Brinquedos que pareciam inofensivos, mas eram perigosos
No que será que os fabricantes estavam pensando?
Brinquedos que pareciam inofensivos, mas eram perigosos
Algumas decisões bastante questionáveis foram tomadas ao longo dos anos e isso inclui até mesmo o que constitui um bom brinquedo. Certamente todo mundo quer atender os interesses das crianças (e ganhar o coração delas), mas às vezes as coisas simplesmente não são pensadas como precisam ser. Sejam lanças de verdade ou um kit científico completo com urânio, alguns dos brinquedos de sucesso da história se revelaram itens potencialmente assassinos. Felizmente, a maioria deles foi recolhida e outros agora não passam de memória afetiva.
Na galeria, saiba mais sobre alguns dos brinquedos mais populares e perigosos do passado que já chegaram às nossas casas! A gente poderia realmente ter se machucado sério ou coisa pior. Você ganhou algum desses de Natal?
©
Getty Images
Pega-varetas
Lembra desse jogo icônico que consistia em tentar retirar quantas varetas puder sem que nenhuma das outras se movesse? Era divertido, de fato, mas os palitinhos coloridos era pontudos e podiam ser bem perigosos. Não queremos nem imaginar todos os cenários de acidentes possíveis envolvendo crianças.
©
Shutterstock
Magnetix
Magnetix parecia uma ótima ideia para um conjunto de brinquedos de construção e ele foi imensamente popular no início. Isto é, até que os pequenos ímãs dentro das articulações dos blocos começaram a se soltar. Uma criança morreu e outras 28 foram internadas.
©
Public Domain
Poké Bolas do Burger King
Pouco antes da virada do século XXI, o Burger King fez uma promoção para crianças que incluía uma Poké Bola colecionável em cada caixa. Tragicamente, as bolas de plástico baratas facilmente quebravam e muitas crianças sufocaram com pedaços delas.
©
Getty Images
Aqua Dots
Quando o Aqua Dots chegou às prateleiras em 2007, eles pareciam ser uma maneira nova e inofensiva para as crianças expressarem sua criatividade pulverizando água em bolinhas para ajudá-las a ficar juntas. O único problema? O revestimento que cobria as esferas continha GHB, um químico perigoso usado para intoxicar e incapacitar as pessoas. Depois que várias crianças foram envenenadas e colocadas em coma, os Aqua Dots foram rapidamente recolhidos.
©
Public Domain
Bate-bate
Bate-bate: o sonho de toda criança e o pior pesadelo de todos os pais. Inventados com o único propósito de fazer o máximo de barulho possível, eles certamente cumpriram essa promessa. Infelizmente, as primeiras versões eram propensas a quebrar na cara das crianças, criando não apenas riscos de asfixia, mas também muitas chances delas se cortarem.
©
Getty Images
Doces em forma de cigarros
Embora não tenha havido nada imediatamente perigoso ou mortal envolvendo doces em forma de cigarros, a ideia era de péssimo gosto. A última coisa que precisávamos era glamourizar ainda mais um hábito que pode ser extremamente perigoso para a saúde, além de incentivar que a criança mude para a coisa real.
©
Getty Images
Tazos
Estes discos de negociação coloridos eram usados como jogo de azar e tomaram conta dos parquinhos na década de 1990. No entanto, assim como o jogo real, o brinquedo trouxe à tona o pior de seus jogadores, fazendo com que muitas brigas de playground rompessem. Os brinquedos foram rapidamente banidos de várias escolas.
©
Getty Images
Barbie Patinadora
Há uma boneca Barbie para quase todas as situações imagináveis e andar de patins não é exceção. O que separou essa Barbie de todas as outras foram os dois isqueiros embutidos em seus patins. A ideia era que os patins disparassem faíscas ao serem movimentados. E era exatamente o que eles faziam, o que significa que a catástrofe estava logo ali na esquina se algo inflamável estivesse por perto.
©
Getty Images
Kinder Ovo
As crianças nos Estados Unidos só puderam desfrutar deste deleite por um curto período de tempo antes dele ser considerado muito perigoso e proibido para o mercado americano. No entanto, muitos outros países ainda podem aproveitar dos pequenos brinquedos escondidos dentro dos deliciosos ovos de chocolate e o Brasil está entre eles.
©
Getty Images
Boneca Cabbage Patch Snacktime Kid
Em 1996, a popular linha de brinquedos Cabbage Patch Kids lançou o Snacktime Kid, com uma boca motorizada para mastigar alimentos de plástico que iam na caixa. O problema era que a boneca não sabia o que era comida, o que não era, ou quando parar. E o que não faltou foram numerosos relatos de bonecas comendo cabelo de crianças até o couro cabeludo e ferindo os dedos delas.
