Os mais famosos casos de avistamentos de OVNIs no Brasil e no mundo
O "incidente do balão chinês" chamou atenção para décadas de observações inexplicadas de OVNIs nos Estados Unidos
Os mais famosos casos de avistamentos de OVNIs no Brasil e no mundo
Existe vida fora da Terra? Esse é um mistério que intriga todos nós. Mesmo com todos os avanços tecnológicos e espaciais das últimas décadas, ainda não existem provas concretas de que espécies desconhecidas habitam outros planetas. Contudo, o avistamento de OVNIs (objetos voadores não identificados) é algo que acontece em todo o mundo.
Na galeria, reunimos alguns dos casos mais icônicos de avistamentos de OVNIs, incluindo um no Brasil, para você tirar as suas próprias conclusões. Será que existe alguma coisa lá fora?
© Getty Images
O maior escândalo envolvendo OVNIs de 2023
É de conhecimento público que o governo dos EUA passou décadas encobrindo incidentes inexplicáveis oriundos do espaço e só passou a assumir publicamente a existência e legitimidade de OVNIs nos últimos anos. Contudo, o delator David Grusch afirmou que eles ainda têm múltiplas embarcações "intactas" de origem "não humana". Grusch trabalhou na inteligência do National Reconnaissance Office e esteve envolvido na análise de fenômenos anômalos inexplicáveis até 2023. Em junho, Grusch levantou acusações contra o governo federal, alegando que eles vinham escondendo um programa de recuperação de OVNIs há décadas. Ele afirma que, através de seu trabalho, conversou com muitos funcionários de alto nível que confirmaram que estavam em posse de espaçonaves "não humanas" e havia encontrado "produtos biológicos não humanos".
Grusch supostamente disse ao Congresso americano e ao Inspetor Geral dos EUA que esta informação foi ilegalmente ocultada dos legisladores, que recentemente realizaram audiências sobre atividades de OVNIs. Tanto a NASA como o Departamento de Defesa dos EUA afirmam que nunca encontraram evidências de vida extraterrestre. Grusch apresentou uma queixa de denúncia ao Inspetor Geral da Comunidade de Inteligência dos EUA em 2022 e compareceu a uma audiência no Congresso em 26 de julho de 2023 e prestar depoimento sob juramento.
© Shutterstock
Painel da NASA de 2023
A NASA tem se dedicado historicamente a desmascarar avistamentos de OVNIs. A agência espacial americana busca fornecer maior transparência sobre o assunto de interesse público e assim reuniu um painel de especialistas em 2022 para investigar fenômenos anômalos não identificados e compartilhar suas descobertas. Eles definem OVNIs como avistamentos "que não podem ser identificados como aeronaves ou fenômenos naturais conhecidos do ponto de vista científico".
©
Shutterstock
Painel da NASA de 2023
Em 31 de maio de 2023, o painel realizou sua primeira reunião pública para compartilhar informações preliminares de seu trabalho. Os profissionais explicaram que recebem aproximadamente 50 a 100 novos relatórios por mês, mas que apenas cerca de 2 a 5% da base de dados total de avistamentos permanece realmente sem explicação. Os estudiosos explicaram as dificuldades que enfrentam na investigação de fenômenos anômalos não identificados, algumas das quais vêm de preocupações com a privacidade, já que as pessoas nos EUA normalmente não querem que os equipamentos avançados da NASA estejam em seu quintal.
Há também a questão de interpretar os dados recebidos, já que os incidentes podem muitas vezes ser mal compreendidos devido à sensibilidade de seus equipamentos, como quando uma série de rajadas incomuns de ondas de rádio vieram das microondas que os pesquisadores usavam para aquecer seus almoços. Eles também falaram sobre o desdém e o assédio que enfrentam em seu trabalho com "discos voadores" e seu objetivo de acabar com o estigma. "Há necessidade de dados de alta qualidade para abordar questões importantes sobre os OVNIs", disse David Spergel, presidente da equipe de OVNIs da Nasa.
