Atenção ao reaquecer alimentos: alguns podem ser prejudiciais à saúde

São dicas que servem como um alerta sobre a importância de práticas seguras na manipulação e armazenamento de alimentos, reduzindo os riscos de contaminações e problemas de saúde associados ao consumo de sobras

© Shutterstock

Lifestyle Saúde Há 4 Horas POR Notícias ao Minuto

Embora seja prático reutilizar sobras de comida, nem todos os alimentos são seguros para serem reaquecidos. De acordo com a nutricionista Harini Bala, citada pelo Daily Mail, alguns alimentos não devem ser reaquecidos de forma alguma, pois podem se tornar tóxicos e trazer riscos à saúde.

PUB

 

Por que evitar o reaquecimento?

Harini explica que o reaquecimento pode alterar os compostos químicos dos alimentos, liberando substâncias potencialmente tóxicas. "Isso pode estar relacionado a problemas como lesões renais", alerta. Além disso, permitir que certos alimentos esfriem antes de serem reaquecidos pode favorecer o crescimento de bactérias como a E. coli e a Listeria, que são difíceis de eliminar e podem causar infecções graves.

Alimentos que devem ser evitados ao reaquecer

EspinafreSegundo Harini, o espinafre contém ácido oxálico, que é inofensivo quando consumido cru ou na primeira cocção. No entanto, ao ser reaquecido, o ácido oxálico pode cristalizar, tornando-se tóxico. Em quantidades elevadas, isso pode aumentar o risco de formação de cálculos renais. Além disso, os nitratos presentes no espinafre se transformam em nitritos durante o reaquecimento, substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

ArrozO arroz é outro alimento que merece atenção. Quando deixado esfriar e depois reaquecido, ele pode conter Bacillus cereus, uma bactéria formadora de esporos comumente encontrada no solo e em vegetais. Esses esporos são resistentes ao calor e podem causar intoxicações alimentares, especialmente se o arroz não for armazenado adequadamente.

CháEmbora menos comum no dia a dia, reaquecer chá também não é recomendado. Segundo a especialista, além de alterar o sabor da bebida, tornando-a mais amarga devido ao aumento dos taninos, o reaquecimento pode reativar bactérias inativas, representando um risco potencial à saúde.

Cuidados adicionais

Harini reforça que alimentos devem ser armazenados de forma correta, em temperaturas abaixo de 5°C, para evitar o crescimento de bactérias. Além disso, é importante consumir alimentos reaquecidos imediatamente e evitar deixá-los expostos à temperatura ambiente por longos períodos.

Leia Também: Alimentos "saudáveis" que podem atrapalhar sua dieta: saiba quais evitar

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentação Há 22 Horas

Conheça a fruta que faz milagres pelo seu intestino

Lifestyle Signos Há 20 Horas

Pensar para quê? Os três signos mais impulsivos do zodíaco

Lifestyle Dicas Há 23 Horas

Com dois ingredientes faz um repelente de formigas; que tal experimentar?

Lifestyle Alimentação 28/11/24

Alimentos "saudáveis" que podem atrapalhar sua dieta: saiba quais evitar

Lifestyle Perder peso Há 12 Horas

Hábitos diários que aceleram o metabolismo e ajudam na perda de peso

Lifestyle Saúde Há 15 Horas

Sinais de saúde: Como seu corpo mostra que tá tudo bem

Lifestyle Riscos Há 14 Horas

Os perigos de segurar um espirro: Impactos na saúde

Lifestyle Saúde Há 4 Horas

Atenção ao reaquecer alimentos: alguns podem ser prejudiciais à saúde

Lifestyle Alimentação Há 3 Horas

Lavar arroz antes de cozinhar? Especialistas esclarecem a polêmica

Lifestyle Saúde cardiovascular Há 3 Horas

Aparência das pernas pode indicar risco de infarto, alertam especialistas