© Getty Images
Acostumados a brilhar nas competições europeias, os clubes da Espanha também se destacam nas redes sociais. Estudo divulgado nesta segunda-feira mostra que o Real Madrid foi o time que mais ganhou seguidores neste ano, sendo seguido por Barcelona e Atlético de Madrid. Entre os brasileiros, Flamengo e Palmeiras aparecem entre os que mais cresceram.
PUB
Os dados foram coletados pela Football Benchmark, plataforma de dados e análises, e medem o crescimento dos clubes nas redes sociais no período entre 17 de dezembro de 2023 e a mesma data deste ano. O Real acumulou 44,5 milhões novos seguidores em todas as plataformas. O Barça conquistou 23,8 milhões e o Atlético, 18 milhões.
A Juventus e o Manchester City vêm logo atrás, completando o Top 5, com 13,3 milhões de novos fãs. Mesmo em terceiro lugar, o Atlético se destacou pelo crescimento maior do ponto de vista proporcional. O time madrilenho apresentou uma elevação de 34%, contra 11% do Real e 6% do Barcelona.
"Os efetivos torcedores dos clubes já acompanham os mesmos nas redes sociais ou canais de sua preferência, e o incremento do número de seguidores decorrente deles é residual, e geralmente acompanha taxa de natalidade da década anterior", diz Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa gerencia a carreira de centenas de atletas.
"O que observamos com esses clubes mais populares decorre de dois vetores, de peso cada vez maior. Um, relacionado a estrelas, atletas que fazem com que seus fãs, geralmente de outros países, passem a acompanhar seu novo clube, como se deu com os franceses que passaram a acompanhar publicações do Real Madrid por Mbappé. O outro é relacionado ao número de pessoas que não torce por um clube específico, mas quer se envolver com o esporte de alguma forma, seja por entretenimento, ou negócios relacionados."
Entre os clubes brasileiros, Flamengo e Palmeiras aparecem entre os que mais cresceram nas redes sociais neste período. A equipe carioca ganhou 4 milhões de novos seguidores, enquanto o time de São Paulo conquistou 3,6 milhões. O Corinthians aparece em terceiro, com 3,1 milhões.
Confira o Top 10 de clubes que mais ganharam seguidores neste ano:
1º - Real Madrid: 44,5 milhões (+11%)
2º - Barcelona: 23,8 milhões (+6%)
3º - Atlético de Madrid: 18 milhões (+34%)
4º - Juventus:13,3 milhões (+9%)
5º - Manchester City: 13,3 milhões (+8%)
6º - Liverpool: 9,9 milhões (+7%)
7º - Borussia Dortmund:9,8 milhões (+17%)
8º - Al Nassr: 8 milhões (+17%)
9º - Tottenham: 7,5 milhões (+8%)
10º - Manchester United: 7 milhões (+3%)