Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

A escolha anual da empresa é baseada no nível de pesquisa dos visitantes do site

© iStok / Milkos

Mundo Palavras 09/12/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dicionário Merriam-Webster, dos Estados Unidos, publicou nesta segunda-feira (9) o que elegeu como a palavra do ano de 2024: polarização.

PUB

 

A escolha anual da empresa é baseada no nível de pesquisa dos visitantes do site e, além disso, na frequência de uso do termo. Polarização, segundo o editor geral do dicionário, Peter Sokolowski, diz respeito a um "tipo muito específico de divisão". Segundo relatou à agência Associated Press, a escolha "significa que estamos tendendo para os extremos em vez de para o centro."

As eleições presidenciais dos EUA foram um dos fatores que influenciaram a decisão. A opção do Merriam-Webster por esta palavra reflete aspectos científicos e metafóricos do termo. Em sua definição mais comum, polarização é o ato de "causar forte desacordo entre facções ou grupos opostos".

Ainda neste mês, o jornal The Economist também publicou o que elegeu ser a palavra do ano: caquistocracia. A palavra resume "o governo dos piores" em um único termo. Caquistocracia não é encontrada em fontes antigas; parece ter sido cunhada em inglês como um antônimo intencional para aristocracia, originalmente "governo dos melhores".

Na publicação desta segunda, o dicionário ainda elencou outros termos que considera os principais do ano, como democracia, esquisito, cognitivo e totalidade. No panorama geral, as escolhas refletem diretamente o cenário político e cultural dos EUA.

O cenário político global experimenta algo parecido. No Brasil, uma pesquisa do Datafolha apontou para uma polarização alta e inalterada no período anterior às eleições municipais. Em números, ambos os campos apoiadores do presidente Lula e de Jair Bolsonaro -representantes, aqui, de uma polarização à esquerda e à direita- se mostraram maiores que um possível terceiro caminho -mais ao centro, em teoria.

De volta ao contexto americano, Sokolowski, responsável pela divulgação, afirmou que a escolhida do ano é uma "palavra bem jovem" na língua inglesa. Destacou ainda que é frequentemente utilizada na descrição de relações raciais, políticas e ideológicas. "Polarizado é um termo que traz intensidade a outra palavra", acrescentou.

Nos últimos quatro anos, o dicionário escolheu palavras também bastante relacionadas aos debates públicos à época. De 2023 a 2020, as escolhidas foram autêntico, gaslighting, vacina e pandemia.

Outros dicionários americanos elegeram termos diferentes para 2024. Brat foi a escolhida pelo Collins, e Demure, pelo Dictionary.com. No Brasil, um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Ideia, com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn, estabeleceu ansiedade como a palavra do ano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Tailândia Há 11 Horas

Jovem procura massagem para aliviar dor de pescoço e acaba morrendo

brasil Brasil Há 9 Horas

Mulher salta para carro em andamento após flagrar traição do marido

fama Apoline Há 8 Horas

Humorista se pronuncia após flagrar ex com outra pessoa: 'Fui traída'

politica Lula Há 9 Horas

Como o presidente estava se sentindo antes de ser internado com urgência?

fama Sean 'Diddy' Combs Há 9 Horas

Vítima relembra palavras 'assustadoras' que Diddy disse antes do estupro

fama Neymar Há 10 Horas

Neymar faz teste de DNA, mas húngara se recusa a colher material da filha

fama Esqueceram de mim Há 10 Horas

Atores de "Esqueceram de Mim" se reencontram após mais de 30 anos

fama Saúde Há 11 Horas

Mariana Rios revela diagnóstico de doença auditiva rara após estresse

mundo Comedy Wildlife Awards Há 10 Horas

Esquilo preso em árvore vence concurso de comédia fotográfica; confira

fama Estática Há 6 Horas

Anitta faz procedimento estético na testa