Atletas que foram encontrados mortos no auge da carreira; veja
No dia 16 de dezembro de 2024, o astro da NBA Janis Timma foi encontrado morto no fundo de uma escada de um prédio de apartamentos em Moscou
Astro da NBA Janis Timma é encontrado morto em prédio na Rússia
Vários atletas despontaram no esporte porque começaram a se dedicar em suas respectivas modalidades desde muito cedo. Mas, quando muitos desses jovens estavam aprimorando seus talentos ou no auge das suas carreiras, suas vidas foram repentinamente interrompidas por tragédias.
No dia 16 de dezembro de 2024, o astro da NBA Janis Timma foi encontrado morto no fundo de uma escada de um prédio de apartamentos em Moscou. Acredita-se que o jogador de basquete letão de 32 anos morreu depois de uma queda. Após a divulgação de uma causa preliminar de morte, acredita-se que ele tenha tirado a própria vida. O incidente ocorreu no aniversário de sua ex-esposa. Timma e a cantora e atriz ucraniana Anna Sedokova entraram com pedido de divórcio no início deste ano. Foi relatado que o telefone encontrado ao lado dele tinha uma mensagem de Sedokova. Desde então, ela postou uma homenagem emotiva no Instagram.
O ala de 2 metros ficou famoso jogando pelo Memphis Grizzlies e Orlando Magic. O atleta também teve uma carreira de sucesso na Euro League. No entanto, em outubro, ele recebeu críticas negativas sobre sua intenção de jogar profissionalmente na Rússia. Atletas letões são proibidos de participar de esportes russos, então esta decisão significou o fim de sua carreira internacional.
Na galeria, relembre outros ícones do esporte que morreram muitos jovens.
© Getty Images
George Baldock
O jogador de futebol George Baldock foi encontrado morto aos 31 anos no dia 9 de outubro de 2024. O craque foi encontrado inconsciente na piscina de sua casa em Atenas, de acordo com fontes policiais. O jogador inglês de ascendência grega já jogou pelo Sheffield United, mas saiu para se juntar ao time grego Panathinaikos em maio de 2024. Ele também atuou pela seleção grega. "Com profunda tristeza e dor, a seleção nacional e a Federação Helênica de Futebol se despedem de George Baldock", informou nota no Facebook. "Não há palavras para descrever a dor humana causada pela notícia da perda prematura de um dos nossos jovens. O momento pede silêncio. Condolências à sua família. Condolências de sua segunda família". A causa da morte de Baldock ainda não foi revelada.
© Getty Images
Juan Izquierdo
No dia 27 de agosto de 2024, foi declarada a morte do jogador Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, segundo informou o Nacional, clube de futebol uruguaio em que ele atuava. Segundo o boletim médico, o atleta faleceu em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
O craque estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde 22 de agosto, quando caiu desacordado durante uma partida contra o São Paulo na Copa Libertadores da América. O zagueiro foi socorrido dentro de campo e levado com quadro de arritmia cardíaca ao hospital durante o segundo tempo da partida pelas oitavas de final da competição.
©
Getty Images
Rebecca Cheptegei
Em 1º de setembro e 2024, foi divulgado que a atleta olímpica ugandense Rebecca Cheptegei foi queimada pelo ex-namorado. De acordo com a polícia local, o homem entrou em sua casa enquanto ela estava na igreja com os filhos e ele a atacou quando ela voltou para sua residência. Relatos dizem que ele trouxe gasolina para derramar sobre ela antes de incendiá-la. Cheptegei foi levada às pressas para o hospital com queimaduras graves em 75% do corpo, mas acabou não resistindo e morreu de falência de órgãos. A maratonista tinha apenas 33 anos de idade.
"Soubemos do triste falecimento de nossa atleta olímpica Rebecca Cheptegei... após um ataque cruel de seu namorado", disse o presidente do Comitê Olímpico de Uganda, Donald Rukare, em um post no X. "Que sua alma gentil descanse em paz e condenamos veementemente a violência contra as mulheres."
© Reuters
Bernardo Ribeiro
Meia do Friburguense, o jogador brasileiro morreu em 2016 depois de sofrer mal súbito durante partida de futebol amador na cidade de Recreio, na Zona da Mata de Minas Gerais. O atleta tinha 26 anos e havia disputado o Campeonato Carioca deste ano. Bernardo Ribeiro foi formado nas categorias de base do Flamengo, mas fez carreira no exterior, tendo atuado na Itália, Finlândia e Austrália antes de retornar ao Brasil.
