As melhores trilhas sonoras do cinema
Quando a música é quase um personagem do filme
As melhores trilhas sonoras do cinema
O que é um filme se música afinal de contas? As trilhas sonoras são um aspecto fundamental de qualquer filme. Até de filmes mudos! Com o passar dos anos, a trilha sonora tem se tornado uma das partes mais importantes do cinema contemporâneo. A música nos ajuda a relacionar as emoções do personagem e dirige a nossa emoção junto com o que o diretor espera e deseja.
Será que seu filme favorito está nesta lista? Confira as melhores trilhas sonoras do cinema de todos os tempos na galeria a seguir!
©
Getty Images
‘O Guarda-Costas’
Sim, essa é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos. A interpretação de Whitney Houston de 'I will Always Love You', de Dolly Parton, chegou a passar 14 semanas consecutivas como a música número um da Billboard na parada Hot 100 Singles. A trilha sonora estava cheia de pop contemporâneo dos anos 1990, jazz leve e soul suave, bem como os números empolgantes de Houston.
© BrunoPress
‘Maria Antonieta’
O filme de Sofia Coppola de 2006 tem como objetivo comparar o passado e o presente da realeza com a vida das celebridades. Da mesma forma, o filme usa música moderna para preencher a lacuna entre o século XVIII e o século XXI.
© NL Beeld
'Pantera Negra 2: Wakanda Forever'
Já se passaram sete anos desde que Rihanna lançou seu último álbum, 'Anti', mas ela finalmente voltou com um novo single chamado 'Lift Me Up'. A balada comovente foi criada para a trilha sonora de 'Pantera Negra: Wakanda Forever'. Como a sequência estreia sem o falecido Chadwick Boseman, estrela do primeiro filme de 'Pantera Negra', a canção serve como uma homenagem ao talentoso jovem ator que morreu cedo demais. Foi co-escrita por Rihanna, Tems, Ludwig Göransson e o diretor de Pantera Negra, Ryan Coogler. "Eu queria escrever algo que retratasse um abraço caloroso de todas as pessoas que eu perdi na minha vida", explicou Tems em um comunicado. "Eu tentei imaginar como seria se eu pudesse cantar para eles agora e expressar o quanto eu sinto falta deles."
©
Getty Images/BrunoPress
'Minions 2: A Origem de Gru' (2022)
O filme de 2022 'Minions 2: A Origem de Gru' tem uma trilha sonora surpreendentemente impressionante. Diana Ross se juntou a Tame Impala em uma canção chamada 'Turn Up The Sunshine', e o resto da trilha sonora apresenta uma série de outros covers de clássicos dos anos 70: St. Vincent faz cover de 'Funkytown' da Lipps Inc., Phoebe Bridgers regravou 'Goodbye to Love' dos Carpenters, Caroline Polachek regravou 'Bang Bang' de Nancy Sinatra, Brittany Howard faz cover de 'Shining Star' do Earth, Wind & Fire (com a integrante original da banda Verdine White) e Kali Uchis assume a bossa nova com 'Desafinado'. O filme também apresenta os artistas Weyes Blood, Thundercat, Tierra Whack, Brockhampton, RZA, Bleachers e H.E.R. A produção da trilha sonora foi de Jack Antonoff.
© Getty Images/BrunoPress
‘A Primeira Noite de um Homem’
Este filme de 1967 teve como objetivo agradar tanto os jovens da época quanto as gerações mais velhas e eles definitivamente tiveram sucesso com as músicas em sua trilha sonora.
© BrunoPress
'O Rei Leão' (1994)
A trilha sonora original de 'O Rei Leão' se tornou um clássico instantâneo. 'I Just Can't Wait...' e 'Hakuna Matata' fez todo mundo se mexer, enquanto 'Can You Feel the Love Tonight' foi um aquecedor de corações no topo das paradas.
©
NL Beeld
'O Rei Leão' (2019)
O remake de grande orçamento apresenta regravações emocionantes das músicas originais, realizadas por Beyoncé, Donald Glover e Seth Rogen. O álbum 'The Gift' apresenta novas músicas de Jay-Z, Pharrell e até de Blue Ivy Carter.
