© Jan Woitas/picture alliance via Getty Images
As autoridades divulgaram as primeiras imagens do suspeito pelo ataque no mercado de Natal de Magdeburgo, Alemanha, ocorrido na noite de sexta-feira (20). Identificado como Taleb A., um médico saudita de 50 anos, ele teria conduzido intencionalmente um carro contra a multidão, causando a morte de cinco pessoas e ferindo mais de 200.
PUB
Taleb A., descrito como "anti-Islã", foi detido no local e levado para interrogatório. Segundo a imprensa alemã, ele é especialista em psiquiatria e psicoterapia e vive na Alemanha há quase 20 anos. Em suas redes sociais, o suspeito compartilhava conteúdos críticos ao Islã, apoiava ex-muçulmanos e acusava as autoridades de promoverem a "islamização da Europa".
#Allemagne #MagdeburgLe tueur du marché de Noël, Taleb Jawad Al Abdulmohsen est arrivé en Allemagne en 2006, il a reçu le statut de réfugié politique car il était persécuté en Arabie Saoudite pour son apostasie et son opposition au régime saoudien. pic.twitter.com/HgfTNZbvnd
— DERNIÈRE HEURE (@infocovid_19) December 21, 2024
O suspeito também é conhecido por seu apoio ao partido de extrema-direita e anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD). Em publicações recentes, ele teria manifestado teorias de que as autoridades alemãs estavam discriminando requerentes de asilo sauditas.
A investigação continua para apurar as motivações completas do ataque. As imagens divulgadas incluem uma retirada de seu passaporte e outra compartilhada pela Rair Foundation USA.
Leia Também: Atropelador em mercado de Natal na Alemanha era ativista anti-islã