© Getty Images
Jules Bianchi
Nome promissor da Fórmula 1, o piloto morreu aos 25 anos, após grave acidente no Grande Prêmio do Japão. O francês, que corria pela Marussia, perdeu o controle do carro e acabou por bater com violência no trator que retirava o carro do alemão Adrian Sutil. No hospital, foi constatado que Bianchi havia sofrido lesão axonal difusa. O piloto ficou em estado vegetativo e internado no Japão durante dois meses, sendo depois transferido para a França, onde morreu no dia 17 de julho de 2015.
©
Getty Images
Alex Apolinário
Em 4 de janeiro, o clube de Apolinário informou que o atleta se encontrava em "estado grave, estabilizado e em coma induzido". O meio-campista do Alverca chegou a ter uma melhora, mas acabou não resistindo e falecendo na manhã de 7 de janeiro. Alex estava em sua terceira temporada pelo time português. No Brasil, ele atuou no Sub-23 do Cruzeiro e nas categorias de base do Botafogo de São Paulo.
©
Getty Images
Alex Apolinário
No dia 7 de janeiro de 2021, Alex Apolinário morreu após participar de partida entre Alverca x União de Almeirim, em Portugal. O jogador brasileiro do Alverca não resistiu a uma parada cardiorrespiratória sofrida durante partida com o Almeirim, que aconteceu em 3 de janeiro. O craque de 24 anos perdeu os sentidos no gramado, sendo reanimado já dentro da ambulância, antes de ser internado.
©
Getty Images
Daniel Corrêa
O jogador era meia do São Paulo, mas estava emprestado para o São Bento quando foi encontrado morto em Curitiba, em outubro de 2018. Responsáveis pelo caso acreditam que o jogador foi brutalmente assassinado com a descrição de que houve ferimento por arma branca. Daniel Corrêa tinha apenas 24 anos.
©
Getty Images
Kobe Bryant
Não é exagero dizer que o astro da NBA foi um dos maiores jogadores da história do basquete. Infelizmente, no dia 21 de janeiro de 2020, Bryant morreu aos 41 anos, vítima de um acidente de helicóptero, que também matou a filha Gianna, de 13.
©
Getty Images
Serginho
Jogador do São Caetano, o craque vivia melhor momento de sua carreira. No Azulão, Serginho foi vice-campeão brasileiro nos anos de 2000 e 2001 e também foi vice na Libertadores de 2002 (o clube só foi derrotado pelo paraguaio Olímpia nos pênaltis). Infelizmente, em 2004, o atleta sofreu um ataque cardíaco durante uma partida contra o São Paulo, no Morumbi. Serginho chegou ao hospital, mas não resistiu. Ele tinha 30 anos.
©
Reuters
Andrés Escobar
Durante a Copa do Mundo de 1994, o zagueiro colombiano acidentalmente marcou um gol contra e sua seleção perdeu de 2 a 1 para os EUA. O jogador acabou sendo assassinado aos 27 anos. Muitos acreditam que ele morreu por causa do seu erro em campo.
© Getty Images
Fernandão
O goiano Fernando Lúcio da Costa, mais conhecido como Fernandão, jogou em vários clubes, mas se tornou ídolo no Internacional, onde ganhou o apelido de 'Eterno Capitão Colorado'. Mas, no dia 7 de junho de 2014, ele sofreu um acidente de helicóptero, em Goiás, e não resistiu aos ferimentos. Fernandão tinha 36 anos.
©
Getty Images
Andy Irons
Tricampeão mundial de surfe (2002, 2003 e 2004), o atleta foi encontrado morto em um hotel em Dallas, nos EUA, aos 32 anos. A morte do surfista, que ocorreu em 2010, teve duas causas: parada cardíaca e ingestão de drogas.
©
Getty Images
Tragédia na categoria de base do Flamengo
Em fevereiro de 2019, 10 atletas da categoria de base do Flamengo morreram em incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. Os jovens jogadores tinham entre 14 e 16 anos.
©
Reuters
Hank Gathers
O astro do basquete universitário teve um colapso e morreu durante um jogo em 1990. O promissor jogador tinha 23 anos e chegou a jogar nas quadras com lendas do esporte como Shaquille O'Neal, mas ainda não havia chegado à NBA.
© Getty Images
Desastre aéreo com a Chapecoense
Em 29 de novembro de 2016, o voo 2933, da LaMia Airlines, que transportava toda a equipe da Chapecoense, caiu. Das 77 pessoas que estavam a bordo, apenas seis sobreviveram à tragédia.
©
BrunoPress
Desastre aéreo com a Chapecoense
O clube brasileiro estava a caminho da Colômbia, onde disputaria sua primeira final internacional, no caso, a Copa Sul-Americana. No entanto, a aeronave caiu no morro El Gordo, a 35 quilômetros do aeroporto de Medellin, na Colômbia.
©
BrunoPress
Miklós Fehér
Fehér foi um grande jogador húngaro, que ficou conhecido por suas atuações no Porto e Benfica, clubes portugueses. Durante um jogo com o Benfica, o atleta sofreu uma parada cardíaca e morreu no hospital, aos 24 anos.
© Getty Images
Ayrton Senna
Tricampeão mundial, o maior piloto brasileiro da Fórmula 1 tinha apenas 34 anos quando morreu durante grave acidente no Grande Prêmio de San Marino, em 1994.
©
Getty Images
Drazen Petrovic
O jogador de basquete croata jogou pelo Portland, Real Madrid e New Jersey Nets. Aos 28 anos, Petrovic morreu em um acidente de carro na Alemanha.
© Getty Images
Kelly Catlin
A americana Kelly Catlin (à direita) era uma ciclista sensacional, que conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas de 2016. Mas, em 7 de março, a atleta morreu no seu dormitório em Stanford.
© Getty Images
Camille Muffat
A nadadora francesa ganhou medalhas de bronze, prata e ouro nas Olimpíadas. Mas, aos 25 anos, ela e outras nove pessoas morreram vítimas de um acidente de helicóptero.
© Getty Images
Samuel Wanjiru
O corredor foi campeão olímpico de maratona em 2008 e já havia ganho outras provas do gênero em Londres e Chicago. Mas, em 2011, o atleta caiu do terraço de sua casa e morreu aos 24 anos de idade.
©
Reuters
Patrick Day
Em 16 de outubro de 2019, o boxeador americano morreu aos 27 anos, dias após luta com o colega Charles Conwell, em Chicago. Ele não resistiu aos ferimentos na cabeça, depois de entrar em coma.
© Reuters
Gabriele Grunewald
Gabriele Grunewald era uma corredora de elite, que foi considerada a 12ª americana mais rápida a percorrer os 1.500 m. Contudo, a atleta lutou contra um câncer, submetendo-se à radioterapia e cirurgias desde que foi diagnosticada em 2009 - isso tudo sem abandonar o esporte. Ela morreu em 11 de junho de 2019, com apenas 32 anos.
© Getty Images
Ed Sanders
O boxeador foi campeão olímpico dos EUA. Sua última luta foi contra Willie James. Sanders, que tinha 24 anos, foi retirado do ringue e declarado morto em um hospital.
© Getty Images
Maxime Dadashev
Em 24 de julho de 2019, dias após sua luta com Subriel Matias, do Porto Rico, o boxeador russo Maxim Dadashev faleceu em um hospital dos EUA por causa dos ferimentos sofridos. Ele tinha 28 anos.
© Getty Images
Aaron Hernandez
Aaron Hernandez teve uma reverenciada carreira na liga de futebol americano, que terminou depois de ser condenado por assassinato. Atrás das grades, o ex-jogador acabou por cometer suicídio. Ele tinha 27 anos.
© Getty Images
Erica Blasberg
A americana era um talento no golfe quando morreu aos 25 anos, supostamente por suicídio.
© Getty Images
Oscar Taveras
O atleta de 22 anos estava se preparando para ser a estrela do St. Louis Cardinals, time de beisebol. No entanto, 'El Fenómeno' e sua namorada morreram em um acidente de carro.
© Getty Images
Sarah Burke
A canadense Sarah Burke foi uma grande atleta de esqui. No entanto, ela caiu de cabeça durante o treino e acabou não resistindo aos ferimentos sofridos. Ela tinha 29 anos.
© Getty Images
Salvador Sanchez
Apesar de sua curta carreira, Salvador Sanchez ainda é visto como um dos maiores lutadores de peso pena do boxe. O mexicano morreu aos 23 anos em um acidente de carro.
© Getty Images
Colby Cave
O jogador de hóquei no gelo faleceu no dia 11 de abril, com apenas 25 anos. Conhecido pelas equipes Boston Bruins e Edmonton Oilers, o atleta canadense havia sido internado após sofrer hemorragia cerebral, que acabou por não resistir. Ele ficou em coma induzido depois de cirurgia para retirada de tumor.
©
Getty Images
Steve Prefontaine
Este corredor olímpico, nascido em Oregon (EUA), morreu em um acidente de carro quando tinha 24 anos.
© Getty Images
Darrent Williams
O jogador de futebol americano disputou 14 jogos pelo Denver Broncos em 2006. No entanto, Williams foi baleado em um tiroteio durante comemoração de Ano Novo de 2007. Ele tinha 24 anos.
© Getty Images
Antonio Puerta
O espanhol era um craque do Sevilha, conquistando cinco títulos com seu único clube. Puerta desmaiou durante uma partida da La Liga em 2007 e, mais tarde, foi declarado morto no hospital.
© Getty Images
José Fernández
Fernández era um nome promissor do beisebol e ficou conhecido no Miami Marlins. No entanto, o atleta morreu em um acidente de barco quando tinha 24 anos, cinco dias depois de anunciar que sua namorada estava grávida de filho deles.
© Getty Images
Francisco Lázaro
Francisco Lázaro era carpinteiro em Lisboa e corredor. Ele representou Portugal em maratona olímpica, mas acabou morrendo de desidratação aos 21 anos. Antes da prova, o atleta teria até dito 'ou eu ganho ou morro'.
© Getty Images
Nick Adenhart
Nick Adenhart teve um ótimo começo no Los Angeles Angels. No entanto, o jogador de beisebol foi morto aos 22 anos em um acidente de carro - não muito longe do estádio do seu time.
© Getty Images
Pat Tillman
Tillman começou no Arizona Cardinals, da liga de futebol americano. No entanto, ele se alistou para as forças armadas após o 11 de setembro e foi morto em combate no Afeganistão. Ele tinha 27 anos.
© Getty Images
Christian Benitez
Também conhecido como 'Chucho', o jogador de futebol equatoriano jogou em todo o mundo, antes de morrer de complicações de uma parada cardíaca, aos 27 anos.
© Getty Images
Edvin Hodžić
O jogador austríaco esteve em alguns clubes de seu país e foi contratado para jogar no alemão SV Schalding-Heining. No entanto, o atleta faleceu aos 23 anos.
© Getty Images
Sean Taylor
Sean Taylor era um astro em ascensão no Washington Redskins. No entanto, o jogador de futebol americano levou um tiro fatal na perna durante uma tentativa de assalto em sua casa. O atleta morreu aos 24 anos no hospital.
© Getty Images
Renato Curi
Nas décadas de 1960 e 1970, Curi jogou em clubes italianos como Como, Perugia e Giulianova. No entanto, ele morreu repentinamente, aos 24 anos, durante partida contra a Juventus em 1977.
© Getty Images
Vítimas do desastre aéreo de Munique
Um dos acidentes mais chocantes da história do futebol, um avião que transportava o time Manchester United caiu em Munique em 1958. Um total de 23 pessoas morreram, incluindo oito jogadores do clube inglês.
© Getty Images
Bill Barilko
Também conhecido como 'Bashin 'Belly', o jogador de hóquei de Toronto tinha 24 anos quando desapareceu em agosto de 1951. Aparentemente, ele morreu em um acidente de avião, e os destroços foram encontrados 11 anos depois.
© Getty Images
Esporte
Atletas
Há 6 Horas
POR Notícias Ao Minuto
Vários atletas despontaram no esporte porque começaram a se dedicar em suas respectivas modalidades desde muito cedo. Mas, quando muitos desses jovens estavam aprimorando seus talentos ou no auge das suas carreiras, suas vidas foram repentinamente interrompidas por tragédias.
No dia 16 de dezembro de 2024, o astro da NBA Janis Timma foi encontrado morto no fundo de uma escada de um prédio de apartamentos em Moscou. Acredita-se que o jogador de basquete letão de 32 anos morreu depois de uma queda. Após a divulgação de uma causa preliminar de morte, acredita-se que ele tenha tirado a própria vida. O incidente ocorreu no aniversário de sua ex-esposa. Timma e a cantora e atriz ucraniana Anna Sedokova entraram com pedido de divórcio no início deste ano. Foi relatado que o telefone encontrado ao lado dele tinha uma mensagem de Sedokova. Desde então, ela postou uma homenagem emotiva no Instagram.
O ala de 2 metros ficou famoso jogando pelo Memphis Grizzlies e Orlando Magic. O atleta também teve uma carreira de sucesso na Euro League. No entanto, em outubro, ele recebeu críticas negativas sobre sua intenção de jogar profissionalmente na Rússia. Atletas letões são proibidos de participar de esportes russos, então esta decisão significou o fim de sua carreira internacional.
Na galeria, relembre outros ícones do esporte que morreram muitos jovens.
Leia Também: Fluminense encerra ciclo de Felipe Melo e renova com técnico Mano Menezes até o fim de 2025
PARTILHE ESTA NOTÍCIA