O Enigma Putin: Como o líder da Rússia conquistou e mantém o poder
Um dos homens mais poderosos e imprevisíveis da história recente
O Enigma Putin: Como o líder da Rússia conquistou e mantém o poder
Em 17 de março de 2024, Vladimir Putin estendeu seu reinado aparentemente interminável sobre a Rússia por mais seis anos. O político de 72 anos obteve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, conquistando um recorde de 88% dos votos. Como em suas vitórias anteriores, a eleição tem sido criticada como fraude por países como EUA e Alemanha, dada a prisão dos adversários políticos de Putin e a cultura do medo que ele cultiva na Rússia.
Seu adversário ucraniano, o presidente Volodymyr Zelensky, chamou a eleição de ilegítima em uma declaração condenatória. "Esses dias, o ditador russo está simulando outra eleição. Está claro para todos no mundo que essa figura, como já aconteceu muitas vezes ao longo da história, está simplesmente doente pelo poder e está fazendo de tudo para governar para sempre." O presidente Putin governa a Rússia há quase 25 anos e foi amplamente condenado por sua invasão da Ucrânia. Mas quem é esse homem de Leningrado que cresceu para se tornar um dos homens mais poderosos da história recente?
Clique e saiba mais sobre a vida e a carreira de Vladimir Putin.
© Getty Images
Vladimir Vladimirovich Putin
Vladimir Vladimirovich Putin nasceu em 7 de outubro de 1952 em Leningrado (hoje São Petersburgo), na antiga União Soviética.
©
Getty Images
Infância
Em setembro de 1960, Putin iniciou seus estudos numa escola em Leningrado (ele é retratado na primeira fila, terceiro da direita para a esquerda).
©
Getty Images
Artes marciais e literatura
Aos 12 anos, ele praticava judô e lia Marx, Engels e Lenin em seu tempo livre.
©
Getty Images
Tímido
Ao que tudo indica, o adolescente Putin era tímido e introvertido. Nesta foto, ele aparece num momento atípico, dançando com seus colegas de turma durante uma festa escolar em Leningrado em 1971.
©
Getty Images
Especialista em judô
Apesar - ou por causa - de sua natureza introvertida, Putin se destacou no judô, uma arte marcial que ele estudou por toda a sua vida. Aqui ele luta com um colega da escola.
©
Getty Images
Estudante de Direito
Putin estudou Direito na Universidade Estadual de Leningrado. Ele foi ensinado por Anatoly Sobchak, que se tornou seu mentor. Putin se formou em 1975. Enquanto estava lá, foi obrigado a se juntar ao Partido Comunista e permaneceu membro até que o partido deixou de existir (foi banido em 1991).
©
Getty Images
Carreira na KGB
Em 1975, Putin juntou-se à KGB, a principal agência de segurança da União Soviética. Ele trabalhava em Leningrado. Na foto está o bloco de escritórios que abrigava a KGB e onde Putin fez sua carreira como oficial. Hoje o prédio é conhecido como Bolshoy Dom ("Casa Grande") e abriga a sede das filiais domésticas locais do Serviço Federal de Segurança da Rússia.
©
Getty Images
Casamento
Pouco se sabe da carreira de Vladimir Putin na KGB. Durante este período, ele se casou com Lyudmila Shkrebneva em julho de 1985. Eles têm duas filhas, Myria (o bebê da foto) e Yekaterina. O casal se divorciou em 2014.
©
Getty Images
Visita à família
O oficial da KGB é visto nessa foto com seus pais, Maria e Vladimir, em 1985. Fotos de Putin com familiares próximos raramente são publicadas.
©
Getty Images
Trabalho sob disfarce
De 1985 a 1990, Putin, agora um oficial de nível médio da KGB, serviu em Dresden, Alemanha Oriental (foto), sob uma identidade falsa de tradutor. A maior parte do que ele fez durante os anos em Dresden permanece envolta em mistério.
©
Getty Images
Universidade Estadual de Leningrado
Putin renunciou ao serviço ativo da KGB após o colapso do governo comunista da Alemanha Oriental. Em 1990 tornou-se reitor assistente para assuntos internacionais na Universidade Estadual de Leningrado.
©
Getty Images
De volta à universidade
Enquanto estava na universidade, Putin procurava possíveis recrutas para a KGB e mantinha os olhos nos alunos. Ele também renovou sua amizade com seu ex-tutor Anatoly Sobchak, prestes a ser o prefeito de Leningrado.
©
Getty Images
Carreira política
Em 1990, Putin foi nomeado conselheiro de assuntos internacionais do prefeito de Leningrado, Sobchak. Essa promoção é considerada sua primeira incursão na política.
©
Getty Images
Gorbachev e Yeltsin
Após a Tentativa de Golpe de Estado na União Soviética de 1991 contra o presidente Mikhail Gorbachev, Vladimir Putin renunciou oficialmente à KGB. Desiludido com a reviravolta política que aconteceu quando a União Soviética entrou em colapso, Putin retornou brevemente à vida civil. Segundo um artigo de 2021 no jornal britânico Guardian, ele pode até ter trabalhado como taxista. Enquanto isso, Boris Yeltsin tornou-se o primeiro presidente da nova Federação Russa.
©
Getty Images
Governo local
Em 1994, Putin atuou como primeiro vice-prefeito do governo da cidade de São Petersburgo, bem como presidente do comitê de relações externas. Em 1997, ele era o seu líder.
©
Getty Images
Boris Yeltsin e Vladimir Putin
A carreira política de Putin recebeu um impulso em 1997, quando Boris Yeltsin o nomeou vice-chefe do Gabinete Presidencial, um cargo que ele manteve até maio de 1998. Mais tarde naquele ano, o presidente russo entregou a Putin o papel de Diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB), a principal organização de inteligência e segurança da Federação Russa e a sucessora da KGB.
©
Getty Images
Eleito primeiro-ministro
Em 9 de agosto de 1999, Vladimir Putin foi nomeado primeiro-ministro interino da Federação Russa. Yeltsin também confirmou que considerava Putin como seu sucessor. No final do dia, o novo primeiro-ministro anunciou sua intenção de concorrer à presidência.
©
Getty Images
Presidente Putin
A renúncia abrupta de Boris Yeltsin em 31 de dezembro de 1999 abriu a porta presidencial. Em 26 de março de 2000, Putin venceu sua primeira eleição presidencial.
©
Getty Images
Chechênia
O primeiro mandato presidencial de Putin viu a Federação Russa envolvida em uma guerra brutal na Chechênia. Durante uma visita a Londres, sua primeira viagem ao exterior desde sua vitória eleitoral, Putin defendeu o envolvimento de seu país no conflito, conforme citado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
©
Getty Images
Segundo mandato presidencial
Em 14 de março de 2004, Putin foi reeleito Presidente em um segundo mandato. A economia russa estava flutuante e houve um aumento notável nos padrões de vida como um todo. Mais tarde naquele ano, em setembro, combatentes islâmicos tomaram uma escola em Beslan, sul da Rússia. Um total de 334 reféns foram mortos, mais da metade eram crianças.
©
Getty Images
"Catástrofe geopolítica"
Em 2005, a Reuters publicou a descrição do presidente Putin sobre o colapso da União Soviética como a "maior catástrofe geopolítica" do século XX.
©
Getty Images
Segundo Primeiro-ministério
A Constituição russa proibia Putin de um terceiro mandato consecutivo como presidente. Em 2008, o vice-primeiro-ministro Dmitry Medvedev, aliado de Putin, foi eleito seu sucessor. Mas, em uma operação de troca de poder, Putin foi nomeado primeiro-ministro.
©
Getty Images
Geórgia
Em agosto de 2008, a Rússia lutou e venceu uma curta guerra contra a Geórgia, que perdeu duas regiões controladas por separatistas russos, a República da Ossétia do Sul e a República da Abecásia.
©
Getty Images
Três vezes presidente
Em 2012, Putin retornou para a presidência num terceiro mandato sem precedentes depois de estender os mandatos presidenciais de quatro para seis anos. Grupos de oposição acusaram Putin de fraude eleitoral e grandes manifestações anti-Putin ocorreram em Moscou e em outros lugares.
©
Getty Images
Crimeia anexada
Em fevereiro de 2014, a Rússia começou a anexar a região da Crimeia na Ucrânia em resposta aos manifestantes ucranianos que destituíram o presidente do país, Viktor Yanukovych, amigo da Rússia. Na foto, Putin participa de um desfile militar em 9 de maio de 2014 em Sevastopol, Rússia.
©
Getty Images
Donetsk e Luhansk
Em abril, o conflito se intensificou com uma revolta separatista pró-Russa que eclodiu no leste da Ucrânia, através das regiões de Donetsk e Luhansk. Foto: Um manifestante pró-Rússia guarda uma barricada do lado de fora do prédio da administração estadual regional na cidade ucraniana de Donetsk.
©
Getty Images
Vítimas inocentes
Em 17 de julho de 2014, no meio de um voo de Amsterdã para a Malásia, um avião de passageiros foi abatido sobre a fronteira Ucrânia-Rússia devastada pela guerra. Todos os 295 passageiros e tripulantes morreram.
©
Shutterstock
Vitória fácil
Putin conquistou uma vitória esmagadora em março de 2018. Ele teve mais de 76% dos votos para permanecer como Presidente em um quarto mandato, com o direito de permanecer no cargo até 2024. Na foto, ele é visto num comício celebrando o quarto aniversário da anexação da Crimeia pela Rússia na Praça Manezhnaya, em Moscou, em março de 2018.
©
Getty Images
Prelúdio para invasão
Nesta imagem cedida pela Assessoria de Imprensa do Kremlin, o presidente Vladimir Putin é visto dirigindo-se ao povo russo e declarando que "a Ucrânia era uma parte inalienável de nossa própria história, cultura e espaço espiritual" em 22 de fevereiro de 2022. A narrativa serviu como um prelúdio para a invasão.
©
Getty Images
Ataque a Ucrânia
Em um discurso televisionado, Putin anunciou uma "operação militar especial" na Ucrânia depois de reconhecer a independência das regiões rebeldes apoiadas por Moscou no leste. Este movimento marcou o início de uma invasão em grande escala e a eclosão de uma guerra sangrenta que já dura mais de dois anos e que não dá sinais de que um fim está a caminho.
Fontes: (Politico) (The Guardian) (Reuters) (OCHA) (History) (CBS News)
©
Getty Images
Mundo
Vladimir putin
Há 4 Horas
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Em 17 de março de 2024, Vladimir Putin estendeu seu reinado aparentemente interminável sobre a Rússia por mais seis anos. O político de 72 anos obteve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, conquistando um recorde de 88% dos votos. Como em suas vitórias anteriores, a eleição tem sido criticada como fraude por países como EUA e Alemanha, dada a prisão dos adversários políticos de Putin e a cultura do medo que ele cultiva na Rússia.
Seu adversário ucraniano, o presidente Volodymyr Zelensky, chamou a eleição de ilegítima em uma declaração condenatória. "Esses dias, o ditador russo está simulando outra eleição. Está claro para todos no mundo que essa figura, como já aconteceu muitas vezes ao longo da história, está simplesmente doente pelo poder e está fazendo de tudo para governar para sempre." O presidente Putin governa a Rússia há quase 25 anos e foi amplamente condenado por sua invasão da Ucrânia. Mas quem é esse homem de Leningrado que cresceu para se tornar um dos homens mais poderosos da história recente?
Clique e saiba mais sobre a vida e a carreira de Vladimir Putin.
Leia Também: Netanyahu ameaça 'guerra intensiva' se cessar-fogo no Líbano for violado
PARTILHE ESTA NOTÍCIA