© Getty Images
‘Straight Outta Compton – A História do N.W.A.’
O filme de 2015 retrata a história de origem deste grupo de hip-hop desde suas primeiras gravações. A trilha sonora inclui as gravações mais influentes do grupo nas décadas de 1980 e 1990, juntamente com músicas de algumas das lendas do funk e do R&B que inspiraram Dr. Dre.
© Reuters
‘Comboio do Terror’
O filme de Stephen King de 1986 usou exclusivamente músicas novas e antigas do AC/DC na trilha sonora. O álbum foi chamado de 'Who Made Who'.
©
NL Beeld
‘Eden'
A cineasta francesa, Mia Hansen-Løve, usa seu irmão e co-roteirista, Sven (interpretado por Félix de Givry, na foto) como inspiração para este filme. Sua experiências como DJ que foi ofuscado na paisagem EDM altamente talentosa da década de 1990 sãoo a base da história. A trilha sonora é quase duas vezes melhor que o próprio filme.
© Reuters
'Dirty Dancing – Ritmo Quente’
O clássico da dança de 1987, baseado no início dos anos 1960, tinha uma história e uma trilha sonora que era incrivelmente popular para o seu tempo e ficou em nossas mentes por décadas.
© BrunoPress
'Nasce uma Estrela’
Lançado em 2018, Lady Gaga e Bradley Cooper pretendiam recriar toda a experiência de 'Nasce Uma Estrela' nesse filme. Através dos diferentes estilos dos dois personagens, o rock alternativo e o pop raiz, o remake biográfico retrata a luta constante entre ter expressão pessoal e simplesmente fornecimento de entretenimento, entre ser genuíno e querer fama.
© BrunoPress
'Os Reis do Mambo’
Embora a adaptação cinematográfica de 1992 do livro 'Os Reis do Mambo Tocam Canções de Amor' não tenha sido um sucesso, a trilha sonora foi. A faixa memorável em questão foi a canção indicada ao Oscar 'Beautiful Maria of My Soul' – interpretada em inglês por Los Lobos e em espanhol por Antonio Banderas.
© BrunoPress
‘Uma Jogada do Destino’
O thriller policial de 1993, estrelado por Cuba Gooding Jr, Emilio Estevez e Denis Leary, tem uma trilha sonora experimental cheia de rap-rock, realmente colocando o gênero no mapa. Algumas duplas improváveis na trilha sonora incluíram De La Soul com Teenage Fanclub, Sir Mix-A-Lot com Mudhoney e Cypress Hill com Sonic Youth e Pearl Jam.
© BrunoPress
‘Juventude Assassina’
Quando a década de 1980 estava cheia de synth-pop e rock universitário, este thriller adolescente de 1986 chegou ao top 40 das melhores trilhas sonoras do cinema devido à sua trilha sonora pesada, incluindo Slayer, Hallows Eve e Fates Warning.
© BrunoPress
‘Rock ’n’ Roll High School'
Essa é uma comédia maluca de 1979 sobre adolescentes que querem desesperadamente conhecer seus ídolos da música. O filme traz uma trilha sonora que mistura New Wave do final dos anos 1970 e rock alternativo, incluindo um medley ao vivo de 11 minutos dos Ramones.
© BrunoPress
‘Jovens, Loucos e Rebeldes’
Ambientado na década de 1970, o filme traz adolescentes rebeldes e radicais que colocam Foghat, Alice Cooper e ZZ Top no último volume.
© BrunoPress
‘Boogie Nights - Prazer Sem Limites’
Este drama de Paul Thomas Anderson de 1997 transforma um filme que parece ser de bem-estar em uma história focada em prazeres culpados. E que melhor maneira de compor este filme do que enchendo a trilha sonora com prazeres culpados como 'Magnet and Steel', de Walter Egan, e 'Sister Christian', de Night Ranger.
© BrunoPress
‘S-xo, Rock e Confusão’
O clássico cult de 1995 tem uma trilha sonora de rock alternativo pós-Nirvana, incluindo Gin Blossoms, Better Than Ezra, Toad the Wet Sprocket, Cracker e The Cranberries.
