Brasil ganha mais um Patrimônio Mundial em 2024: Descubra qual é
A Humanidade pode nos agradecer
Brasil ganha mais um Patrimônio Mundial em 2024: Descubra qual é
Não é novidade que o Brasil tem paisagens naturais e monumentos arquitetônicos de tirar o fôlego. Mas você sabia que nosso país tem 23 Patrimônios Mundiais da Humanidade reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)? Em quantas delas você já esteve? Quantas ainda quer visitar? Conheça esses tesouros nacionais promovidos a marcos da humanidade. Você vai ficar impressionado e orgulhoso com essas maravilhas protegidas.
Inclusive, em 2024, um parque brasileiro foi promovido a Patrimônio Mundial. Sabe qual é e as razões para ganhar esse status?
Na galeria, veja onde ficam os Patrimônios da UNESCO que podem ser encontrados em nosso país!
©
Shutterstock
Sítio Roberto Burle Marx, Rio de Janeiro
Localização: Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro
Categoria: Paisagem Cultural
Ano de Declaração: 2021
Descrição: O Sítio Roberto Burle Marx contém as coleções de plantas tropicais e semitropicais de Burle Marx (foto). Mais de 3.500 espécies convivem em harmonia com a mata atlântica nativa. Além do jardim, o local de 405 mil metros quadrados também abriga cerca de 3 mil obras de arte, biblioteca e proporciona a difusão de importantes ideias sobre coleção botânica, paisagismo, design de jardins, horticultura, preservação arquitetônica, planejamento urbano e diálogo entre natureza e arte.
©
Getty Images
Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade, Rio de Janeiro e São Paulo
Localização: Rio de Janeiro e São Paulo
Categoria: Misto
Ano de Declaração: 2019
Descrição: A área de abrangência desse patrimônio brasileiro envolve porções territoriais de oito municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que a maior parte da área núcleo está em Paraty e Angra dos Reis.
© Shutterstock
Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade, Rio de Janeiro e São Paulo
Paraty e Ilha Grande se tornaram o primeiro sítio misto — reconhecido por suas riquezas naturais e culturais — de Patrimônio Mundial da Humanidade localizado no Brasil.
© Shutterstock
Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade, Rio de Janeiro e São Paulo
A região engloba o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu e o Centro Histórico de Paraty e Morro da Vila Velha. O sítio apresenta valor universal excepcional por suas características naturais e culturais, assim como pela interação entre elas.
© Shutterstock
Parque Nacional do Iguaçu, Paraná
Localização: Paraná
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 1986
Descrição: Essa maravilha da natureza divide com o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, uma das maiores queda d'água do planeta. Inclusive, é indispensável visitar os dois lados das Cataratas, pois cada um deles tem suas belezas particulares. Na área brasileira, o visitante vê de frente toda a imensidão das quedas d'água, além de ser lar de muitas espécies de flora e fauna raras e ameaçadas de extinção, enquanto no território argentino é possível ficar praticamente dentro das cataratas.
© Shutterstock
Brasília, Distrito Federal
Localização: Distrito Federal
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1987
Descrição: Brasília foi construída a partir do zero no centro do país, entre 1956 e 1960, e se tornou um marco na história do planejamento urbano. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa, a capital do Brasil foi eleita Patrimônio Mundial da Humanidade devido à arquitetura modernista e ao planejamento urbano exclusivo e simétrico.
© iStock
Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar, Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 2012
Descrição: O Rio é reconhecido pelo excepcional cenário urbano, que compreende também os elementos naturais que moldaram e inspiraram o desenvolvimento da cidade. A área tombada pela UNESCO abrange o Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, a Baía de Guanabara (incluindo as amplas paisagens desenhadas ao longo da Praia de Copacabana), o Morro do Corcovado e a icônica estátua do Cristo Redentor.
© Shutterstock
Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas
Localização: Pernambuco e Rio Grande do Norte
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 2001
Descrição: Picos da cordilheira submarina do Atlântico Sul formam o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. Essas áreas representam uma grande proporção da superfície insular da América do Sul e suas riquezas aquáticas são muito importantes para a reprodução e a alimentação de espécies marinhas, algumas delas ameaçadas de extinção.
© Shutterstock
Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
Localização: Pernambuco
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1982
Descrição: Entre os principais edifícios situados no centro histórico de Olinda está o Convento de São Francisco, o mais antigo monumento franciscano do Brasil.
© iStock
Área de Conservação do Pantanal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
Localização: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 2000
Descrição: O Complexo de Preservação do Pantanal é composto por um conjunto de quatro unidades de conservação, com uma área total de 187.818 hectares. Essa área representa um dos maiores ecossistemas de água doce em zonas úmidas do mundo.
© Shutterstock
Centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais
Localização: Ouro Preto, Minas Gerais
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1980
Descrição: Uma das principais cidades de extração de ouro durante a fase da Corrida do Ouro no Brasil, que começou na década de 1690, Ouro Preto hoje é igualmente valiosa por seu grande número de igrejas barrocas preservadas, pontes e fontes históricas.
© Shutterstock
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão
Localização: Maranhão
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 2024
Descrição: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é notável por um vasto campo de dunas costeiras brancas onduladas com inúmeros lagos de várias cores, formas, tamanhos e profundidades. Este ecossistema extraordinário abriga uma variedade surpreendente de flora e fauna.
© Shutterstock
Missões Jesuítas, Rio Grande do Sul
Localização: Rio Grande do Sul (Brasil) e Província de Misiones (Argentina)
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1983
Descrição: As ruínas de São Miguel das Missões no Brasil (foto) e de San Ignacio Mini, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor na Argentina situam-se no coração dos pampas, vegetação típica do sul do continente americano. Essas construções são remanescências das cinco missões jesuítas, construídas em território habitado pelos guaranis durante os séculos XVII e XVIII.
