Imagem das Forças Armadas piora, mas segue como a mais confiável aos brasileiros, diz pesquisa

O levantamento questionou 2.002 pessoas entre os dias 12 e 13 de dezembro sobre o grau de confiança nos Três Poderes, no Ministério Público, na imprensa, nos partidos políticos e nas grandes empresas do País.

© Bruno Kelly/Reuters

Política Forças Armadas Há 4 Horas POR Estadao Conteudo

As Forças Armadas seguem sendo a instituição mais confiável aos olhos dos brasileiros, mas o índice de desconfiança em relação à corporação está em tendência de alta desde 2017, início da série histórica. É o que revela pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira, 17. O levantamento questionou 2.002 pessoas entre os dias 12 e 13 de dezembro sobre o grau de confiança nos Três Poderes, no Ministério Público, na imprensa, nos partidos políticos e nas grandes empresas do País.

PUB

 

Entre todas as instituições avaliadas, as Forças Armadas obtiveram o maior índice de entrevistados que afirmam "confiarem muito" nos fardados, com 34%. São 24% os que dizem "não confiar" no Exército, na Marinha e na Aeronáutica. São 40% os que "confiam um pouco" nos militares e 2% não souberam responder.

Em relação ao levantamento anterior, de 21 de março, o único índice a variar para além da margem de erro, de três pontos porcentuais, foi o de "muita" confiança: era 37% na ocasião, retraindo três pontos na última rodada. "Um pouco" de confiança marcava 39% e os que "não confiam" eram 23%, enquanto os que não souberam responder na rodada anterior representaram 1% da amostra.

Embora não tenha variado além da margem de erro desde o levantamento anterior, a imagem das Forças Armadas está em tendência de piora desde o início da série histórica da pesquisa. Em junho de 2017, eram 15% os que diziam "não confiar" na instituição. Desde então, o índice aumentou nove pontos porcentuais.

A imagem das Forças Armadas podem ser ainda mais comprometidas com os eventuais desdobramentos penais do inquérito da Polícia Federal (PF) sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Dos 40 indiciados pela corporação, 28 são militares, entre os quais nomes de alta patente, como Almir Garnier, comandante da Aeronáutica na época dos fatos investigados, e Walter Braga Netto, general de quatro estrelas, ex-ministro e ex-candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) no último pleito. Braga Netto está preso preventivamente desde o sábado, 14, por obstrução de justiça.

As instituições menos confiáveis, segundo a pesquisa, são os partidos políticos, com 50% de desconfiança, e as redes sociais, com 49%. Quanto aos Três Poderes, o Congresso Nacional é "muito" confiável para 11%, enquanto 42% desconfiam do Legislativo. A Presidência é avaliada como totalmente confiável por 24%, ante 36% de desconfiança, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) é visto com desconfiança por 38% dos entrevistados, ante 24% de "muita" confiança.

Leia Também: Ação da PF mira grupo que envia drogas ao exterior por meio do Aeroporto de Guarulhos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Pesquisa Há 22 Horas

Lula tem 35% de aprovação e 34% de reprovação após 2 anos de governo, diz Datafolha

Política ministro da Defesa Há 22 Horas

Múcio diz que prisão de Braga Netto causa constrangimento, mas não é surpresa

Política Marinha do Brasil Há 20 Horas

Marinha apaga vídeo polêmico após críticas de Lula e ministro da Defesa

Política ORÇAMENTO-SP Há 21 Horas

Deputados retiram R$ 1,3 bi de secretaria de Kassab após pressão de aliados de Tarcísio

Política Bolsonaro 17/12/24

Costa Neto contraria Bolsonaro e mantém líder no Maranhão

Política Exercício 17/12/24

General diz que País vive 'tempos incertos' e que Exército é 'instituição de Estado'

Política MARCO-CIVIL Há 6 Horas

Barroso indica voto divergente na retomada de julgamento sobre redes sociais

Política JOSÉ-DIRCEU Há 16 Horas

STJ aplica decisão de Gilmar e encerra ações da Lava Jato contra José Dirceu

Política Lula Há 6 Horas

Lula recebe fonoaudióloga para exame em sua residência em SP na manhã desta quarta

Política Forças Armadas Há 4 Horas

Imagem das Forças Armadas piora, mas segue como a mais confiável aos brasileiros, diz pesquisa