©
Getty Images
Fogão Little Lady
A década de 1960 tinha seu próprio forno e fogão infantil: o Empire Little Lady Stove. Por alguma razão, os fabricantes decidiram dar a este brinquedo o mesmo poder de aquecimento (se não maior) que um fogão normal. O fogão de brinquedo podia atingir temperaturas acima de 316°C e isso é certamente a espera de um desastre!
©
Shutterstock
Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238
É realmente inacreditável não termos perdido uma geração inteira para este brinquedo. O Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238 manteve-se fiel ao seu nome: cada unidade deste brinquedo, popular na década de 1960, continha realmente quatro tipos de urânio radioativo. Perigoso? Imagina...
©
Getty Images
Buckyball
Ímãs já foram o segredo de todos os maiores brinquedos. Com as Buckyballs, os ímãs eram o brinquedo. Apesar do fato de que construir várias formas com essas bolas magnéticas era certamente uma boa diversão, nada menos que 1.700 crianças foram parar no pronto-socorro depois de engolirem essas esferas de metal aparentemente deliciosas.
©
Getty Images
Slip n' Slide
Slip n' Slide é um brinquedo ótimo para o calor e garantia de diversão para os pequenos, mas se tornou um lembrete doloroso para os adultos. Embora poucos incidentes tenham sido relatados envolvendo o público-alvo (as crianças), a empresa foi obrigada a recolher nove milhões de unidades em 1999 depois que alguns participantes mais velhos (e maiores) sofreram danos permanentes em seus pescoços e colunas.
©
Getty Images
Redes infantis
Poderíamos pensar que redes de segurança para crianças, que são usadas há muito tempo, teriam sido testadas e tivessem suas falhas consertadas, mas, até 1996, elas ainda tinham falhas letais. Cerca de três milhões de redes tiveram que ser recolhidas depois que 12 crianças foram estranguladas até a morte na rede.
©
Getty Images
Hoverboard
Esses brinquedos de equilíbrio estavam no topo da lista de presentes de todas as crianças em 2015. Infelizmente, muitas crianças que tiveram seus desejos realizados acabaram se arrependendo. Estes hoverboards tinham o péssimo hábito de superaquecer ao carregar e explodiram em chamas em mais de uma ocasião. Uma pobre criança até perdeu a vida quando um hoverboard que estava carregando colocou fogo na casa.
©
Getty Images
Trampolim
É fácil ver qual o perigo desse brinquedo. Certamente quase todo mundo já ouviu falar de um terrível acidente relacionado com trampolim ou viu pelo menos uma videocassetada com ele.
©
Getty Images
Cartões tóxicos 'Hannah Montana'
'Hannah Montana' foi um dos programas mais amados do Disney Channel dos anos 2000. O que não deu muito certo foi o jogo de cartas baseado na estrela pop semi-fictícia. Rapidamente tornou-se evidente que as cartas continham 75 vezes mais chumbo do que era legalmente permitido. No entanto, devido a uma brecha na lei, uma vez que o problema estava presente no revestimento de vinil e não na tinta dos cartões, o governo não tinha motivos legais para forçar um recall.
©
Getty Images
Espaçonave Viper 'Battlestar Galactica'
A série de televisão original 'Battlestar Galactica' era o assunto do momento em 1978 e os produtos relacionados ao programa acabaram ganhando a mesma popularidade. O grande sucesso de vendas foi a réplica da espaçonave Viper, que, para o deleite das crianças, disparava peças de plástico que pareciam raios laser. Infelizmente, não demorou muito até as crianças começarem a engasgar com os pedaços de plástico. Depois que a empresa do brinquedo, Mattel, foi processada com sucesso, tornou-se lei que brinquedos de tal natureza incluíssem um aviso de risco de asfixia em suas caixas.
©
Getty Images
Jarts
Jarts, dardos ou lanças — seja lá qual o nome dado, esse brinquedo já soa como uma má ideia. São basicamente lanças afiadas que as crianças deveriam lançar pelo quintal, então não é muito surpreendente saber que 6.000 crianças foram hospitalizadas por lesões relacionadas ao Jart durante os anos 70 e 80.
©
Getty Images
O Thingmaker
Parece senso comum que nenhum brinquedo infantil deve ser capaz de aquecer até 149°C. E, ainda assim, era exatamente o que o original Creepy Crawler Thingmaker era capaz de fazer. Claro, crianças se queimaram.