© Reuters
‘Vida de Solteiro’
Capturando o grunge em seu auge, Cameron Crowe retratou o movimento crescente através de jovens solteiros se misturando na cena musical underground de Seattle. Ele incorporou inspirações como Paul Westerberg dos anos 1980, Nancy Wilson e Jimi Hendrix dos anos 1970, para mostrar o desenvolvimento do Alice in Chains e do Screaming Trees da época.
© BrunoPress
‘Apenas Uma Vez’
Baseado na vida de um artista de rua, o drama indie de 2007 segue um músico incentivado por uma moça a criar uma demo. O que nos trouxe sucessos do rádio como os originais 'Falling Slowly' e 'When Your Mind's Made Up' e, mais tarde, até mesmo uma produção da Broadway. Este filme prova que grandes orçamentos nem sempre são necessários para uma trilha sonora matadora.
© BrunoPress
‘A Garota de Rosa-Shocking’
Para este filme, John Hughes usou uma trilha sonora de pop britânico angustiado para emular o drama adolescente e o romance do filme da década de 1980. A trilha sonora incluía nomes como The Smiths, Echo & the Bunnymen, Orchestral Manoeuvres in the Dark, New Order, etc.
© BrunoPress
'Guardiões da Galáxia'
Em 2014, 'Guardiões da Galáxia' nos agraciou com a mixtape da década – da década de 1970 para ser exato. Com uma mistura simpática de hits do topo das paradas da época, a trilha sonora empresta muito para as próprias escolhas musicais do personagem principal, sendo a fita a última conexão com sua falecida mãe.
©
BrunoPress
'Ilha do Medo'
O thriller psicológico de Martin Scorsese de 2010, estrelado por Leonardo Dicaprio, teceu paisagens sonoras e experiências audiovisuais com a ajuda de Thelma Schoonmaker e Robbie Robertson. O filme inclui até compositores clássicos de vanguarda.
© BrunoPress
‘Perdidos na Noite’
O filme favorito dos anos 1960, vencedor do Oscar, retrata uma Nova York suja, inclinada para drogas mais pesadas do que a atitude hippie de um tempo anterior. A trilha sonora expõe as provações e tribulações, bem como a felicidade e o êxtase alucinante que vem com o estilo de vida precário.
© BrunoPress
‘Magical Mystery Tour’
De todos os filmes dos Beatles, este é de longe o pior para assistir, porém, a trilha sonora é cheia de clássicos maravilhosos. Seus outros filmes incluem 'A Hard Day's Night', 'Help' e 'Yellow Submarine'.
© Getty Images
'Romeu + Julieta'
A adaptação de Shakespeare de 1996, de Baz Luhrmann, usa uma trilha que mistura a Hollywood clássica com hits Top 40 da atualidade de uma forma que romantiza ainda mais a história de amor.
©
NL Beeld
‘Sem Destino’
Começando com uma trilha sonora temporária cheia de canções populares de acid-rock, Dennis Hopper e Peter Fonda decidiram manter a trilha sonora como estava e dedicaram muito do orçamento ao licenciamento das canções.
© BrunoPress
‘O Reencontro’
Esse filme deu início àquela cena clichê dos anos 1980 e 1990 de pessoas alegres de meia-idade pulando pela casa com um clássico pop. A história retrata as transformações do hippie para o yuppie, e ao lado disso a partitura traz a cultura de algo genuíno e importante sendo perdido.
© Getty Images
'Trainspotting - Sem Limites'
Este filme britânico de 1996 conta a história de viciados em heroína escoceses e tem uma trilha cheia de músicas de festa e gêneros, incluindo glam, disco pós-punk e rave faves dos anos 1990. A trilha sonora é bonita e dançante, mas traz consigo uma sensação de perigo mundano.
©
NL Beeld
‘Repo Man - A Onda Punk’
A trilha sonora deste filme (estrelado por Emilio Estevez, na foto) foi a cartilha das cenas punk da década de 1980, e está repleta de titãs da cena hardcore, incluindo Black Flag, Suicidal Tendencies, Circle Jerks e Fear.
