O que é o Calendário do Advento e como isso se tornou uma tradição de Natal
A contagem regressiva para o Natal
O que é o Calendário do Advento e como isso se tornou uma tradição de Natal
A contagem regressiva para o Natal não seria a mesma sem os calendários do Advento. Quer essas pequenas janelas se abram para revelar uma cena de Natal, um pedaço de chocolate ou até mesmo uma garrafa de bebida em miniatura, os calendários são amados por crianças e adultos. Mas como a tradição começou e como ela mudou ao longo dos anos? Assim como a tradição da árvore de Natal, a história começa na Alemanha. Clique na galeria para descobrir sobre a curiosa e surpreendente história do Calendário do Advento.
© Getty Images
As datas do Advento
As origens exatas das celebrações do Advento são nebulosas, mas os historiadores acreditam que o período de quatro semanas do Advento foi marcado desde o século IV. Derivado da palavra latina para "vinda", era originalmente uma época em que os convertidos ao cristianismo podiam se preparar para o batismo.
©
Shutterstock
Origens alemãs
Por gerações, a contagem regressiva para o Natal foi marcada pela abertura das portas em um calendário do Advento. Como muitas outras tradições natalinas, o calendário tem suas raízes na Alemanha.
©
Shutterstock
Martinho Lutero
Até o século XVIII, as crianças alemãs recebiam seus presentes natalinos no dia de São Nicolau, que cai em 6 de dezembro. O protestante reformista alemão Martinho Lutero se opôs à idolatria dos santos e mudou a data para coincidir com o Natal.
©
Getty Images
Tradições natalinas
Martinho Lutero também tem o crédito de iniciar a tradição das árvores de Natal. Diz-se que ele adicionou velas acesas a uma árvore depois de voltar para casa em uma noite de inverno e ser atingido por estrelas brilhantes entre os pinheiros.
©
Shutterstock
Marcas de giz
A ideia de marcar os dias que antecedem o Natal começou na Alemanha no final de 1800, quando os protestantes luteranos começaram a fazer marcas de giz nas portas desde o primeiro dia de dezembro até o dia 24.
©
Getty Images
Uma doce história
O caso de amor da Alemanha com doces e com a marcação de ocasiões especiais em grande estilo foram elementos-chave na história do calendário do Advento como o conhecemos hoje. Tudo começou com guloseimas...
©
Shutterstock
Contagem regressiva do Natal alemão
A história conta que, no final do século XIX, a mãe de um menino alemão chamado Gerhard Lang grudou 24 balas em um pedaço de papelão para seu filho aproveitar todos os dias do Advento. A ideia ficou com Lang e, quando ele cresceu e se tornou dono de uma gráfica, ele produziu o que se acredita ser o primeiro calendário impresso do Advento em 1908.
©
Shutterstock
As portas do calendário
O primeiro calendário de Lang apresentava imagens com tema de Natal presas a um pedaço de papelão. Mais tarde, ele modificou a ideia para incluir portinhas para cada data, o que se tornou um sucesso entre os consumidores alemães, e a ideia começou a pegar entre outros fabricantes.
©
Anos de guerra
Com o início da Segunda Guerra Mundial, o papelão foi racionado e o negócio de calendários de Lang foi forçado a fechar. Durante os anos de guerra, teria sido proibido produzir calendários com fotos. Em vez disso, os nazistas produziram um panfleto cheio de imagens de suásticas e tanques explodindo.
©
Getty Images
Eisenhower traz os calendários do Advento para os EUA
A produção do calendário do Advento no pós-guerra foi retomada, apresentando cenas felizes. Em 1946, um alemão chamado Richard Sellmer teve sucesso comercial com seu calendário nevado chamado "The Little Town" ("A Cidadezinha" em tradução livre). Tanto que chamou a atenção do presidente americano Dwight D. Eisenhower.
©
Getty Images
Uma campanha 'presidencial' para popularizar
Sellmer juntou-se ao presidente Eisenhower para produzir um calendário de caridade e, quando a Newsweek publicou imagens dos três netos do presidente abrindo as portas, os americanos foram instantaneamente conquistados pela ideia.
©
Getty Images
Uma nova tradição americana
Patricia Nixon, esposa do vice-presidente de Eisenhower, Richard Nixon, também foi fotografada abrindo o calendário com os filhos. A ideia pegou e uma nova tradição festiva americana nasceu. Os calendários continuam vendendo muito até hoje, e é até possível comprar reimpressões da cena original de "Little Town".
©
Getty Images
Calendários de chocolate
Para a alegria das crianças, os primeiros calendários de chocolate do Advento começaram a aparecer em 1958. A ideia entrou nas grandes marcas em 1971, quando o amado fabricante britânico de chocolate Cadbury lançou sua própria versão.
©
Shutterstock
A evolução dos calendários do Advento
Tendo se estabelecido como uma tradição de Natal em todo o mundo ocidental, os calendários do Advento começaram a ganhar vida própria.