©
Getty Images
Pufes gigantes Ace Bayou
Pufes gigantes são uma invenção popular e aparentemente simples. No entanto, uma marca em particular, Ace Bayou, de alguma forma cometeu um terrível erro. Os zíperes convenientes da marca e os enchimentos soltos fizeram com que duas crianças, em eventos separados, entrassem no interior do pufe e sufocassem até a morte com a espuma dentro.
©
Shutterstock
Estilingue Bird of Paradise
Pouco se sabe sobre este brinquedo de estilingue dos anos 1960, que aparentemente disparava balas que eram "afiadas". O estilingue Bird of Paradise rapidamente se tornou um dos primeiros brinquedos recolhidos pela Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo dos Estados Unidos.
©
Getty Images
Kit de impressões digitais 'CSI'
O kit de impressões digitais da marca "CSI" tinha o objetivo de dar a cada criança o gostinho de ser um investigador forense. Infelizmente, o que a maioria das crianças teve foi um gosto de amianto causador de câncer, que foi incluído no kit como um pó fino para impressão digital.
©
Getty Images
Kit Slime Frozen Treats
Dá um arrepio imaginar quantas pessoas aprovaram essa ideia para que o brinquedo chegasse às prateleiras. Um produto verdadeiramente construído para falhar, o kit Slime Frozen Treats (sem foto) permitiu que as crianças pegassem o slime da Nickelodeon e decidissem a forma, cor e até cheiro para que o brinquedo ficasse igual a um sorvete real. Será que eles realmente esperavam que as crianças não comessem o brinquedo? Muitos pequenos ficaram doentes.
©
Getty Images
Leatherman para crianças
Ao criar uma multi-ferramenta para as crianças usarem com supervisão dos pais, segurança extra deveria definitivamente ser o foco número um. Este não foi o caso do canivete Leatherman projetado para crianças. Na verdade, foi relatado uma "falha no mecanismo de bloqueio" para a faca, fazendo com que ela se abrisse inesperadamente.
©
Getty Images
Fogos Big Thunder Sword Fountain
Qual é a primeira coisa que a gente faz logo após acender um fogo de artifício? Corre para se esconder, é claro. A companhia de fogos de artifício Big Thunder aparentemente pensou que isso não era tão importante quanto todos fizemos parecer, e decidiu desenvolver uma "espada" de fogos de artifício que ficava na mão para ser balançada com alegria. Previsivelmente, as espadas só sobreviveram a uma temporada de fogos de artifício, depois de vários relatos de explosões nas mãos das pessoas.
©
Shutterstock
Razor Jetts
A marca Razor tinha um certo peso nos pátios das escolas no passado. Quando eles lançaram os novos Razor Jetts, dois conjuntos de rodas que poderiam simplesmente ser amarrados nos sapatos, as crianças enlouqueceram. Os pais e as organizações de segurança também, mas por outros motivos. Os novos Jetts apresentavam plataformas de faísca nos calcanhares que eram um verdadeiro risco de incêndio.
©
Getty Images
Brinquedo Alien Wiggle
Felizmente, o brinquedo Alien Wiggle mal viu a luz do dia antes de ser recolhido e descontinuado. O gel duro que revestia o brinquedo alienígena foi encontrado infectado com a bactéria E. coli, provavelmente de água contaminada que foi usada durante a produção.
©
Getty Images
Brinquedos com ftalatos
Semelhante ao chumbo (um produto importante usado na grande maioria dos brinquedos plásticos), o ftalato foi descoberto como um sério risco para a saúde. A exposição a ftalatos estava ligada a condições que vão da infertilidade ao câncer de m a m a.
Fontes: (List25) (The Talko) (Good Housekeeping)
©
Getty Images
Lifestyle
Brinquedos
03/12/24
POR Notícias Ao Minuto
Algumas decisões bastante questionáveis foram tomadas ao longo dos anos e isso inclui até mesmo o que constitui um bom brinquedo. Certamente todo mundo quer atender os interesses das crianças (e ganhar o coração delas), mas às vezes as coisas simplesmente não são pensadas como precisam ser. Sejam lanças de verdade ou um kit científico completo com urânio, alguns dos brinquedos de sucesso da história se revelaram itens potencialmente assassinos. Felizmente, a maioria deles foi recolhida e outros agora não passam de memória afetiva.
Na galeria, saiba mais sobre alguns dos brinquedos mais populares e perigosos do passado que já chegaram às nossas casas! A gente poderia realmente ter se machucado sério ou coisa pior. Você ganhou algum desses de Natal?
PARTILHE ESTA NOTÍCIA