©
Shutterstock
Balão chinês, espaços aéreos do Canadá e EUA
Em 4 de fevereiro de 2023, os militares dos EUA derrubaram um balão chinês que passava sobre o espaço aéreo canadense e americano. Acredita-se que o agora infame balão tenha sido usado para vigilância, embora a posição mantida pelas autoridades chinesas afirme que era simplesmente um balão meteorológico que foi soprado para fora do curso. O que poucas pessoas sabem é que três outros objetos voadores não identificados, provavelmente também balões, foram abatidos pelos militares dos EUA na mesma semana. Isso levanta a questão: de onde vêm todos esses OVNIs?
Um relatório de janeiro do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional revelou o quão difundidos esses avistamentos se tornaram nos EUA nos últimos anos. Entre março de 2021 e agosto de 2022, houve 247 novos avistamentos relatados. Um aumento fenomenal, considerando que apenas 144 avistamentos foram relatados entre 2004 e 2021.
O relatório mostrou que houve aproximadamente 500 avistamentos de OVNIs credíveis nas últimas duas décadas. Mais de 100 deles foram identificados como balões e alguns como drones, mas 171 ficaram completamente inexplicados. Alguns desses objetos foram descritos como tendo demonstrado "características de voo ou capacidades de desempenho incomuns". Foi sugerido que alguns dos OVNIs poderiam ser dispositivos de vigilância enviados por adversários para espionar em espaço aéreo restrito ou sensível. Uma vez que eles permanecem não identificados, é impossível dizer se eles foram enviados por potências militares estrangeiras ou se eram, talvez, de origem extraterrestre.
©
Reuters
Luzes de Greifswald, Alemanha
Milhares de pessoas testemunharam uma formação organizada de 7 luzes no céu, que pairaram durante 30 minutos perto da Central Nuclear de Greifswald, localizada perto de Peenemünde, em 1990. Várias testemunhas, entre elas físicos nucleares russos que trabalhavam na estação, conseguiram filmar o incidente.
© iStock
Luzes de Greifswald, Alemanha
Os mais céticos se recusaram acreditar neste caso, ignorando o fato de que as luzes estiveram a pairar durante quase meia hora. Uma das explicações dadas foi o fato das luzes serem apenas sinalizadores disparados para o céu pela marinha russa ou polaca. Contudo, a reunificação da Alemanha aconteceria seis semanas depois. Por isso, há quem acredite que disparar estes sinalizadores poderia causar um protesto diplomático forte que impedisse essa reunificação.
© iStock
Avistamento de Warrenton, África do Sul
Em 1994, um agricultor afirmou ter visto várias vezes aquilo que lhe pareceu ser uma pequena nave noturna que fazia muito barulho e que viajava a uma grande velocidade ao lado de uma 'nave-mãe' maior.
© iStock
Avistamento de Warrenton, África do Sul
O barulho da nave foi comparado ao de um helicóptero ou ao de um motor de um Fusca. Mais quatro pessoas testemunharam o mesmo incidente, em conjunto com o agricultor, em 1994.
© iStock
Avistamento de Calcutá, Índia
Em 2007, e como reportou o The Times Of India, várias testemunhas afirmaram ter visto um objeto voador que se movia a grande velocidade nos céus de Calcutá. Os avistamentos foram reportados entre as 3h30 e 6h30 da manhã.
© iStock
Avistamento de Calcutá, Índia
Aqueles que viram o objeto no céu, afirmaram que este conseguia mudar a sua forma, de esférica para triangular. Os especialistas contactados pelo The Times Of India não conseguiram explicar o fenômeno.
© iStock
Avistamento de Vancouver, Canadá
No dia 20 de fevereiro de 2011, várias pessoas de Vancouver relataram ter visto um objeto que pairava no céu e que emitia luzes verdes e vermelhas.
© iStock
Avistamento de Vancouver, Canadá
Contudo, depois das filmagens terem sido revistas por especialistas, foi concluído que o objeto era apenas uma pipa com luzes de LED instalados.
