Múcio diz que prisão de Braga Netto causa constrangimento, mas não é surpresa

A declaração foi dada a jornalistas após uma visita ao presidente Lula (PT), na manhã desta terça-feira (17), em São Paulo. O ministro foi questionado se a situação com Braga Netto poderia ajudar ou atrapalhar nas negociações do chamado PL dos militares.

© Reuters

Política ministro da Defesa Há 8 Horas POR Folhapress

VICTÓRIA CÓCOLOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que a prisão do general da reserva Walter Braga Netto causa constrangimento aos colegas do Exército, mas que não foi nenhuma surpresa.Braga Netto foi preso no sábado (14), sob suspeita de obstrução às investigações sobre uma trama golpista que visava impedir a posse do presidente Lula (PT).

PUB

 

A declaração foi dada a jornalistas após uma visita ao presidente Lula (PT), na manhã desta terça-feira (17), em São Paulo. O ministro foi questionado se a situação com Braga Netto poderia ajudar ou atrapalhar nas negociações do chamado PL dos militares.

O projeto de lei altera a Previdência dos militares das Forças Armadas, fixando uma idade mínima para ida à reserva remunerada e com o fim dos "mortos fictícios".

"Se ajuda eu não sei, mas mexe com os militares. É como você ter um amigo que está respondendo a um processo. Você quer que ele pague diante da lei, mas você fica constrangido porque é um amigo, mas não foi uma surpresa para absolutamente ninguém", disse.

Múcio ainda se autodeclarou defensor da causa e disse que "militares estão em consenso, depois de muita conversa".

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o texto define a idade mínima de aposentadoria em 55 anos. A regra anterior previa somente um tempo mínimo de serviço de 35 anos. A nova regra passará a valer em 2032.Segundo o ministro, o presidente está muito bem e até "se movimentando mais do que deveria". Lula deve voltar a Brasília nesta quinta (19), onde planeja uma reunião com ministros na sexta (20).

O presidente está em sua casa em São Paulo após ter de fazer uma cirurgia de emergência na semana passada, em razão de um hematoma de três centímetros detectado entre o cérebro e uma das membranas (meninges) que envolvem o órgão.

O coágulo foi detectado após ele sentir fortes dores de cabeça na segunda-feira (9), quando foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em outubro, o petista sofreu um acidente doméstico ao cair no banheiro e bater a cabeça.

Leia Também: Lula tem 35% de aprovação e 34% de reprovação após 2 anos de governo, diz Datafolha

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política São Paulo Há 16 Horas

Alexandre de Moraes vai a show de Caetano e Bethânia em SP e ouve coro de 'sem anistia'

Política Congresso Nacional Há 16 Horas

Planalto libera R$ 7 bilhões em emendas; Congresso exige mais para votar pacote

Política Pesquisa Há 9 Horas

Lula tem 35% de aprovação e 34% de reprovação após 2 anos de governo, diz Datafolha

Política Bolsonaro Há 12 Horas

Costa Neto contraria Bolsonaro e mantém líder no Maranhão

Política Exercício Há 10 Horas

General diz que País vive 'tempos incertos' e que Exército é 'instituição de Estado'

Política ministro da Defesa Há 8 Horas

Múcio diz que prisão de Braga Netto causa constrangimento, mas não é surpresa

Política ORÇAMENTO-SP Há 8 Horas

Deputados retiram R$ 1,3 bi de secretaria de Kassab após pressão de aliados de Tarcísio