©
Shutterstock
Atrações turísticas
Desde a década de 1980, a cidade alemã de Gengenbach transformou sua prefeitura barroca em um gigantesco calendário do Advento a cada inverno. As janelas são abertas e iluminadas uma a uma durante a contagem regressiva do Natal até que todas as 24 estejam abertas para formar um espetáculo natalino único.
©
Getty Images
Calendários do tamanho de prédios
O amor dos alemães pelos calendários do Advento é tal que várias vilas e cidades montam prédios inteiros à sua imagem. A cidade alemã de Uslar também usa as janelas de sua prefeitura (foto) como um calendário gigante em dezembro.
©
Shutterstock
Toque italiano
O apelo do gigante calendário do Advento é internacional. Desde o início da década de 2010, a cidade de Turim, na Itália, é palco de um grande calendário do Advento como parte de suas decorações de Natal ornamentadas.
©
Shutterstock
Calendários de colecionador
A LEGO lançou seus próprios calendários do Advento em 1998, com figuras ou acessórios atrás de cada porta. Versões temáticas, como os calendários LEGO Star Wars, aumentaram a expectativa festiva para colecionadores.
©
Getty Images
O maior calendário LEGO do mundo
Criatividade e veia competitiva são marcas registradas da produção do calendário do Advento. Em 2012, o maior calendário LEGO Advento do mundo foi erguido no elegante Covent Garden de Londres. Feita com mais de 600.000 peças LEGO, a construção tinha cinco metros de altura.
©
Getty Images
A beleza do Natal
Desde o início dos anos 2010, os comerciantes perceberam que os adultos também gostam dos calendários do Advento. Juntamente com chá, cerveja e até calendários cheios de queijo, os calendários de beleza do Advento têm sido um grande sucesso.
©
Getty Images
Novas tradições
Desde 2014, fazer fila no quarteirão para comprar o calendário do Advento de beleza da Liberty London se tornou uma tradição para os consumidores britânicos. Os calendários caros da loja de departamentos de luxo sempre se esgotam rapidamente.
©
Getty Images
Calendários de beleza de grandes empresas
Não são apenas as marcas sofisticadas que mudam os calendários de beleza em grande número. No geral, comerciantes visam a todos públicos, desde adolescentes a avós, com suas ofertas festivas.
©
Shutterstock
Mimos para os pets
A tendência crescente nos calendários do Advento para adultos se estende aos seus amigos pets. A década de 2010 viu um grande aumento no número de calendários destinados a cães e gatos, com os cães sendo particularmente bem atendidos.
©
Getty Images
Ode às bebidas
O final da década de 2010 viu um aumento no interesse por calendários de vinhos, cervejas e destilados. Talvez não seja surpreendente que o ano pandêmico de 2020 tenha visto as vendas de calendários de bebidas dispararem - uma tendência que parece continuar à medida que os bebedores celebram novas liberdades.
©
Shutterstock
Calendários preenchidos à mão
Embora as vendas de calendários de beleza e bebidas tenham começado a rivalizar com os calendários tradicionais de chocolate do Advento nos últimos anos, os calendários personalizados preenchidos à mão têm roubado a cena nos últimos anos.
©
Shutterstock
Apelo do Instagram
De olho no apelo do Instagram, bem como na sustentabilidade, os consumidores de Natal experientes estão cada vez mais adicionando suas próprias guloseimas a embalagens reutilizáveis ou recicláveis.
©
Shutterstock
Calendários como decoração
Esta nova versão da tradição do Advento é tanto uma decoração quanto uma contagem regressiva para o Natal, e atrai tanto os adultos quanto as crianças.
©
Shutterstock
Calendários comestíveis do Advento
Outra tendência alimentada pelo apelo do Instagram, os calendários do Advento feitos de biscoitos de gengibre têm tido uma presença cada vez mais forte nas redes sociais desde 2020.
©
Shutterstock
Costumes de natal
Qualquer que seja a forma que o calendário do Advento assuma, sua popularidade não mostra sinais de cansaço. Como a tão amada árvore natalina, tornou-se parte integrante da contagem regressiva do Natal.
Fontes: (Parenta) (Mental Floss)
©
Shutterstock
Lifestyle
Tradições
Há 10 Horas
POR Notícias Ao Minuto
A contagem regressiva para o Natal não seria a mesma sem os calendários do Advento. Quer essas pequenas janelas se abram para revelar uma cena de Natal, um pedaço de chocolate ou até mesmo uma garrafa de bebida em miniatura, os calendários são amados por crianças e adultos. Mas como a tradição começou e como ela mudou ao longo dos anos? Assim como a tradição da árvore de Natal, a história começa na Alemanha. Clique na galeria para descobrir sobre a curiosa e surpreendente história do Calendário do Advento.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA