e perdeu apenas 16 embates ao longo de sua carreira no boxe.

©

Getty Images

Tony Canzoneri

O americano Tony Canzoneri ganhou cinco títulos mundiais em três divisões. Ele venceu 40 lutadores top 10 da época, terminando sua carreira com um recorde de 137 vitórias, 24 derrotas e 10 empates.

©

Getty Images

Willie Pep

Guglielmo Papaleo, também conhecido como Willie Pep, teve uma sequência invicta de 73 lutas e foi campeão mundial peso-pena duas vezes. Pep foi introduzido no Hall da Fama Internacional do Boxe em 1990. Seu recorde é de 229 vitórias, 11 derrotas e um empate.

©

Getty Images

Manny Pacquiao

Emmanuel Dapidran Pacquiao nasceu nas Filipinas em 1978 e se tornou o único boxeador a ganhar cinturões de campeão mundial em oito categorias de peso diferentes. Pacquiao também é um dos maiores lutadores peso por peso da história do esporte.

©

Getty Images

Manny Pacquiao

O jab duplo de Manny "Pacman" Pacquiao era um de seus movimentos característicos, assim como sua poderosa mão esquerda na posição de canhoto.

©

Getty Images

Roy Jones Jr.

Chamado de "Lutador da Década", dos anos 1990, o americano Roy Jones Jr. venceu campeonatos mundiais em quatro categorias de peso. Seus ganchos de esquerda demolidores lhe renderam o apelido de "Capitão Gancho".

©

Getty Images

Henry Armstrong

Henry Armstrong é mais um campeão de multidivisão nesta lista. Em 1938, "Homicide Hank" se tornou o primeiro boxeador a ter três títulos mundiais diferentes simultaneamente (peso pena, peso meio-médio e peso leve). Armstrong encerrou sua carreira com 149 vitórias, 21 derrotas e 10 empates.

©

Getty Images

Juan Manuel Márquez

Conhecido por ser um excelente contra-atacante, Juan Manuel "Dinamita" Marquez alcançou status lendário sob a orientação do icônico técnico mexicano Ignacio "Nacho" Beristáin. Márquez ganhou cinturões de campeão mundial em quatro categorias de peso.

©

Getty Images

Ezzard Charles

O "Cincinnati Cobra" estava entre os melhores boxeadores nas categorias de peso médio a pesado. Charles se tornou campeão mundial peso pesado em 1949. Ele terminou sua carreira com 95 vitórias, 25 derrotas e um empate.

©

Getty Images

Maguila

José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, foi o maior ícone do boxe no Brasil. A lenda, que morreu aos 66 anos em 24 de outubro de 2024, lutou profissionalmente entre 1983 e 2000. Ao todo, foram 85 lutas oficiais em 17 anos. Seu currículo é impressionante: 77 vitórias - sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico, segundo o Globo Esporte. Entre os embates mais especiais, confrontos contra nomes como Evander Holyfield e George Foreman foram alguns dos mais icônicos. 

Nascido em Aracaju, Sergipe, Maguila faleceu vítima de demência pugilística. Segundo o Metrópoles, ele sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença incurável, similar ao mal de Alzheimer, causada por golpes frequentes na cabeça.

Em 2023, a TV Cultura lançou 'Maguila, Um Lutador', minissérie de dois episódios, inspirada na carreira do boxeador.

©

TV Globo/Divulgação

Archie Moore

Archie Moore teve uma longa carreira de 28 anos no boxe, e levou 17 anos para ganhar o título mundial, mas ele conseguiu no final! Não só isso, mas "The Mongoose" também se tornou o campeão mundial meio-pesado com o reinado mais longo de todos os tempos, de dezembro de 1952 a maio de 1962.

Fontes: (World Boxing News) (NBC Sports) (Marca) (BetMGM) (Grunge)

©

Getty Images

Esporte Lutadores Há 4 Horas POR Notícias Ao Minuto Brasil


A primeira luta de boxe registrada pode ser rastreada em 1681 na Grã-Bretanha, embora suas origens remontem muito mais ao antigo Egito e às Olimpíadas Gregas. Mas as primeiras regras do esporte não foram introduzidas até os anos 1700. No final do século XIX, o boxe como o conhecemos hoje estava a todo vapor e, no século XX, estava atraindo milhões de fãs e movimentando muito dinheiro.

PUB

 

Nesta galeria, prestamos homenagem aos maiores boxeadores que já pisaram nos ringues e o que exatamente os tornou tão bons. Clique para conhecer os maiores lutadores de todos os tempos.

Leia Também: CBF divulga duas últimas rodadas do Brasileirão com jogos dos líderes no mesmo horário

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Fortuna Há 9 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

Esporte Botafogo Há 9 Horas

Torcedor tatua taças do Brasileirão e da Libertadores antes de decisões

Esporte Brasileirão Há 9 Horas

CBF divulga duas últimas rodadas do Brasileirão com jogos dos líderes no mesmo horário

Esporte Brasileirão Há 16 Horas

Fluminense faz confronto direto com o Criciúma por permanência no Brasileirão

Esporte Flamengo Há 15 Horas

Vice diz que Flamengo 'não se sente confortável com garantias do Corinthians' sobre Hugo Souza

Esporte Brasileirão Há 14 Horas

Briga, rivalidade e revanche: Palmeiras e Botafogo se reencontram em 'decisão' pelo Brasileirão

Esporte Major League Soccer Há 8 Horas

Mascherano substitui Tata Martino no comando do Inter Miami de Messi: 'Um privilégio'

Esporte Manchester City Há 18 Horas

"Guardiola é indespedível", diz Carragher sobre crise no Manchester City

Esporte Fluminense Há 5 Horas

Felipe Melo pode antecipar adeus ao Fluminense após punição de 5 jogos por ofensas à arbitragem

Esporte NBA Há 12 Horas

Rodada da NBA tem vitória dos Celtics e 2ª derrota seguida dos Warriors