Lojistas estão mais confiantes com vendas de fim de ano

O cenário é medido pelo Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Em novembro, ele alcançou 113,5 pontos, o que representa um aumento de 1,4% em relação a outubro e um avanço de 2,9% na comparação com novembro de 2023.

© iStock

Economia CNC Há 4 Horas POR Agência Brasil

Lojistas estão confiantes em relação às vendas neste fim de ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para ela, o otimismo em relação aos próximos meses está motivando comerciantes a investirem mais na contratação de funcionários temporários.

O cenário é medido pelo Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Em novembro, ele alcançou 113,5 pontos, o que representa um aumento de 1,4% em relação a outubro e um avanço de 2,9% na comparação com novembro de 2023.

Após cinco meses de queda, o Icec teve um aumento em outubro de 0,1%. Em novembro, registrou-se a segunda alta consecutiva do índice.“Final de ano sempre é um momento de perspectiva elevada para esse empresário, em razão da Black Friday e o Natal, datas muito intensas de venda no varejo brasileiro”, diz o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.

Os indicadores mostram que o aumento da confiança entre os empresários do comércio em novembro foi impulsionado especialmente por supermercados, farmácias e cosméticos, que apresentaram crescimento de 2,3%. Setores como vestuário, tecidos e calçados também acusaram avanço (1,2%), impulsionado pela alta demanda de fim de ano.

O segmento de bens duráveis foi o único a apresentar queda (-0,3%), segundo a CNC, por conta da vulnerabilidade desses produtos de maior valor em relação às taxas de juros elevadas no país.

Em relação à contratação de funcionários temporários, esse item alcançou 131,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2022. Supermercados, farmácias e lojas de cosméticos lideram as contratações para o fim de ano. Por outro lado, o segmento de bens duráveis deve reduzir as contratações nos próximos meses.

Ainda segundo a CNC, o destaque positivo do mês foi o aumento da confiança nas expectativas econômicas, que cresceu 4,4% em relação ao mês anterior, atingindo 134,4 pontos, o maior nível desde outubro de 2023.

Para a CNC, mesmo em um cenário econômico desafiador, com pressões inflacionárias e altas taxas de juros, o comércio demonstra sinais de recuperação.

O Icec é um indicador mensal apurado entre os tomadores de decisão das empresas de varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas de todas as capitais do país. O Icec avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos negócios do comércio.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Economia Mercosul-UE Há 7 Horas

Após 'caso Carrefour', Lula diz que franceses 'não apitam mais nada'

Economia Banco Central Há 14 Horas

Prévia do IPCA sobe e pressiona BC por juros

Economia APOSTAS-DIGITAIS Há 14 Horas

Bet precisará de autorização para transferir dinheiro de apostador do exterior para o Brasil

Economia Câmbio Há 10 Horas

Dólar tem alta leve à espera de pacote fiscal e dados dos EUA

Economia Governo Lula Há 9 Horas

Lula diz que acordo Mercosul-UE será fechado mesmo sem apoio da França

Economia MAGAZINE-LUIZA Há 11 Horas

Após 3 anos sem novos trainees, Magalu voltará a ter programa exclusivo para negros

Economia Governo Lula Há 8 Horas

Alckmin: 'Devemos ter nos próximos dias ou nas próximas horas as medidas de ajuste fiscal'

Economia CNC Há 4 Horas

Lojistas estão mais confiantes com vendas de fim de ano

Economia Imposto de Renda Há 4 Horas

Haddad vai anunciar isenção de IR até R$ 5 mil no pacote fiscal