© Getty Images
‘Belly’
Hype Williams ficou conhecido por seus videoclipes, mas sua tradução para as telonas foi praticamente um fracasso. No entanto, a trilha sonora que acompanha o filme é inesquecível. Com Jay-Z, Nas, DMX, D'Angelo e vários membros do Wu-Tang Clan contribuindo para a trilha sonora e retratando o movimento do rap da Costa Leste em uma direção diferente.
© Getty Images
‘Footloose - Ritmo Louco’
Este filme gigantesco tem também uma fantástica trilha sonora, incluindo seis singles de 'Footloose - Ritmo Louco' que o colocaram no topo do Top 40 hits de 1984.
© BrunoPress
‘Kill Bill’
Quentin Tarantino sempre teve uma fórmula para seus filmes, mas com 'Kill Bill' a trilha sonora realmente brilhou. Semelhante ao seu estilo de filmagem, a trilha sonora está repleta de cultura pop e ambiguidade, desta vez incluindo Nancy Sinatra, compositores como Ennio Morricone e Luis Bacalov, bem como o tema-título do filme policial japonês 'New Battles Without Honor and Humanity'.
© NL Beeld
‘Três É Demais’
O brilho de Wes Anderson vem com um estilo e uma fórmula. Em 'Três É Demais', ele usou uma combinação de músicas da Invasão Britânica dos anos 1960, criando um toque dramático enquanto também deslocava a imagem de seu próprio tempo.
© BrunoPress
‘Os Embalos de Sábado à Noite’
Transformar um estilo musical de nicho em uma mania internacional foi o que fez o clássico de 1977 de Robert Stigwood. Este filme trouxe a discoteca para os holofotes e mudou a maneira como as pessoas dançavam. E no centro disso tudo estava a trilha sonora, incluindo Walter Murphy, The Trammps e Bee Gees.
© NL Beeld
‘E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?’
O filme de 2000 dos Irmãos Coen teve uma trilha sonora octupla-platina, produzida por T Bone Burnett para recriar o folk e o country da era da Depressão. O filme foi construído com baladas de assassinato sombrias e hinos meio irônicos de esperança.
©
NL Beeld
‘Purple Rain’
Prince é um gênio inegável e este filme é uma ficcionalização de sua própria ascensão à fama. A trilha sonora está cheia de músicas que transformaram Prince de um excêntrico do pop em um superstar que permeia a cultura em suas mais diversas camadas.
© BrunoPress
‘O Grande Golpe de Shaft’
O inovador do R&B, Isaac Hayes, trouxe à tona o gênero de ação de baixo orçamento, que veio a ser conhecido como "blaxploitation", ao regravar sucessos de artistas brancos. A trilha sonora também ganhou um Oscar pela música-tema de Hayes, bem como pelo próprio álbum.
© BrunoPress
‘Superfly’
Conhecido mais por sua trilha sonora cinematográfica do que por sua imagem, o filme de ação de 1972 cria uma paisagem sonora repleta de ação, exuberantemente funky e com percussão polirrítmica.
© NL Beeld
'Loucuras de Verão’
George Lucas, antes de 'Star Wars', tinha pouca expectativa em fazer um filme de sucesso na época. No entanto, em 1973, 'Loucuras de Verão’ teve sucesso instantâneo, não apenas por seu retrato impressionista de adolescentes inquietos, mas pelo autêntico cenário musical que era a trilha sonora. Ele incluiu músicas autênticas de Fats Domino, The Platters, Chuck Berry e afins, com altas taxas de licenciamento, mas acabou completando o filme e tendo muito sucesso.
© NL Beeld
Cultura
Filmes
25/12/24
POR Notícias Ao Minuto
O que é um filme se música afinal de contas? As trilhas sonoras são um aspecto fundamental de qualquer filme. Até de filmes mudos! Com o passar dos anos, a trilha sonora tem se tornado uma das partes mais importantes do cinema contemporâneo. A música nos ajuda a relacionar as emoções do personagem e dirige a nossa emoção junto com o que o diretor espera e deseja.
Será que seu filme favorito está nesta lista? Confira as melhores trilhas sonoras do cinema de todos os tempos na galeria a seguir!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA