Embaixador do Brasil deixa Damasco e aguarda em Beirute para voltar à Síria

O embaixador está no Líbano e a ideia é que ele permaneça por lá até a situação na Síria se estabilizar

©  AGÊNCIA FAB / SGT JOHNSON

Mundo Tensão 09/12/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O embaixador brasileiro em Damasco, André Luiz Azevedo, deixou a capital da Síria na manhã desta segunda (9) acompanhado de dois funcionários administrativos do Itamaraty, de acordo com funcionários do ministério.

PUB

 

O embaixador está no Líbano e a ideia é que ele permaneça por lá até a situação na Síria se estabilizar. O Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas acompanhou o comboio em que estava o embaixador até a fronteira com o país vizinho.

Alguns funcionários locais da embaixada do Brasil ficaram na Síria, e não haveria mais funcionários brasileiros aguardando para serem retirados da representação brasileira.

A saída do país ocorre em um contexto de grande incerteza em meio à tomada de Damasco por rebeldes e a queda do ex-ditador Bashar al-Assad, que fugiu do país. Nas primeiras horas após o triunfo dos rebeldes, havia relatos de invasões a órgãos públicos e saques.

Segundo a agência Reuters, rebeldes entraram na residência do embaixador da Itália em Damasco para procurar combatentes pró-Assad ou documentos relevantes e dispararam tiros contra uma parede. Eles, no entanto, não feriram o embaixador nem a equipe de segurança, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani. "Eles levaram apenas três carros e foi só isso", afirmou.

Em Brasília, a embaixada da Síria no Brasil não hasteava a bandeira de duas estrelas usada pela ditadura de Assad na tarde desta segunda. Segundo funcionários da representação, uma nova bandeira, com três estrelas, está sendo confeccionada.

A nova flâmula, nas cores verde, branca e preta, com três estrelas vermelhas, tem sido agitada por rebeldes e pela população em geral após a queda de Assad -ela remete à bandeira da República Síria (1930-1958). A embaixada em Brasília, no entanto, não confirmou se esta será a mesma bandeira hasteada na representação.

De acordo com a agência Reuters, a bandeira usada pelos rebeldes foi hasteada na embaixada síria em Moscou, para onde Assad fugiu e se encontra exilado. Outras representações do país em outras nações, como Espanha, Grécia, Sérvia e Suécia também hastearam a bandeira de três estrelas, segundo a agência.

Rebeldes sírios anunciaram, em uma declaração televisionada no início deste domingo, que derrubaram o regime de Assad, acrescentando que todos os prisioneiros foram libertados após uma ofensiva relâmpago que surpreendeu o mundo e traz temores de uma nova onda de instabilidade em um Oriente Médio assolado por guerras.

Na sequência, o comando do Exército da Síria notificou os oficiais que o regime de Assad havia terminado, disse um oficial sírio que foi informado sobre a medida à Reuters.

A queda de Damasco foi antecedida por rápidos avanços dos insurgentes em diversos pontos do território. Desde a invasão de Aleppo, no norte, no último dia 29, as defesas de Assad desmoronaram. Além dela e de Hama e Homs, foram tomadas Deir al-Zor, no leste, e Quneitra, Deraa e Suweida, no sul.

O futuro do país, por sua vez, continua incerto, e a volatilidade da situação abre a possibilidade de que a guerra civil que matou 500 mil sírios e forçou o deslocamento de outros 6 milhões seja retomada com força total.

Além disso, o HTS é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, e seu líder, Abu Mohammad al-Jolani, é considerado autoritário e extremista, embora tenha insistido que conseguiu transformar a facção em uma força moderada nos últimos anos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Tailândia Há 11 Horas

Jovem procura massagem para aliviar dor de pescoço e acaba morrendo

brasil Brasil Há 9 Horas

Mulher salta para carro em andamento após flagrar traição do marido

fama Apoline Há 8 Horas

Humorista se pronuncia após flagrar ex com outra pessoa: 'Fui traída'

politica Lula Há 9 Horas

Como o presidente estava se sentindo antes de ser internado com urgência?

fama Sean 'Diddy' Combs Há 9 Horas

Vítima relembra palavras 'assustadoras' que Diddy disse antes do estupro

fama Neymar Há 10 Horas

Neymar faz teste de DNA, mas húngara se recusa a colher material da filha

fama Esqueceram de mim Há 10 Horas

Atores de "Esqueceram de Mim" se reencontram após mais de 30 anos

fama Saúde Há 11 Horas

Mariana Rios revela diagnóstico de doença auditiva rara após estresse

mundo Comedy Wildlife Awards Há 10 Horas

Esquilo preso em árvore vence concurso de comédia fotográfica; confira

fama Estática Há 6 Horas

Anitta faz procedimento estético na testa