Trump ameaça Brics com tarifas 'de 100%' em importações

Atualmente, o Brics é composto por 10 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

© <p>Getty Images</p>

Economia EUA 01/12/24 POR Notícias ao Minuto Brasil

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que os países membros do Brics devem se comprometer a não criar ou apoiar uma moeda alternativa ao dólar, ameaçando impor tarifas de 100% caso desobedeçam. Trump publicou em sua rede social, Truth Social, que o dólar americano continuará sendo insubstituível no comércio internacional e que qualquer nação que tentar substituí-lo perderá acesso ao mercado norte-americano. Atualmente, o Brics é composto por 10 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

PUB

 

O Brasil, que assume a presidência do bloco em 2025, busca desenvolver meios de pagamento alternativos para reduzir a dependência do dólar nas transações entre os membros. Durante uma cúpula em outubro na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de mecanismos para compensações em moedas locais. Além disso, o Brasil pretende fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, liderado atualmente por Dilma Rousseff. Apesar das declarações de Trump, o governo brasileiro ainda não comentou o assunto.

The idea that the BRICS Countries are trying to move away from the Dollar while we stand by and watch is OVER. We require a commitment from these Countries that they will neither create a new BRICS Currency, nor back any other Currency to replace the mighty U.S. Dollar or, they…

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 30, 2024

 

Trump também se reuniu com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para discutir temas como comércio, energia e questões fronteiriças. A reunião tratou de problemas como o tráfico de drogas, o déficit comercial entre os dois países e a imigração ilegal. Trump elogiou o compromisso de Trudeau em trabalhar em conjunto para enfrentar desafios que afetam famílias americanas, especialmente a crise do fentanil.

Por fim, Trump anunciou a nomeação de Charles Kushner, pai de seu genro Jared Kushner, como embaixador dos Estados Unidos na França. Ele destacou a experiência de Charles no setor imobiliário e sua atuação como filantropo, afirmando que será um forte representante dos interesses americanos no exterior.

Leia Também: Meses após filho desaparecer na Itália, mãe garante: "Nunca vou desistir"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 2 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama Redes Sociais 07/01/25

Maíra Cardi fala sobre polêmica com foto de feto

fama MÁRCIA-DANTAS Há 21 Horas

Demitida do SBT, Márcia Dantas chora de tristeza

mundo Avião Há 51 mins

Duas pessoas são encontradas mortas no trem de pouso de avião na Flórida

fama Saúde Há 18 Horas

Preta Gil continua na batalha contra o câncer: "Um dia de cada vez"

fama THIAGO-NIGRO Há 19 Horas

Thiago Nigro desabafa nas redes sociais após críticas

fama EDUARDO-PAES Há 1 Hora

Eduardo Paes promete 'fechar Copacabana' se Fernanda Torres ganhar o Oscar

fama CANTOR-BENÍCIO Há 44 mins

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

tech Leis Há 16 Horas

Zuckerberg sobre fim da moderação na Meta: 'América Latina tem tribunais de censura'

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Fora da UTI, Preta Gil atualiza estado de saúde