©
Shutterstock
Praça São Francisco na Cidade de São Cristóvão, Sergipe
Local: São Cristóvão, Sergipe
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 2010
Descrição: A Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, é cercada por construções antigas importantes, como a Igreja e o Convento de São Francisco, a Igreja e a Santa Casa de Misericórdia, o Palácio Provincial e edifícios associados de diferentes períodos históricos. O Complexo Franciscano é um exemplo da arquitetura típica dessa ordem religiosa desenvolvida no Nordeste brasileiro.
©
Shutterstock
Centro Histórico de Salvador, Bahia
Localização: Salvador, Bahia
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1985
Descrição: A primeira capital do Brasil, fundada em 1549 pelos portugueses, conta com um impressionante centro histórico colonial, repleto de construções renascentistas coloridas que remontam dos séculos XVI ao XVIII.
© iStock
Mata Atlântica: Reservas do Sudeste, Paraná e São Paulo
Localização: Paraná e São Paulo
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 1999
Descrição: A Mata Atlântica do Brasil é notável por sua alta biodiversidade com muitas espécies raras e endêmicas. Esse território abrange 25 áreas protegidas que formam o sítio (cerca de 470 mil hectares, no total), que incluem montanhas cobertas por densas florestas, passando por áreas de mangue, ilhas costeiras com montanhas isoladas e dunas.
© Shutterstock
Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo
Localização: Bahia e Espírito Santo
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 1999
Descrição: Com terras nos estados da Bahia e do Espírito Santo, a Costa do Descobrimento consiste em oito áreas individuais protegidas, que somam 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas. As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade.
©
Shutterstock
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais
Localização: Congonhas, Minas Gerais
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1985
Descrição: Construída no século XVIII pelo escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho), a basílica do santuário apresenta 12 esculturas de profetas em pedra-sabão. Esse patrimônio se tornou ainda mais importante por ser polo de devoção do Brasil, recebendo milhares de peregrinos todos os anos, além de ser um ícone do barroco brasileiro
© Shutterstock
Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
Localização: Piauí
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1991
Descrição: Esta área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. O parque é um impressionante museu a céu aberto, com formações rochosas singulares, onde estão sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunharam a presença de humanos e animais pré-históricos.
© Shutterstock
Áreas Protegidas do Cerrado, Goiás
Localização: Planalto Central do Brasil (Goiás)
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 2001
Descrição: A Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, pertencentes a Goiás, exemplificam o cerrado, um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. Esse tipo de vegetação tem servido de refúgio para várias espécies durante os períodos de mudanças climáticas e por isso essa extensa área passou a ser protegida.
© Shutterstock
Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 2017
Descrição: Construído em 1811, este foi o local de desembarque e comércio de africanos escravizados até 1831. Estima-se que 900 mil africanos chegaram à América do Sul pelo Cais do Valongo. Quando a área foi escavada em 2011, um grande número de amuletos e objetos de adoração do Congo, Angola e Moçambique foram desenterrados. Esse monumento, situado na zona portuária da capital, materializa memórias que remetem a aspectos de dor e sobrevivência na história dos antepassados dos afrodescendentes, que hoje totalizam mais da metade da população brasileira.
© Shutterstock
Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais
Localização: Diamantina, Minas Gerais
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1999
Descrição: Centro de mineração de diamantes nos séculos XVIII e XIX, a cidade de Diamantina se caracteriza como um marco da arquitetura barroca brasileira.
© Shutterstock
Centro Histórico de Goiás
Localização: Goiás
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 2001
Descrição: O centro histórico da cidade de Goiás, que fica a 140 quilômetros de Goiânia, virou Patrimônio Mundial da Humanidade pelo reconhecimento do conjunto arquitetônico formado por casas, igrejas e monumentos históricos. Para os historiadores, a transferência da capital do estado para Goiânia, na década de 1930, colaborou para a conservação dos prédios. Os traços arquitetônicos foram inspirados na Europa dos séculos XVIII e XIX.
© Shutterstock
Centro Histórico de São Luís, Maranhão
Localização: São Luís, Maranhão
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 1997
Descrição: Parecendo ser um exemplo típico de uma cidade colonial portuguesa, curiosamente São Luís foi originalmente colonizada pelos franceses em 1612, que a chamava de San-Louise-de-Maragnan.
© iStock
Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Minas Gerais
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
Categoria: Cultural
Ano de Declaração: 2016
Descrição: As construções que fazem parte desse projeto urbano em torno do lago artificial foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o paisagista Roberto Burle Marx e vários artistas modernistas brasileiros.
© Shutterstock
Complexo de Conservação da Amazônia Central, Amazonas
Localização: Amazonas
Categoria: Natural
Ano de Declaração: 2000
Descrição: É a maior área protegida na Bacia Amazônica. O local é notável por sua rica biodiversidade, variedade de habitats e inúmeras espécies ameaçadas de extinção.
Fonte: (Ministério do Turismo)
©
Shutterstock
Lifestyle
Belezas
25/12/24
POR Notícias Ao Minuto
Não é novidade que o Brasil tem paisagens naturais e monumentos arquitetônicos de tirar o fôlego. Mas você sabia que nosso país tem 23 Patrimônios Mundiais da Humanidade reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)? Em quantas delas você já esteve? Quantas ainda quer visitar? Conheça esses tesouros nacionais promovidos a marcos da humanidade. Você vai ficar impressionado e orgulhoso com essas maravilhas protegidas.
Inclusive, em 2024, um parque brasileiro foi promovido a Patrimônio Mundial. Sabe qual é e as razões para ganhar esse status?
Na galeria, veja onde ficam os Patrimônios da UNESCO que podem ser encontrados em nosso país!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA