Aquilo que você sempre ouviu sobre carros… e não era bem assim

Desmascarando enganos sobre veículos super comuns.

Aquilo que você sempre ouviu sobre carros… e não era bem assim

Muitos mitos sobre os carros passaram de geração em geração. Alguns de nós acreditamos nessas crenças porque aprendemos com nossos pais, ou simplesmente porque a maioria das pessoas nos disse que era assim que as coisas eram feitas. Mas agora é hora de desafiar alguns dos maiores mitos sobre carros!

Na galeria, você descobrirá mitos que são completamente falsos, aqueles com uma pitada de verdade e por que alguns mitos ainda persistem até hoje. 

©

Getty Images

Combustível premium ajuda no desempenho do carro

Alguns carros precisam de uma gasolina com nível mais alto de octano, mas se isso não está especificado no manual do seu carro, você está apenas desperdiçando dinheiro.

©

Shutterstock

Devemos substituir todos os pneus ao mesmo tempo

Isso não tem nada de verdade. Podemos substituir apenas um pneu, desde que ele seja semelhante aos que já estão no carro. No entanto, alguns especialistas recomendam substituí-los em pares (os dois na frente ou os dois na parte de trás).

©

Shutterstock

Usar o celular enquanto coloca gasolina pode desencadear uma explosão

Você provavelmente já viu umas placas sobre isso nos postos de gasolina, mas o que realmente aconteceria se alguém usasse o celular? Aparentemente nada. A ligação entre tecnologia sem fio e vapores de combustível não foi comprovada.

©

Shutterstock

Carros elétricos são mais suscetíveis a pegar fogo

Não há provas de que carros elétricos são mais propensos a pegar fogo quando comparados com carros "normais".

©

Shutterstock

Colocamos mais gasolina se enchermos o tanque de manhã

Ar mais frio significa combustível mais denso, então é mais vantajoso encher o tanque de manhã, certo? Não, porque a temperatura da gasolina não muda ao longo do dia.

©

Shutterstock

O fluido de arrefecimento e os filtros de ar devem ser trocados junto com o óleo

O mecânico pode até recomendar a troca dessas coisas quando trocar o óleo do carro, mas não é algo obrigatório. Verifique o manual do seu carro com antecedência para obter instruções sobre a frequência com que as trocas devem ser feitas.

©

Shutterstock

O óleo deve ser trocado a cada 5.000 km

Este é um velho mito que passou a fazer sentido em veículos antigos. Motores recentes não exigem mais que você troque o óleo com tanta frequência.

©

Shutterstock

O óleo não precisa ser trocado

Bem, precisa sim. O óleo vai ficar sujo à medida que as partículas se acumulam ao longo do tempo. Verifique o manual do seu carro para obter instruções sobre quando ele precisa de uma troca de óleo e atenha-se a isto.

©

Shutterstock

O motor do carro precisa se aquecer antes de começar a andar no frio.

Este velho mito não se aplica aos carros modernos. Alguns especialistas recomendam esperar cerca de 30 segundos antes de começar a dirigir, o que muitas pessoas farão inadvertidamente de qualquer maneira.

©

Shutterstock

Carros maiores são sempre mais seguros em casos de acidente

O volume e o peso do veículo não são tão relevantes quanto algumas pessoas podem pensar. Carros muito pequenos podem ser um pouco menos seguros, mas a diferença na segurança entre um hatch de tamanho normal e um crossover é insignificante.

©

Shutterstock

Se um tiro pegar no tanque de gasolina, o carro explode

O programa 'MythBusters' da Discovery realmente testou isso. O resultado foi um pouco decepcionante. As balas simplesmente passaram pelo tanque. Sem fogo. Sem explosão.

©

Getty Images

Tração dianteira não é boa

Afinal, você está colocando energia e direção nas mesmas rodas — não há como seu carro lidar com isso! Embora haja indícios de verdade neste mito, há muitos carros com tração dianteira de alto desempenho no mercado hoje, então não os descarte completamente.

©

Shutterstock

Uma suspensão mais baixa é melhor

Muita gente adora um lowrider (carro com suspensão modificada), mas, estética à parte, suspensão mais baixa é realmente melhor? Isso depende. Molas mais curtas são mais duras e têm impacto no manuseio. O problema é que a maioria dos carros não está preparada para isso. Então, se você está pensando em fazer rebaixamento no seu carro, certifique-se de pesquisar antes.

©

Shutterstock

Combustível de jato deixa o carro mais potente

Se o combustível é usado em jatos e jatos são rápidos, então meu carro também vai ficar mais rápido se eu usar, certo? Errado! Combustível de jato é feito para aeronaves e não para carros. Ninguém abastece um motor diesel com gasolina, certo? É o mesmo princípio!

©

Shutterstock

Combustível de jato faz o carro pegar fogo

Há outro velho mito que diz que, ao colocar combustível de jato no carro, o motor não será capaz de lidar com a energia extra e pegará fogo. Bem, na verdade, o pior que pode acontecer é o carro parar de funcionar.

©

Shutterstock

Dirigir com a tampa traseira da picape aberta economiza combustível

Um teste da Popular Mechanics descobriu que, na verdade, o que acontece é o oposto. Eles também descobriram que uma porta traseira com uma malha poderia ser uma alternativa eficiente em combustível.

©

Shutterstock

Ajustes regulares são bons para o carro

É verdade que alguns carros antigos precisavam ser ajustados ao longo dos anos para se apresentarem no seu melhor. Mas fazer isso regularmente hoje em dia não faz sentido, pois os computadores verificam se há algo que precisa ser feito.

©

Shutterstock

Mais combustível é desperdiçado quando um carro é ligado do que quando ele está ocioso

Num engarrafamento, por exemplo, você deve desligar seu carro ou deixá-lo ocioso para economizar combustível? Depende se você tem um carro velho ou mais recente. Muitos carros hoje em dia até têm um sistema de start-stop, o que diz muito sobre a economia de combustível de desligar o motor.

©

Shutterstock

Chips de desempenho tornam seu carro mais rápido

Reprogramar ou substituir completamente o ECU (Engine Control Unit – Unidade de Controle do Motor) de um carro pode ter um impacto na saída de potência. No entanto, estes não são os chips de desempenho baratos e muito vendidos que você encontrará no eBay alegando adicionar alguma quantidade de potência ao seu carro.

©

Shutterstock

Entradas de ar frio adicionam energia ao seu motor

O ar frio tem maior densidade e, portanto, é melhor para um motor quando comparado ao ar quente, mas as entradas de ar frio dificilmente têm qualquer impacto no desempenho.

©

Shutterstock

A tecnologia pode ajudar na direção ruim

Nenhum controle de tração, controle de estabilidade, assistente de faixa ou sensores corrigirão um motorista ruim. Esta tecnologia certamente ajuda, mas não substitui o ser humano no volante.

©

Shutterstock

Todos os SUVs são bons para off road

É verdade que alguns se dão bem em estradas de terra, mas muitos SUVs nem são veículos de tração nas quatro rodas. E mesmo os que têm, bem, eles estão mais adaptados à estrada do que às condições off-road.

©

Shutterstock

Os câmbios automáticos são piores que os manuais

Muitas pessoas ainda acreditam que os câmbios automáticos não são legais. Apesar de não serem a mesma coisa, os carros automáticos modernos estão no mesmo nível dos carros com câmbios manuais, tanto em termos de desempenho e velocidade, quanto em eficiência de combustível.

©

Shutterstock

Comprar carro é um investimento

É verdade que alguns carros se tornam clássicos valiosos que acabam valendo muito dinheiro algum dia. Mas isso requer tempo e sorte. Em termos gerais, os carros desvalorizam rapidamente e, apenas em ocasiões muito raras, eles podem ser considerados um investimento.

©

Shutterstock

Se esconder atrás de um carro protege contra tiros

Todos nós vimos isso nos filmes, mas funcionaria na vida real? Bem, se essa é sua única opção, então, por favor, esconda-se atrás de um carro. Mas cuidado que as balas podem passar por ele e acertar você!

©

Shutterstock

Ligar o ar condicionado é melhor para a economia de combustível do que abrir as janelas

Infelizmente, o oposto é a verdade. Ligar o ar sempre consumirá mais combustível.

©

Shutterstock

Não se deve dirigir um conversível na chuva

Faz sentido parar e colocar a capota, certo? Mas se a pessoa conseguisse dirigir rápido o suficiente, ela nem se molharia. A única razão pela qual a ideia não é endossada é porque é realmente muito perigosa. Chuva e velocidade não são uma boa combinação.

©

Shutterstock

Carros antigos são melhores que os novos

Embora haja certamente prós e contras em dirigir carros novos e antigos, carros mais velhos em geral são muito mais inseguros de dirigir.

©

Shutterstock

Carros de polícia são rápidos

Com exceção de alguns carros de polícia rápidos, a maioria dos carros de polícia regulares são bastante medianos quando se trata de potência e velocidade.

Fontes: (Family Handyman) (HotCars) (Popular Mechanics) (Insider)

©

Shutterstock

Lifestyle Mitos e verdades Há 4 Horas POR Notícias Ao Minuto Brasil


Muitos mitos sobre os carros passaram de geração em geração. Alguns de nós acreditamos nessas crenças porque aprendemos com nossos pais, ou simplesmente porque a maioria das pessoas nos disse que era assim que as coisas eram feitas. Mas agora é hora de desafiar alguns dos maiores mitos sobre carros!

PUB

 

Na galeria, você descobrirá mitos que são completamente falsos, aqueles com uma pitada de verdade e por que alguns mitos ainda persistem até hoje.

Leia Também: Prazeres, vícios e dopamina: Por que é tão difícil dizer não?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Vício Há 11 Horas

Prazeres, vícios e dopamina: Por que é tão difícil dizer não?

Lifestyle Peso Há 12 Horas

Dicas para manter um peso saudável durante a época festiva

Lifestyle Saúde Há 5 Horas

Sente-se inchado? Especialistas aconselham que beba este tipo de chá

Lifestyle Câncer Há 5 Horas

O que explica o aumento do câncer em pessoas cada vez mais jovens?

Lifestyle Mitos e verdades Há 4 Horas

Aquilo que você sempre ouviu sobre carros… e não era bem assim

Lifestyle Decoração Há 3 Horas

Como transformar sua casa com toques de luxo e sem gastar muito

Lifestyle Dieta Há 1 Hora

Alimentos que combatem a ansiedade, estresse e depressão