Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

As idades vão aumentando seis meses a cada ano.

© Shutterstock

Economia aposentadoria 05/01/25 POR Agência Brasil

Para saber quando será o momento de se aposentar, o trabalhador precisa estar atento às regras estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.

PUB

 

As idades vão aumentando seis meses a cada ano. No caso da mulher, a idade chegará a 62 anos em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027. A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também tem alterações neste ano. Para mulheres, são necessários 92 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 102 pontos (com 35 anos no sistema do INSS). 

Uma situação diferente é para professores, que precisam ter tempo de contribuição mínimo no magistério (25 anos para mulher e 30 anos para homens). Em 2025, as professoras precisam somar 87 pontos e os professores, 97. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem.

Existem ainda as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O pedágio de 50% prevê que o trabalhador cumpra um período adicional correspondente à metade do tempo faltante na data da reforma (2019). Já o pedágio de 100% exige idade mínima, tempo de contribuição e o cumprimento de um período adicional igual ao tempo faltante. Esse método pode proporcionar um benefício mais alto.

No pedágio de 50%, as pessoas precisariam trabalhar por mais metade do tempo que faltava para chegar ao tempo previsto de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens). No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto.

Leia Também: PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS-APOSENTADORIA Há 11 Horas

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

mundo EUA Há 13 Horas

Casal morre em diferentes acidentes ocorridos em um espaço de 24 horas

fama Cássia Kis Há 11 Horas

Cássia Kis arma 'barraco' com jovens de biquíni em supermercado

mundo Viral Há 4 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama Redes Sociais Há 10 Horas

Maíra Cardi fala sobre polêmica com foto de feto

tech Meta Há 8 Horas

Meta encerra checagem de fatos e foca em liberdade de expressão nas redes

mundo Tibete Há 12 Horas

Número de vítimas do terremoto de 6.8 no Tibete sobe para 95 mortos

fama Atriz Há 12 Horas

Vivi 95 anos para ver isso, diz Fernanda Montenegro sobre prêmio de Fernanda Torres

fama Globo de Ouro Há 14 Horas

Demi Moore elogia Fernanda e pede telefone da atriz no Globo de Ouro

politica PL-PARTIDO Há 10 Horas

Quatro deputados do PL deixam partido em meio a pressão bolsonarista