Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

O deputado Vincent Trébuchet (UDR) acusou o Brasil de não cumprir os padrões exigidos pela União Europeia e alegou que o uso de hormônios de crescimento e antibióticos no país compromete a qualidade do alimento.

© Getty Images

Mundo França Há 4 Horas POR Notícias ao Minuto Brasil

Na Assembleia Nacional da França, deputados criticaram severamente a carne do Mercosul, em especial do Brasil, durante uma votação simbólica sobre o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. O produto foi descrito como "lixo" pelo deputado Vincent Trébuchet (UDR), que destacou preocupações com a rastreabilidade e normas sanitárias. Ele acusou o Brasil de não cumprir os padrões exigidos pela União Europeia e alegou que o uso de hormônios de crescimento e antibióticos no país compromete a qualidade do alimento.

PUB

 

"A realidade é que nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo", disse o deputado Vincent Trébuchet (UDR), conforme discurso transmitido pelo site oficial da assembleia.O partido UDR também publicou este trecho do discurso em sua página na rede social "X" e o deputado compartilhou a postagem. Trébuchet ressaltou que, agora, todos os franceses estão pagando um preço e verão "despejar em seus pratos carnes cheias de hormônios de crescimento, produzidas em países onde a rastreabilidade continua sendo um conceito vago", em referência à proteína do Mercosul.

"Non au #Mercosur, nos agriculteurs ne veulent pas mourir et nos assiettes ne sont pas des poubelles" @Vt_Trebuchet pic.twitter.com/dVfwHkK7mc

— Groupe UDR (@groupeudr) November 26, 2024

A rejeição ao acordo uniu parlamentares de diferentes espectros políticos. Paul Molac ressaltou que a oposição ao Mercosul é uma raridade em termos de consenso na Assembleia. A preocupação gira em torno da competição desleal enfrentada pelos agricultores franceses, que estão sujeitos a rigorosas normas ambientais e sanitárias enquanto competem com produtores que não seguem as mesmas restrições.

Além disso, a deputada Helene Laporte (Rassemblement National) e o deputado Antoine Vermorel (Droite Républicaine) levantaram acusações contra o Mercosul, citando uso de produtos proibidos e alegações de danos à saúde pública. Vermorel afirmou que a carne importada do bloco representa uma ameaça à agricultura francesa e pediu o fortalecimento das normas locais para proteger os agricultores.

O embate ocorre em meio a tensões entre empresas francesas e o setor agrícola brasileiro. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou medidas contra acusações envolvendo a qualidade de seus produtos, incluindo ações direcionadas ao Carrefour e outras companhias francesas. As críticas refletem a crescente resistência ao acordo comercial, que enfrenta obstáculos tanto políticos quanto econômicos.

Leia Também: Alckmin: 'Devemos ter nos próximos dias ou nas próximas horas as medidas de ajuste fiscal'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Inglaterra Há 12 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

Mundo TikTok Há 11 Horas

Mãe ensina filhos a poupar e garoto acumula mais de R$ 60 mil aos 12 anos

Mundo Reino Unido Há 11 Horas

Viúvo de 92 anos se torna estrela na web cantando música de Elvis Presley

Mundo França Há 4 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

Mundo ISRAEL-HEZBOLLAH 26/11/24

Israel aprova cessar-fogo de dois meses com o Hezbollah

Mundo Mensagem Há 8 Horas

Turma encontra mensagem em garrafa escrita por mãe de aluna 26 anos atrás

Mundo Coreia do Sul Há 12 Horas

Nevasca histórica cobre Seul: veja imagens da maior neve desde 1907

Mundo EUA Há 12 Horas

Pai que procurava filha desaparecida é encontrado morto em Los Angeles

Mundo Tráfico Internacional Há 4 Horas

Estrela de reality é presa ao entrar com 40 kg de drogas no Reino Unido

Mundo Índia Há 7 Horas

Família indiana realiza funeral para um carro e reúne milhares de pessoas