Atletas pelo Brasil critica 'barganha política' em Ministério do Esporte

O ONG reúne esportistas consagrados do país como Raí, Ana Moser, Cafu, Gustavo Borges, entre outros

© Reuters

Esporte ONG 13/05/16 POR Folhapress

A ONG Atletas pelo Brasil, que reúne esportistas consagrados do país como Raí, Ana Moser, Cafu, Gustavo Borges, entre outros, criticou a nomeação de Leonardo Picciani (PMDB-RJ), 35, como novo ministro do Esporte.

PUB

Segundo a organização, o presidente interino Michel Temer "continua seguindo critérios puramente políticos para acomodação de partidos" com a escolha do nome de Picciani para a pasta.

"O Ministério do Esporte, infelizmente, é sempre usado na barganha política", afirma a Atletas pelo Brasil em nota enviada à Folha nesta sexta-feira (13), um dia depois da posse dos novos ministros em Brasília (DF).

Em dezembro de 2014, quando houve a nomeação de George Hilton (PRB-MG), a entidade disse que seus atletas estavam se sentindo "envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor".

Nesta sexta (13), o tom crítico foi mantido. "Registramos aqui nosso desacordo com a prática corrente de nomeação de ministros e pedimos maior compromisso com resultados concretos das políticas de esporte."

Abaixo, a íntegra do comunicado da Atletas pelo Brasil:

"Atletas pelo Brasil pede mudanças

A Atletas pelo Brasil vem manifestar-se publicamente por uma maior seriedade de nossos dirigentes políticos na condução do país.

O momento de grande turbulência política sob o qual estamos vivendo pede uma reforma ampla no funcionamento de nosso sistema político e de como a gestão pública é feita. Devemos exigir de nossos representantes que o país esteja sempre em primeiro lugar, acima de interesses pessoais e partidários.

Precisamos avançar na melhoria de nossos quadros e na forma de gestão de nosso país. A nomeação dos ministros continua seguindo critérios puramente políticos para acomodação de partidos. Tal prática, na maior parte das vezes, traz consigo o aumento da ineficiência de gestão, descontinuidade das políticas implementadas, reinício de processos e tudo isso com custo às políticas públicas, ao nosso desenvolvimento, aos cofres públicos e a cada um de nós.

O Ministério do Esporte, infelizmente, é sempre usado na barganha política.

A Atletas pelo Brasil manifesta-se, mais uma vez, contra essa prática que não considera a experiência e competência do gestor no tema, mas a conveniência partidária.

Não é somente a corrupção que corrói nosso país.

Precisamos exigir que as políticas, os programas e as ações públicas atendam às necessidades do país e gerem desenvolvimento, melhorias e o fim das desigualdades sociais e econômicas. A política não pode ser um fim em si mesma, mas um meio para se conseguir o bem comum a todos.

Nossos gestores devem ser competentes, ter metas sociais e econômicas, indicadores e dados abertos que mostrem para onde estamos indo, atuar com transparência, e precisam também ser avaliados e fiscalizados de forma mais contundente. Afinal lidam com recursos de todos os brasileiros.

Nós, atletas e ex-atletas, formamos uma organização não governamental de Advocacy há 10 anos. Não recebemos recursos públicos. A Atletas pelo Brasil é constituída por 59 atletas voluntários e trabalha pela melhoria do Esporte no Brasil.

Desde 2009, atuamos para influenciar as decisões governamentais a fim de que haja uma legislação mais moderna, uma alocação de recursos mais eficiente, uma melhor gestão e transparência no Esporte. Porque o Esporte vai além do Esporte: é fator estratégico para o desenvolvimento humano e social com importante impacto na saúde, na educação e no planejamento urbano.

Registramos aqui nosso desacordo com a prática corrente de nomeação de ministros e pedimos maior compromisso com resultados concretos das políticas de esporte.

E como vimos fazendo há 10 anos, seguimos abertos para dialogar e continuaremos propondo, incentivando, fiscalizando e cobrando os gestores à frente da política esportiva.

Queremos a democratização do Esporte, por meio do seu acesso a toda população.

Queremos um Esporte de qualidade nas escolas, como ferramenta educacional.

Queremos um Sistema Nacional Esportivo eficiente, transparente, honesto.

Atletas pelo Brasil".

Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 15 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 10 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 15 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 8 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 14 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 15 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 15 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 14 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)