AGU aciona Polícia Federal e CVM por fake news sobre falas de Galípolo

Em nota, a AGU informa que o pedido diz respeito a "possíveis crimes contra o mercado de capitais a partir da veiculação, em rede social, de desinformação".

© Agência Brasil

Economia AGU Há 20 Horas POR Estadao Conteudo

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ofícios à Polícia Federal e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedindo que sejam instaurados "procedimentos policial e administrativo", respectivamente, para investigar fake news publicadas em redes sociais com falsas falas do diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

PUB

 

Em nota, a AGU informa que o pedido diz respeito a "possíveis crimes contra o mercado de capitais a partir da veiculação, em rede social, de desinformação".

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) foi acionada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), após postagens no X - antigo Twitter - atribuirem falsas declarações a Galípolo.

"As postagens trazem posicionamentos desprovidos de qualquer fundamento, prontamente desmentidas pelo Banco Central, mas que ganharam repercussão significativa no mercado financeiro e em páginas e perfis especializados em análise econômica, fato que gerou impactos negativos na cotação do dólar", destacou a AGU.

Para o governo, a desinformação, "ao interferir diretamente na percepção do mercado", comprometeu a eficácia da política pública federal de estabilização cambial, evidenciando o elevado potencial lesivo de boatos neste contexto.

"Sabe-se que há relação direta entre a cotação de moeda estrangeira, notadamente o dólar, e os preços dos valores mobiliários negociados em bolsas de valores, tanto que a recente elevação do valor da moeda americana veio acompanhada de queda do montante de valores negociados no mercado de capitais", completa o documento.

Segundo a AGU, as condutas fraudulentas podem configurar crime contra o mercado de capitais (manipulação do mercado), conforme estabelecido no art. 27-C da Lei nº 6.385/1976, que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários.

Leia Também: PF faz buscas contra assessores dos deputados bolsonaristas Jordy e Sóstenes

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Economia Abono Salarial 19/12/24

PEC altera regras do abono salarial e limita elegibilidade para 2025

Economia PIS-PASEP 19/12/24

Abono do PIS/Pasep 2025 começa a ser pago no dia 17

Economia DPVAT 19/12/24

Câmara rejeita bloqueio de emendas obrigatórias do pacote de Haddad e aprova fim do DPVAT

Economia IPVA-SP 18/12/24

IPVA 2025 tem valores divulgados em São Paulo

Economia DÓLAR-COTAÇÃO 18/12/24

Com disparada na cotação, dólar turismo chega a R$ 6,66 em casas de câmbio

Economia ministro da Fazenda 18/12/24

Haddad diz que câmbio é flutuante e que o dólar vai se acomodar

Economia APOSTAS-DIGITAIS Há 23 Horas

Oito em cada dez brasileiros desconfiam de bets e querem regulação do governo, diz pesquisa

Economia ESPANHA-CIDADE 18/12/24

Barcelona tenta proibir imóvel para turista sob risco de perda bilionária

Economia RELEASES-DINO 18/12/24

Mulheres lideram 40% das empresas do país

Economia Ibovespa 18/12/24

Ibovespa cai 3,15%, aos 120,7 mil, na maior perda desde novembro de 2022