Nomes de bebês proibidos ao redor do mundo: Veja os do Brasil

De Nutella a Ikea.

Nomes de bebês proibidos ao redor do mundo: Veja os do Brasil

O que há em um nome? Muito, aparentemente. Tanto que em alguns países há uma série de nomes que não são permitidos. Pais do mundo inteiro têm se inspirado nas mais variadas fontes para registrar seus filhos. Mas alguns viram suas ideias escolhidas serem rejeitadas pelas leis locais e até mesmo pelos tribunais.

Nesta galeria, trazemos alguns dos exemplos mais famosos de nomes que foram proibidos ao redor do mundo, incluindo Brasil. Clique para conhecê-los.

©

Shutterstock

Nutella - França

Um tribunal na França decidiu que uma menina não poderia receber o nome do famoso creme de chocolate com avelã. O motivo? Isso a tornaria "alvo de chacota". Os pais optaram por Ella.

©

Shutterstock

Cianeto - Reino Unido

Em 2016, uma mãe galesa achou que Cyanide (Cianeto em português) era um "nome lindo e adorável" que muitas pessoas associam à morte de Hitler, o que ela acreditava dar a ele uma conotação positiva. O Tribunal de Apelação discordou.

©

Shutterstock

Ikea - Suécia

O nome da gigante sueca de móveis não é permitido como nome de bebê no país. Nem o nome Brfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116, supostamente pronunciado Albin.

©

Shutterstock

Akuma - Japão

Akuma é a palavra japonesa para "Diabo". O caso foi tão popular no país que um membro do gabinete do primeiro-ministro se envolveu. O nome foi banido no final.

©

Shutterstock

Sexta-Feira - Itália

Um casal decidiu dar ao filho o nome de Venerdi, que em italiano significa sexta-feira, mas os tribunais não aceitaram. Eles descobriram que sexta-feira se enquadrava na categoria de nomes "ridículos ou vergonhosos" proibidos pelo governo. No final, os pais deram ao filho o nome de Gregorio.

©

Getty Images

Messi - Argentina

O nome do craque argentino estava se tornando tão popular em sua cidade natal, Rosário, que uma lei foi aprovada para impedir que os pais dessem ao filho o nome de Messi.

©

Getty Images

Papai Noel - Ohio (EUA)

Tentar dar ao filho o nome de Papai Noel será em vão em Ohio. O nome é proibido no estado americano.

©

Shutterstock

Macaco - Dinamarca

Pais dinamarqueses não podem dar aos filhos o nome de Macaco. Nem podem chamá-los de Molli, que aparentemente tem uma grafia estranha.

©

Shutterstock

Lúcifer - Alemanha

Os pais argumentaram que o nome em latim significa "portador de luz", mas as autoridades alemãs não ficaram convencidas.

©

Shutterstock

Hortelã-pimenta e Pedra - Alemanha

Outros nomes que são ilegais na Alemanha incluem Pfefferminze (Hortelã-pimenta) e Pedra. O primeiro porque pode soar ridículo, e o segundo simplesmente porque é um objeto, não um primeiro nome.

©

Shutterstock

Talula faz a Hula do Havaí - Nova Zelândia

Uma garota na Nova Zelândia era mesmo chamada Talula Does the Hula From Hawai (Talula faz a Hula do Havaí em português). Quando ela fez nove anos, o caso foi levado a um tribunal de família. Os pais de Talula perderam a custódia.

©

Shutterstock

Osama bin Laden - Alemanha

Em 2002, um casal turco que vivia em Colônia, Alemanha, tentou dar ao filho o nome de Osama bin Laden. Eles não foram autorizados porque os nomes "não devem ser suscetíveis de levar à humilhação", de acordo com a lei alemã. Além disso, a nação europeia proíbe nomes estrangeiros que são ilegais no país de origem dos pais. Neste caso, o nome é proibido na Turquia.

©

Getty Images

Príncipe William - França

A escolha de um casal francês para o nome de seu filho foi rejeitada pelo tribunal. A razão pela qual o Príncipe William foi rejeitado foi porque isso poderia levar a uma "vida inteira de chacota".

©

Shutterstock

Mini Cooper - França

Os pais franceses que tentaram dar ao filho o nome de Mini Cooper também não tiveram sorte.

©

Shutterstock

José - Califórnia (EUA)

Nomes com acentos ou sinais diacríticos não são permitidos no estado. José teria que se tornar Jose.

©

Getty Images

Diamante - Hungria

Gyémi, a palavra húngara para "diamante", foi enviada pelos pais para ser incluída na lista de nomes aprovados da nação, mas foi rejeitada. O nome Jinx (praga, maldição em português) também não foi incluído.

©

Shutterstock

Duque - Austrália

O nome Duke é usado em algumas partes do mundo, mas na Austrália ele se assemelha a um título da realeza, então não é permitido. Chief Maximus também é proibido.

©

Getty Images

Sarah - Marrocos

Sarah não é usado porque é visto como uma versão hebraica do nome Sara, que é perfeitamente aceitável no Marrocos.

©

Getty Images

Chanel - Suíça

Marcas como Chanel ou Mercedes não são permitidas na Suíça. Nem nomes religiosos que podem causar "dano indevido", como Judas.

©

Shutterstock

Camilla - Islândia

A razão simples para isso é que o alfabeto islandês não tem a letra "C", então qualquer nome similar seria um não-não. O ex-prefeito de Reykjavík, Jón Gnarr, criticou a lei, chamando-a de "injusta", "estúpida" e "contra a criatividade".

©

Getty Images

Cobra - Malásia

A Malásia tem uma lista de nomes ilegais, um dos quais é Snake (Cobra em português). Outros incluem Smelly Head (Cabeça Fedorenta) e Insane (insano). E não pense que você terá mais sorte com nomes de frutas ou flores também. Apple (Maçã) e Violet (Violeta) são dois nomes populares em língua inglesa que não são permitidos no país.

©

Shutterstock

Tom - Portugal

Portugal não permite nomes estrangeiros se a criança nascer lá e os pais forem portugueses. Bebês devem receber um dos nomes da lista aprovada. Enquanto Tomás não seria um problema, nomear seu filho Tom seria. Se um ou os dois pais forem estrangeiros, então é permitido.

©

Getty Images

Amir - Arábia Saudita

Amir significa "príncipe" em árabe, então, a menos que seu filho seja um membro da realeza com esse título, esqueça. Outros nomes proibidos na Arábia Saudita incluem Linda, Maya e Laureen, entre outros.

©

Getty Images

Robocop - México

Autoridades em Sonora, México, publicaram uma lista de nomes que não podem ser usados. O motivo é que eles podem levar ao bullying. Os nomes incluem Robocop, Facebook, Pocahontas, Rambo, Email e Lady Di, para citar alguns. Os nomes foram retirados de registros de recém-nascidos, o que significa que na verdade já existem pessoas que foram registradas com esses nomes.

©

Shutterstock

Santo - Nova Zelândia

Nomear uma criança como Saint (Santo), assim como Prince (Príncipe), King (Rei) ou Royal (Real, de realeza), não é permitido na Nova Zelândia. Um casal também tentou nomear seu filho com o nome de numeral romano III, mas o nome foi rejeitado.

©

Getty Images

Quran - China

Nomes muçulmanos como Quran, Saddam, Mecca e Islam foram banidos na China. Esta foi uma das medidas usadas durante uma repressão governamental à religião.

©

Shutterstock

Gesher - Noruega

Uma mãe norueguesa deu ao seu filho o nome de Gesher, que significa Ponte em hebraico. A mãe disse que o nome lhe veio em um sonho, mas descobriu que não era legal. Ela teve a opção de mudar o nome, pagar uma taxa ou ir para a cadeia por dois dias. Ela foi presa, e o garoto manteve o nome.

©

Shutterstock

Lobo - Espanha

Lobo, que significa "Lobo" em inglês, não foi permitido como nome, mas os pais conseguiram o apoio de 25.000 pessoas em uma petição. Autoridades espanholas cederam e o bebê Lobo foi autorizado a manter o nome.

©

Shutterstock

Metallica - Suécia

Metallica costumava ser um nome proibido na Suécia, até que os pais levaram o caso aos tribunais e venceram. Outros nomes proibidos anteriormente que agora são permitidos incluem Lego e Elvis.

 

©

Getty Images

E no Brasil?

Ao contrário do que pensamos, por existir muitos nomes criativos no Brasil, a verdade é que não está tudo liberado quando se tratar de dar nome a uma criança em no país. A Lei nº 14.382 determina que um oficial de registro civil não registrará prenomes que possam expor os seus portadores ao ridículo, segundo lembra a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Não são autorizados nomes que tenham significado pejorativo ou estejam atrelados a figuras históricas muito negativas, como por exemplo, Hitler (foto) e Bin Laden ou mesmo o mafioso Al Capone. Até mesmo quando a palavra tem um significado negativo como "Hell" — que é inferno em inglês —, o cartório costuma e pode recusar.

Fontes: (Good Housekeeping) (Mental Floss) (The Telegraph)

©

Getty Images

Lifestyle Nomes 02/12/24 POR Notícias Ao Minuto


O que há em um nome? Muito, aparentemente. Tanto que em alguns países há uma série de nomes que não são permitidos. Pais do mundo inteiro têm se inspirado nas mais variadas fontes para registrar seus filhos. Mas alguns viram suas ideias escolhidas serem rejeitadas pelas leis locais e até mesmo pelos tribunais.

PUB

 

Nesta galeria, trazemos alguns dos exemplos mais famosos de nomes que foram proibidos ao redor do mundo, incluindo Brasil. Clique para conhecê-los.

Leia Também: Como curar ressaca: As melhores dicas dos famosos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Cuidados com a casa 02/12/24

Bicarbonato de sódio: Incríveis usos que vão facilitar a sua vida!

Lifestyle Saúde 02/12/24

Atenção ao reaquecer alimentos: alguns podem ser prejudiciais à saúde

Lifestyle Signos 02/12/24

Eterno solteiro? É muito provável que seja a sina deste signo

Lifestyle Cérebro 02/12/24

Alimentos que fortalecem o cérebro e previnem o declínio cognitivo

Lifestyle Saúde Mental 02/12/24

Três bebidas que podem ajudá-lo a relaxar antes de ir para a cama

Lifestyle Alimentação 02/12/24

O alimento rico em fibras que é saciante e faz muito bem ao intestino

Lifestyle Receitas 02/12/24

Fazer paçoca em casa? É mais simples do que pensa

Lifestyle Vício em redes sociais 02/12/24

É possível 'apodrecer' o cérebro por excesso de rede social? Veja o que diz a ciência

Lifestyle Dicas de Lavandaria 02/12/24

Com que frequência deve lavar o pijama? Esclareça as dúvidas

Lifestyle Covid-19 02/12/24

Cientistas anunciam descoberta de gene que pode proteger contra Covid-19