Temer vai expor que programas sociais já tiveram cortes sob Dilma

A ideia é afirmar que as principais vitrines da administração petista já vinham sofrendo com a piora do cenário econômico

© Reuters

Política Justificativa 14/05/16 POR Folhapress

O presidente interino Michel Temer determinou que sua equipe exponha nos próximos dias a queda na execução de programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Pronatec na gestão Dilma Rousseff para se livrar da acusação de que fará novos cortes na área social.

PUB

A ideia é afirmar que as principais vitrines da administração petista já vinham sofrendo com a piora do cenário econômico, e tiveram recursos reduzidos ainda sob a batuta de Dilma.

A decisão de publicizar a redução dos valores gastos com programas sociais foi informada nesta sexta-feira (13) por três ministros de Temer: Eliseu Padilha (Casa Civil), Romero Jucá (Planejamento), e Ricardo Barros (Saúde).

"Esses programas já foram muito cortados e vamos anunciar que foram cortados. O próprio governo Dilma reduziu a efetividade", disse Barros.

Romero Jucá foi na mesma linha e disse que "alguns programas" sociais estão "com subfuncionamento". "Isso também será tornado público para não responsabilizarem o novo governo pelas diminuições já feitas".

MULHERES NO SEGUNDO ESCALÃO

Os ministros ainda tentaram minimizar as críticas sobre o "retrato" da nova Esplanada, que não tem mulheres ou negros à frente de pastas.Eliseu Padilha afirmou que a composição do governo Temer foi desenhada em parceria com partidos políticos e sugeriu que foram as siglas que não indicaram mulheres para ministérios.

"Tivemos essa composição a partir das sugestões que os partidos fizeram. Tivemos pouco tempo e tentamos de várias formas buscar mulheres", disse Padilha. Ele reconheceu que a iniciativa não deu certo, "por razões que não convém discutir aqui".

O ministro ressaltou que, nesta sexta (12), Temer divulgou sua escolha para a chefia de gabinete e que quem vai comandar a área é "uma mulher", Nara de Jesus. Ele disse ainda que o governo interino se esforçará para nomear mulheres para postos nas secretarias especiais que foram fundidas a ministérios. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980