© iStock
O acidente do Capitão William Schaffner, Mar do Norte
William Schaffner era um piloto que viajava com a Força Aérea Real em 1970. Na noite do dia 9 de setembro do mesmo ano, um objeto estranho pairava sobre o Mar do Norte onde estava a frota de Schaffner. O capitão decidiu segui-lo no seu avião, contudo, pouco minutos depois, as comunicações de rádio com a aeronave de William Schaffner deixaram de funcionar.
© iStock
O acidente do Capitão William Schaffner, Mar do Norte
O avião do capitão foi encontrado no mar pouco tempo depois. O mais estranho? A copa da aeronave estava fechada e não existiam vestígios de William Schaffner. Este é um caso que intriga o mais aficionados por OVNIS, no entanto, como mostra o The Telegraph, parece existir uma explicação para o que aconteceu. O capitão estava a praticar voos de baixa altitude para treinar atingir alvos durante a noite e o seu avião caiu na água.
© iStock
Incidente da cordilheira Berwyn Range, País de Gales
Na noite de 23 de janeiro de 1974, vários moradores da região montanhosa de Berwyn, no norte do País de Gales, reportaram ver luzes fortes no céu e um barulho muito forte durante algum tempo.
© iStock
Complexo de Yenikent, Turquia
Entre 2007, 2008 e 2009, um guarda noturno do complexo de Yenikent, chamado Yalcin Yalman, conseguiu gravar várias vezes aquilo que muitos acreditam serem OVNIs que pairavam sobre o céus da Turquia.
© Shutterstock
Incidente da cordilheira Berwyn Range, País de Gales
Apesar do susto e de todo o alarde, atualmente este incidente está descartado como um possível avistamento de OVNIS. Isto porque, o Ministério da Defesa Britânico concluiu que isso foi resultado de terremoto de magnitude 3.5 na escala de Richter, que aconteceu na zona norte do País de Gales, em conjunto com um meteoro que caiu no local à mesma altura.
© iStock
Complexo de Yenikent, Turquia
As gravações, agora consideradas uma das provas mais importantes do mundo em relação à existência de visitas de seres de outros planetas, são imagens genuínas sem alterações.
© iStock
A Onda Belga de OVNIs
A Onda Belga de OVNIs foi uma série de avistamentos que aconteceram entre novembro de 1989 e abril de 1990, na Bélgica. Milhares de pessoas relataram terem observado vários objetos nos céus, com formas triangulares e várias luzes na base.
© iStock
A Onda Belga de OVNIs
Apesar do enorme número de relatos nesta época, não existem fotografias ou vídeos publicados que provem estes avistamentos. Apenas uma fotografia que foi divulgada para a imprensa em 1990, mas que se tratava apenas de uma imagem alterada.
© iStock
As Luzes de Lubbock, EUA
Entre os meses de agosto e setembro de 1951, foram avistadas várias formações incomuns de luzes nos céus de Lubbock, no Texas. Quem relatou ter visto o objeto contou que se tratavam de 20 a 30 luzes que formavam um 'V'. Este tornou-se um dos primeiros incidentes nos Estados Unidos no que diz respeito a OVNIs.
© iStock
As Luzes de Lubbock, EUA
A Força Aérea dos EUA investigou o incidente nesse mesmo ano e inicialmente pensou que as luzes tinham sido causadas por uma ave chamada Plover. No entanto, esta hipótese foi descartada e a Força Aérea não forneceu mais nenhum explicação.
© iStock
Incidente no Teerão, Irã
Na manhã do dia 19 de setembro de 1976, as forças militares iranianas localizaram um objeto voador não identificado nos céus da capital.
© iStock
Incidente no Teerão, Irã
Dois jatos das forças militares do Irã aproximaram-se do objeto e relataram terem perdido as comunicações. Para além disso, uma das aeronaves estava preparada para abrir fogo contra o OVNI, mas o sistema de armamento também falhou. As aeronaves só voltaram a ter seus sistemas estabilizados depois de saírem do local onde estava o objeto.
© iStock
O avistamento de Jimmy Carter, EUA
Antes de ser presidente dos EUA, Jimmy Carter foi governador do estado da Geórgia. Foi durante este período que Carter relatou um avistamento de um objeto voador não identificado, em 1973.
© Getty Images
O avistamento de Jimmy Carter, EUA
O caso só se tornou público depois de Carter ter sido eleito presidente dos EUA. A imprensa norte-americana se aproveitou do avistamento do ex-presidente para abrir uma discussão sobre os avistamentos de OVNIs durante os anos 70.
© Getty Images
Os avistamentos de São Paulo, Brasil
Em 1986, 20 OVNIs foram avistados nos radares militares das forças brasileiras. Uma aeronave do Exército brasileiro foi enviada ao local para os interceptar mas acabou por desaparecer.
© iStock
Os avistamentos de São Paulo, Brasil
Existem várias teorias da conspiração em relação a este caso, contudo, o consenso comum é o de que os objetos identificados pelos radares eram apenas detritos ejetados da estação espacial soviética Salyut-7.
© iStock
Roswell, EUA
O incidente de Roswell continua a ser até aos dias de hoje um dos mais mediáticos e conhecidos em todo o mundo. Em 1947, dois caçadores afirmaram ter visto o exército norte-americano a recolher do solo de Roswell uma nave alienígena.
© iStock
Roswell, EUA
As forças militares dos EUA negaram qualquer tipo de envolvimento na época e continuam a fazê-lo até aos dias de hoje. A explicação oferecida pelo exército norte-americano é a de que se tratava apenas de uma operação secreta de captura de um dispositivo de vigilância.
© iStock
O caso de Kenneth Arnold, EUA
Em 1947, um empresário norte-americano chamado Kenneth Arnold afirmou ter avistado vários objetos em forma de disco a voarem sobre o Monte Rainier, em Washington.
© iStock
O caso de Kenneth Arnold, EUA
Os objetos reportados por Arnold ganharam o nome de 'flying saucer' (disco voador), nome popularizado depois do incidente de 1947.
© iStock
As luzes da floresta de Rendlesham, Inglaterra
O incidente da floresta de Rendlesham é o nome dado a uma série de avistamentos que aconteceram em 1980, depois de uma suposta aterrissagem de uma nave voadora não identificada, na floresta de Rendlesham.
© iStock
As luzes da floresta de Rendlesham, Inglaterra
O Ministério da Defesa do Reino Unido não considerou o caso uma ameaça à segurança nacional. Como tal, o incidente nunca foi investigado por forças oficiais.
© iStock
Caso Levelland, EUA
Em Levelland, em 1967, vários carros deixaram de funcionar depois de supostamente terem dado de cara com um objeto brilhante no céu em forma de ovo. Contudo, os veículos voltaram a ligar depois do misterioso objeto ter ido embora.
© iStock
Caso Levelland, EUA
Depois da polícia ter investigado o caso, foi concluído que tudo se tratou apenas duma tempestade elétrica que incapacitou os veículos durante um curto período de tempo. Contudo, esta explicação continua a ser refutada por quem acredita na existência de alienígenas.
© iStock
Tech
Ovni
Há 5 Horas
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Existe vida fora da Terra? Esse é um mistério que intriga todos nós. Mesmo com todos os avanços tecnológicos e espaciais das últimas décadas, ainda não existem provas concretas de que espécies desconhecidas habitam outros planetas. Contudo, o avistamento de OVNIs (objetos voadores não identificados) é algo que acontece em todo o mundo.
Na galeria, reunimos alguns dos casos mais icônicos de avistamentos de OVNIs, incluindo um no Brasil, para você tirar as suas próprias conclusões. Será que existe alguma coisa lá fora?
Leia Também: Corte de apelação rejeita pedido do TikTok para suspender banimento nos EUA
PARTILHE ESTA NOTÍCIA