Como o presidente estava se sentindo antes de ser internado com urgência?

Apesar da ida do presidente ao hospital na capital federal, a bandeira da República, símbolo da presença do presidente em prédios públicos, permaneceu hasteada no Palácio do Planalto, onde Lula teve reuniões durante o dia. A bandeira só foi recolhida por volta das 20h30.

© Getty Images

Política Lula Há 5 Horas POR Estadao Conteudo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a segunda-feira, 9, indisposto e, à tarde, reclamou de dor de cabeça, informaram integrantes do governo ao Estadão. O quadro levou o chefe do Executivo a ser submetido a exames no final do dia.

PUB

 

Às 17h da segunda-feira, Lula estava reunido com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar sobre o impasse das emendas. O encontro foi rápido, durou cerca de 1h. Logo em seguida, por volta das 18h, Lula deu entrada no Sírio-Libanês em Brasília para fazer uma ressonância magnética que identificou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em outubro.

Apesar da ida do presidente ao hospital na capital federal, a bandeira da República, símbolo da presença do presidente em prédios públicos, permaneceu hasteada no Palácio do Planalto, onde Lula teve reuniões durante o dia. A bandeira só foi recolhida por volta das 20h30.

Após o diagnóstico em Brasília, Lula foi para a unidade do hospital em São Paulo. Ele chegou à capital paulista no final da noite. O petista está acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja.Segundo informou boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Líbanês, Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma. Ele está internado na UTI e "encontra-se bem", informou a nota.

O hospital fará uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira para atualizar o estado de saúde do presidente. Além disso, um boletim médico atualizado sobre o estado de saúde de Lula será emitido pela manhã. A equipe de médicos é liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio em São Paulo, para onde Lula foi transferido após o início das dores em Brasília.

Na data do acidente que levou às dores, o petista caiu no banheiro do Palácio da Alvorada no final da tarde, após retornar de São Paulo. O presidente foi levado à unidade do Sírio na capital federal onde seu ferimento na cabeça foi tratado. Ele levou três pontos no local. Após o atendimento médico, o presidente foi liberado para retornar ao Alvorada. Na ocasião, segundo o Hospital Sírio-Libanês de Brasília, o presidente sofreu uma lesão com corte e contusão na parte de trás da cabeça.

Leia Também: Lula passa por cirurgia de emergência para drenagem de hematoma

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Governo Lula 10/12/24

Alckmin assumirá agendas com primeiro-ministro da Eslováquia, após cirurgia de Lula

Política Lula Há 5 Horas

Como o presidente estava se sentindo antes de ser internado com urgência?

Política Saúde Há 21 Horas

Angústia deu lugar à tranquilidade, diz Janja após cirurgia de Lula

Política PAULO-PIMENTA 10/12/24

Pimenta admite ir para o 'banco de reservas' após crítica pública de Lula

Política Violência Há 17 Horas

Homem é preso após tentar entrar na Câmara com munição para revólver

Política Investigação Há 22 Horas

PF cumpre 17 mandados de prisão contra esquema de desvio de emendas parlamentares

Política Lula 10/12/24

Lula está consciente e tranquilo, mas deve permanecer 48 horas na UTI, diz Paulo Pimenta

Política atos antidemocráticos Há 15 Horas

Fux é o 8° voto contra pedido para tirar Moraes da investigação sobre a tentativa de golpe

Política Governo Lula Há 4 Horas

Lula segue na UTI após cirurgia, mas Alckmin não assume presidência

Política Justiça Há 20 Horas

Flávio Dino segue voto de Moraes para condenar Roberto Jefferson no STF