Paraná Pesquisas: Bolsonaro venceria Lula se eleição fosse hoje e estivesse elegível

O ex-chefe do Executivo, que está inelegível por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é alvo de indiciamento da Polícia Federal por supostamente planejar um plano de golpe de Estado, aparece com 37,6%, empatado tecnicamente com o petista, que tem 33,6%

© Getty

Política Pesquisa Há 5 Horas POR Estadao Conteudo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria uma eventual disputa em primeiro turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso as eleições fossem hoje e ele estivesse elegível. É o que mostra um levantamento do instituto Paraná Pesquisas. O ex-chefe do Executivo, que está inelegível por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é alvo de indiciamento da Polícia Federal por supostamente planejar um plano de golpe de Estado, aparece com 37,6%, empatado tecnicamente com o petista, que tem 33,6%.

PUB

 

Nomes de possíveis sucessores de Bolsonaro também foram testados. De acordo com a pesquisa, em um eventual segundo turno, Lula estaria tecnicamente empatado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No cenário com Michelle Bolsonaro, Lula lidera com 34,2%, com a ex-primeira-dama em segundo lugar, alcançando 27,5%. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) aparece com 10,2%, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 8,2% e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 6,4%. Brancos e nulos somam 8,9% e indecisos representam 4,6%.

Em uma eventual candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas, Lula também aparece na liderança com 34,7% contra 24,1% do governador paulista. Neste caso, Ciro vai a 11,5%, Tebet tem 8,4% e Caiado, 5,3%. Brancos e nulos são 11,6% e indecisos, 4,5%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.014 eleitores em todas as unidades da federação entre os dias 21 e 25 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Segundo turno

No segundo turno, há empate nas simulações, que ficaram dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos porcentuais. Em um cenário entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece numericamente atrás do ex-presidente: 41,9% contra 43,7%. Se o atual mandatário disputasse contra Tarcísio ou Michelle, venceria nos dois cenários.

Contra o governador de São Paulo, Lula teria uma vantagem numérica superior se comparados os cenários com os outros dois concorrentes. O petista aparece com 43% contra 39,2% do chefe do Executivo paulista. Em uma eventual disputa contra Michelle, Lula tem 42,7% contra 40,8% da ex-primeira-dama.

Leia Também: 'Hediondo' e 'crime de pensamento': deputados governistas e da oposição divergem sobre golpe

Leia Também: PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

Leia Também: PF diz que Bolsonaro saiu do país no fim de 2022 para evitar prisão e aguardar desfecho do 8 janeiro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Bolsonaro Há 11 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

Política Kids pretos 26/11/24

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

Política INVESTIGAÇÃO-PF Há 13 Horas

'Lula não sobe a rampa', diz plano aprendido pela PF com assessor de Braga Netto

Política Investigação 26/11/24

Bolsonaro tinha 'participação ativa' nos planos de golpe, diz PF

Política Gleisi Hoffmann 26/11/24

Presidente do PT rebate afirmação de Jojo Todynho sobre proposta milionária do PT

Política Polícia Federal Há 20 Horas

Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF

Política BOLSONARO-PF Há 21 Horas

PF diz que Bolsonaro saiu do país no fim de 2022 para evitar prisão e aguardar desfecho do 8 janeiro

Política ARTHUR-LIRA 26/11/24

'Carta foi muito fraca', diz Lira sobre posicionamento do Carrefour

Política Polícia Federal Há 22 Horas

PF indicia deputado Marcel van Hattem por atacar delegado no plenário da Câmara

Política Delação 26/11/24

Moraes mantém delação de Mauro Cid sob sigilo