Incríveis descobertas reveladas depois que o nível da água caiu
De cidades fantasmas a bombas ativas (e coisas muito piores)
Incríveis descobertas reveladas depois que o nível da água caiu
Todos os continentes estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas este ano, mais do que qualquer outro ano na história. Por exemplo, a escassez de água sem precedentes obrigou a implementação de regras rígidas em muitos estados do oeste dos EUA, à medida que o país luta para atender às demandas mesmo com uma rápida diminuição no abastecimento de água. Mas este está longe de ser o único lugar a revelar tesouros fascinantes e aterrorizantes. Rios, lagos e reservatórios em todo o mundo estão diminuindo seus níveis de água e revelando locais antigos e pedaços esquecidos da história. Alguns desses lugares provavelmente não eram para ser encontrados.
Intrigado? Na galeria, veja algumas das descobertas mais interessantes e perturbadoras feitas por causa da queda no nível das águas.
©
Getty Images
Rio Pó, Itália
O Rio Pó é o rio mais longo da Itália, estendendo-se por mais de 600 km através do país desde os Alpes Cotianos em direção a Veneza. Infelizmente, esta impressionante extensão de água está diminuindo rapidamente de tamanho enquanto a Itália sofre sua pior seca em 70 anos.
©
Reuters
Rio Pó, Itália
Em agosto de 2022, o baixo nível da água trouxe uma aterrorizante descoberta. Pescadores se depararam com uma bomba não detonada de 455 kg perto da pequena vila de Borgo Virgilio que estava lá desde a Segunda Guerra Mundial.
©
Reuters
Rio Pó, Itália
O esquadrão anti-bombas italiano foi chamado para recuperar o explosivo e detoná-lo em segurança. Mais de 3.000 pessoas tiveram que ser evacuadas de suas casas por precaução. O momento da explosão é esse da foto.
©
Reuters
Lago Mead, EUA
O Lago Mead, em Nevada, é o maior reservatório dos Estados Unidos, mas seus níveis de água estão caindo rapidamente devido a uma seca severa nos estados do lado oeste do país. O lago vem secando desde os anos 90, mas a situação piorou de forma rápida em 2022.
©
Getty Images
Lago Mead, EUA
Uma descoberta interessante encontrada no que já foi o fundo do lago foi um barco da era da Segunda Guerra Mundial, datando de 1944. Embarcações planas como esta foram usadas para levar soldados à costa no Dia D.
©
Getty Images
Lago Mead, EUA
Um avião bombardeiro B-29 (como o retratado aqui) também foi descoberto no Lago Mead. O avião teria caído no lago durante uma missão para coletar dados científicos em 1948. Felizmente, todos os membros da tripulação conseguiram escapar da aeronave e sobreviveram. O avião ficou submerso até 2022.
©
Getty Images
Lago Mead, EUA
Nos meses seguintes, mais quatro conjuntos parciais de restos humanos foram descobertos no lago, a maioria deles próximos um do outro. As autoridades estão investigando se esses restos mortais vêm de um corpo ou de vários corpos. Historiadores locais acreditam que há provavelmente muitos achados mais perturbadores ainda para serem encontrados dada a proximidade do lago com Las Vegas.
©
Getty Images
Lago Mead, EUA
Além da estranha relíquia histórica, chocantemente, vários conjuntos de restos humanos foram encontrados no Lago Mead em 2022. A primeira descoberta em maio foi a mais horrível. Um barril foi avistado na água e, ao ser aberto, foi encontrado o corpo de um homem que tinha sido baleado na cabeça em algum momento nos anos 70 ou 80. Há especulações de que foi um assassinato no estilo da máfia, pois coincide perfeitamente com um período de extrema violência entre gangues do crime organizado nas proximidades de Las Vegas.
©
Getty Images
Rio Danúbio, Sérvia
O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa, passando por 10 países e quatro capitais europeias. Em 2022, os níveis de água atingiram mínimas recordes por causa da seca. Como resultado, dezenas de navios de guerra nazistas destruídos da Segunda Guerra Mundial emergiram do rio, muitos deles ainda carregando explosivos.
©
Getty Images
Rio Danúbio, Sérvia
Pelo menos 20 dessas relíquias foram descobertas perto da cidade de Prahovo, na Sérvia. Elas foram identificados como parte da Frota do Mar Negro da Alemanha Nazista, que foi afundada pelo Exército Soviético em 1944.
©
Reuters
Reservatório Mosul, Iraque
Uma cidade inteira da Idade do Bronze foi descoberta no reservatório Mossul, no Iraque. Conhecida como sítio arqueológico de Kemune, a cidade foi inicialmente descoberta durante um período de baixos níveis de água em 2013 e foi totalmente exposta em 2022 devido a um período de seca extrema. O Iraque é um dos países mais vulneráveis do mundo à seca.
©
Getty Images
Reservatório Mossul, Iraque
Acredita-se que se trate da cidade de Zakhiku, que era uma parte importante do Império Mitani. É estimado que o lugar tenha existido entre 1550 e 1350 a.C. A cidade foi nivelada por um terremoto depois disso.
©
Getty Images
Reservatório Mossul, Iraque
O terremoto, provavelmente, foi o que preservou o local tão bem, considerando que estava debaixo d'água. As partes superiores das paredes desabaram, protegendo as estruturas por baixo e alguns de seus conteúdos.
©
Getty Images
Reservatório de Sau, Espanha
A Igreja de Sant Romà está localizada ao norte de Barcelona e ficou submersa na água quando a represa de Sau foi construída em 1963. O edifício do século XI é a igreja mais antiga ainda de pé em um corpo d'água.
