População retirada e voos cancelados após erupção de vulcão nas Filipinas

Pelo menos seis voos domésticos e um voo com destino a Singapura foram cancelados, enquanto dois voos locais precisaram ser desviados.

© Lusa

Mundo Filipinas 10/12/24 POR Notícias ao Minuto

Cerca de 87 mil pessoas foram retiradas de aldeias na região central das Filipinas nesta terça-feira (10), um dia após uma breve erupção do vulcão Kanlaon, no Monte Kanlaon, que causou o cancelamento de pelo menos sete voos.

PUB

 

A erupção, que durou quatro minutos na segunda-feira, lançou uma coluna de cinzas de quatro quilômetros de altura. Lava quente, gases e rochas vulcânicas desceram pela encosta sudeste do vulcão, alertando para o risco de novas erupções, segundo autoridades locais.

As cinzas vulcânicas atingiram uma área extensa, incluindo a província de Antique, localizada a mais de 200 quilômetros a oeste do vulcão. Isso prejudicou a visibilidade e representou riscos à saúde, conforme explicou o diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, Teresito Bacolcol.

  [Legenda]© Getty  

Pelo menos seis voos domésticos e um voo com destino a Singapura foram cancelados, enquanto dois voos locais precisaram ser desviados.

A evacuação concentrou-se nas áreas mais próximas das encostas oeste e sul do Kanlaon. Em La Castellana, província de Negros Occidental, cerca de 47 mil pessoas foram retiradas de uma zona de perigo de seis quilômetros ao redor do vulcão, informou a Defesa Civil.

Mais de 6 mil pessoas foram levadas para centros de acolhimento, enquanto outras buscaram abrigo temporário em casas de familiares. "Estamos realocando a população para garantir a segurança, especialmente na zona de maior risco", afirmou a prefeita de La Castellana, Rhumyla Mangilimutan.

[Legenda]© Getty  

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., afirmou que as autoridades estão preparadas para prestar assistência aos deslocados. O secretário do Bem-Estar Social viajou para a região afetada nesta manhã.

O Instituto de Vulcanologia está monitorando a qualidade do ar devido ao risco de gases tóxicos provenientes do vulcão, o que pode exigir a evacuação de mais áreas. Escolas foram fechadas e um toque de recolher noturno foi imposto nas zonas mais vulneráveis.

Com 2.400 metros de altitude, o Monte Kanlaon é um dos 24 vulcões mais ativos das Filipinas. Localizado na ilha de Negros, ele já entrou em erupção mais de 40 vezes desde 1866, segundo registros oficiais.

Em setembro, o vulcão expeliu milhares de toneladas de gás tóxico, forçando a evacuação de centenas de moradores. Em 1996, uma erupção matou três caminhantes devido à liberação de cinzas.

As Filipinas estão situadas no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica. O país também enfrenta cerca de 20 tufões e tempestades anualmente, o que o coloca entre as nações mais afetadas por desastres naturais.

Leia Também: População retirada de aldeias após erupção de vulcão nas Filipinas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Tailândia Há 11 Horas

Jovem procura massagem para aliviar dor de pescoço e acaba morrendo

brasil Brasil Há 9 Horas

Mulher salta para carro em andamento após flagrar traição do marido

fama Apoline Há 8 Horas

Humorista se pronuncia após flagrar ex com outra pessoa: 'Fui traída'

politica Lula Há 9 Horas

Como o presidente estava se sentindo antes de ser internado com urgência?

fama Sean 'Diddy' Combs Há 9 Horas

Vítima relembra palavras 'assustadoras' que Diddy disse antes do estupro

fama Esqueceram de mim Há 10 Horas

Atores de "Esqueceram de Mim" se reencontram após mais de 30 anos

fama Saúde Há 11 Horas

Mariana Rios revela diagnóstico de doença auditiva rara após estresse

fama Neymar Há 10 Horas

Neymar faz teste de DNA, mas húngara se recusa a colher material da filha

mundo Comedy Wildlife Awards Há 10 Horas

Esquilo preso em árvore vence concurso de comédia fotográfica; confira

politica Governo Lula Há 9 Horas

Lula segue na UTI após cirurgia, mas Alckmin não assume presidência