©
Getty Images
Reservatório de Sau, Espanha
No entanto, Sant Romà não está mais em um corpo d'água. A igreja foi totalmente exposta devido a uma redução dramática no nível de água da represa. O reservatório caiu para uma capacidade estimada em 37% durante o verão de 2022.
©
Getty Images
Rio Tibre, Itália
Uma seca que afeta o rio Tibre, na Itália, trouxe à tona as ruínas de uma antiga ponte romana construída pelo imperador Nero por volta de 50 d.C.
©
Getty Images
Rio Tibre, Itália
A ponte, chamada de Ponte Neroniana, sempre foi parcialmente visível, mas a seca severa de 2022 expôs muito mais da estrutura.
©
Getty Images
Rio Yangtzé, China
A China experimentou ondas de calor recordes em 2022, o que resultou na queda rápida dos níveis de água no rio Yangtzé. Isso levou a uma descoberta interessante na região de Chongqing, no sudeste do país. Uma pequena ilha de pedra no meio do rio emergiu da água, e nela foram encontradas três estátuas antigas.
©
Reuters
Rio Yangtzé, China
As três figuras budistas sentadas foram esculpidas na pedra há aproximadamente 600 anos, durante a dinastia Ming da China. Ícones religiosos como este podem ser encontrados em todo o país, mas é extremamente raro encontrar um desses numa pedra de rio desta maneira. Talvez mais sejam descobertos à medida que a seca piorar.
©
Reuters
Rio Paluxy, EUA
O rio Paluxy, no Texas, secou significativamente por causa da seca extrema. O rio atravessa o Parque Estadual do Vale dos Dinossauros, que já possui algumas pegadas de dinossauros preservadas, mas muitas novas impressões que estavam escondidas sob o rio já foram descobertas.
©
Shutterstock
Rio Paluxy, EUA
Acredita-se que as pegadas de dinossauros reveladas pelo rio Paluxy em 2022 tenham 113 milhões de anos. Elas são atribuídas ao Acrocantossauro, uma espécie de dinossauro que pesava sete toneladas e tinha 4,5 metros de altura.
©
Shutterstock
Rio Paluxy, EUA
O superintendente do parque, Jeff Davis, especula que essas pegadas em particular não são vistas há décadas, ou talvez nunca tenham sido vistas pelos olhos humanos.
©
Shutterstock
Rio Reno, Alemanha
Já ouviu falar em pedras da fome? Elas são uma tradição predominantemente europeia. Ao longo da história, pedras foram colocadas em certos locais como memoriais de períodos de fome. Por exemplo, um agricultor coloca uma pedra na margem do rio com a data e suas iniciais esculpidas nele, marcando o baixo nível de água que causou seca e dificuldades naquele momento. Infelizmente, muitas dessas pedras foram expostas por toda a Europa à medida que os rios secaram.
©
Reuters
Rio Reno, Alemanha
Pedras como a retratada aqui agem como avisos de baixo nível de água para as gerações futuras. Pedras que datam de 1947, 1959, 2003 e 2018 foram encontradas ao longo do rio Reno.
©
Reuters
Rio Lima, Espanha
Na região noroeste da Galícia, uma vila esquecida emergiu à medida que os níveis de água caíam no rio Lima. A cidade de Aceredo ficou submersa pela água em 1992, quando um reservatório próximo foi construído. A seca severa fez com que os níveis de água recuassem, expondo uma cidade fantasma presa no tempo.
©
Getty Images
Rio Lima, Espanha
A recém-emergida cidade atraiu um tipo de turismo um tanto quanto macabro. Os visitantes podem caminhar pelos prédios abandonados, avistar caixas de cerveja e carros destruídos. O prefeito local culpa as companhias de energia pela seca.
©
Getty Images
Barragem de Valdecañas, Espanha
Julho de 2022 testemunhou os reservatórios espanhóis caírem para 40% da sua capacidade devido às temperaturas recordes e à seca. Esta situação preocupante levou à revelação de um notável pedaço da história antiga na barragem de Valdecañas em Cáceres.
©
Getty Images
Barragem de Valdecañas, Espanha
A queda do nível da água revelou um local conhecido como "Stonehenge Espanhol", ou o Dólmen de Guadalperal. O círculo de pedra pré-histórico consiste em mais de 100 pedras de pé e acredita-se que tenha 7.000 anos.
©
Getty Images
Barragem de Valdecañas, Espanha
O local foi descoberto pela primeira vez em 1926 pelo arqueólogo alemão Hugo Obermaier, mas foi submerso por inundações em 1963 e só esteve visível quatro vezes nas últimas seis décadas. Essa é a maior seca da Espanha nos últimos 1.200 anos, por isso é provável que o Dólmen de Guadalperal fique em exibição por um bom tempo.
Fontes: (Euronews) (NBC News) (USA Today) (The Guardian) (Forbes) (Reuters)
©
Reuters
Lifestyle
Curiosidades
31/12/24
POR Notícias Ao Minuto
Todos os continentes estão sentindo os efeitos das mudanças climáticas este ano, mais do que qualquer outro ano na história. Por exemplo, a escassez de água sem precedentes obrigou a implementação de regras rígidas em muitos estados do oeste dos EUA, à medida que o país luta para atender às demandas mesmo com uma rápida diminuição no abastecimento de água. Mas este está longe de ser o único lugar a revelar tesouros fascinantes e aterrorizantes. Rios, lagos e reservatórios em todo o mundo estão diminuindo seus níveis de água e revelando locais antigos e pedaços esquecidos da história. Alguns desses lugares provavelmente não eram para ser encontrados.
Intrigado? Na galeria, veja algumas das descobertas mais interessantes e perturbadoras feitas por causa da queda no nível das águas.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA