As experiências de famosos em seitas secretas
As experiências positivas e negativas das celebridades com cultos secretos
As experiências de famosos em seitas secretas
Como humanos, tendemos a ter um fascínio por cultos, pois eles inicialmente atraem pessoas com ideais de uma comunidade utópica e busca de autoconhecimento. Contudo, algumas dessas seitas podem ser radicais e, seus seguidores só percebem, algum tempo depois. Inclusive, várias celebridades fazem ou fizeram parte de comunas religiosas. Quem foram e como foram essas experiências? Alguns famosos relataram vivências positivas, enquanto outros negativas.
Clique na galeria para descobrir!
© AgNews
Winona Ryder
A atriz Winona Ryder e sua família se juntaram à Família Arco-Íris, ou Rainbow Family, da Califórnia (EUA), quando ela tinha sete anos.
© Getty Images
Winona Ryder
Na época, a comuna hippie era formada por sete famílias que dividiam um terreno e não tinham água encanada. A família deixou o culto depois de três anos, de acordo com Ranker.
© Getty Images
Joaquin Phoenix
O ator vencedor do Oscar foi criado no culto Filhos de Deus. Supostamente, o astro de 'Coringa' (2019) e sua família costumavam viajar pela América do Sul compartilhando suas crenças.
© Getty Images
Joaquin Phoenix
Depois de deixar a seita, os pais do ator supostamente mudaram o sobrenome de Bottom para Phoenix.
© Getty Images
Jerry Seinfeld
O comediante Jerry Seinfeld admitiu que fez cursos de Cientologia aos 20 e poucos anos, de acordo com a revista Time.
© Getty Images
Jerry Seinfeld
Em 2008, o astro do humor disse à revista Parade que a experiência foi útil para sua carreira por ser "extremamente intelectual e clínica em sua abordagem para a solução de problemas".
© Getty Images
Paula Picarelli
Lembra da atriz que ficou famosa após interpretar a Rafaela, que fazia par romântico com a personagem de Alinne Moraes na novela 'Mulheres Apaixonadas' (2003)? Pois, Paula Picarelli abordou sua experiência quando fez parte de uma seita religiosa durante oito anos, entre 2000 e 2008. A artista comentou que relembrar esse período, o qual se inspirou para escrever o livro 'Seita - O Dia em que Entrei para um Culto Religioso', é um "misto de emoções", classificando como "difícil", "divertido" e "tanta maluquice". "Foram oito anos. Posso dizer que tenho mestrado e doutorado no assunto", disse.
A obra é um relato ficcional de como ela se envolveu num novo culto religioso, o Portal da Divina Luz - nome fictício. Em 2018, durante entrevistas de lançamento do livro, Paula Picarelli comentou que "fragilidades" a levaram a entrar no Santo Daime - apesar dela não ter revelado o nome da comunidade nem quais outros famosos faziam parte.
Segundo a atriz, os rituais eram voltados para os artistas e que abusos e ameaças eram proferidos pelas lideranças do culto, embora tenha destacado que não havia nada de teor s-xual. "Eu mesma não tenho coragem de dar nome aos bois. Eu criei uma ficção para contar essa história. Era uma seita com todos os requisitos, incluindo abusos psicológicos e morais e ameaças de morte", disse.
©
TV Globo / Renato Rocha Miranda
Glenn Close
A atriz Glenn Close e sua família se juntaram ao culto Rearmamento Moral quando ela tinha apenas sete anos.
© Getty Images
Glenn Close
Eles deixaram a seita ultraconservadora após 15 anos vivendo em comunidades. De acordo com o Ranker, a estrela afirmou que crescer em um culto ajudou sua carreira de atriz "já que ela sempre teve que fingir que acreditava no que o grupo dizia a ela".
© Getty Images
Michelle Pfeiffer
Michelle Pfeiffer estava envolvida com o Respiratorianismo quando se mudou para Los Angeles aos 20 anos, de acordo com o Ranker.
© Getty Images
Michelle Pfeiffer
O culto supostamente acreditava que alguém poderia viver sem comida ou água, já que a luz do sol forneceria toda a nutrição de que você precisa.
© Getty Images
Tom Cruise
Tom Cruise é frequentemente considerado o garoto-propaganda da Cientologia, igreja o qual passou a fazer parte em 1990.
© Getty Images
Tom Cruise
O astro de 'Missão Impossível' apresentou suas ex-esposas Nicole Kidman e Katie Holmes à religião, mas teria sido sua primeira esposa, Mimi Rogers, quem o levou à Igreja.
© Getty Images
Djidja Cardoso
Em 2024, o Brasil ficou em choque com a morte da modelo Djidja Cardoso, de 32 anos, no Amazonas. O corpo da ex-sinhazinha do Boi Garantido, posto que ocupou de 2015-2020 no famoso Festival de Parintins que lhe rendeu status celebridade na região Norte, foi encontrado com sinais de overdose de cetamina na casa em que vivia com a mãe, Cleusimar Cardoso, e o irmão, Ademar Cardoso, em Manaus. Mãe e filhos criaram a seita religiosa "Pai, Mãe, Vida". Mas o que se sabe desse culto misterioso?
©
Reprodução/Instagram/@djidjacardoso
Djidja Cardoso
Segundo O Globo, a seita incentivava o uso indiscriminado de cetamina, substância que provoca efeitos alucinógenos. O grupo expandiu o culto à rede de salões de beleza da família, Belle Femme, onde, com a ajuda de funcionários, compravam a droga clandestinamente numa clínica veterinária e obrigavam seguidores a usarem. Os suspeitos de participação no esquema foram presos. Eles são acusados de crimes, como tráfico de drogas, por colocar em perigo as vidas de membros, charlatanismo, entre outros.
©
Reprodução/Instagram/@djidjacardoso
Lisa Marie Presley
Priscilla Presley ingressou na Igreja da Cientologia em 1977 após a morte do marido, o cantor Elvis Presley. Ela criou a filha deles, Lisa Marie Presley, na igreja, de acordo com o Metro.
© Getty Images
Lisa Marie Presley
Desde que deixou a Cientologia em 2014, a ex-mulher de Michael Jackson evitou falar sobre a instituição onde cresceu. Infelizmente, Lisa Marie Presley faleceu janeiro de 2023.
© Getty Images
David Arquette
O ator e diretor de cinema David Arquette nasceu em Skymont Subud, uma comuna na Virgínia (EUA). O grupo não tinha água encanada, eletricidade ou banheiros funcionando.
© Getty Images
David Arquette
A irmã de David Arquette, Patricia Arquette, não nasceu na comuna, mas passou a maior parte de sua infância lá. A atriz disse a Oprah que seus pais "começaram com um monte de amigos e eles queriam construir essa sociedade utópica".
© Getty Images
Bethany Joy Lenz
Famosa pela série 'One Tree Hill', Bethany Joy Lenz falou recentemente sobre sua experiência em um culto por 10 anos. No podcast 'Drama Queens', a atriz disse a ex-colegas de elenco que está escrevendo sobre o seu período na seita, que preferiu não divulgar o nome. "Seria uma experiência realmente valiosa para escrever, e a recuperação - 10 anos de recuperação depois disso. Portanto, há muito o que contar", disse ela a Sophia Bush e Hilarie Burton Morgan, em episódio que foi ao ar em 10 de julho.
A atriz não deu mais detalhes e, embora tenha pensado em publicar um livro, revelou que é difícil "a pressão de acertar e tudo ter que ser exatamente real e todas as pessoas envolvidas".
Bethany Joy Lenz acrescentou: "Além disso, não sei o quanto posso, digo porque ainda existem pessoas e coisas legais em vigor que tornam mais complicado o momento disso. Mas eu estou escrevendo".
© Getty Images
Frank Aguiar
No programa 'A Tarde é Sua', o cantor falou abertamente sobre sua relação com o Santo Daime, que começou há cerca de 10 anos, quando fez uma viagem ao Acre. "O universo me mandou para lá e mudou tudo. Lá, eu recebi uma missão, que eu não podia exercer meu trabalho só pelo dinheiro, tinha que me ligar a quem só quisesse meu bem e que muitas curas seriam feitas, e entendi tudo. Nunca mais parei. Descobri quem sou", revelou.
Frank Aguiar também revelou o que sentiu ao consumir ayahuasca, o chá utilizado pelos praticantes: "É algo que te faz viajar para dentro, que te faz ver o que tem aqui dentro".
©
AgNews/Thiago Duran
Leah Remini
Conhecida pela série de humor 'O Rei dos Queens', a atriz Leah Remini foi criada como cientologista desde a infância, deixou a Igreja em 2013 e se tornou uma crítica declarada. Ela criou a série de documentários 'Scientology and the Aftermath' ("Cientologia e as Consequências", em tradução livre) em 2016, para expor as práticas da Igreja.
© Getty Images
Leah Remini
Remini entrou com uma ação legal contra a Igreja e seu líder, David Miscavige. "Por 17 anos, a Cientologia e David Miscavige me submeteram ao que acredito ser tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação, impactando significativamente minha vida e carreira. Acredito que não sou a primeira pessoa visada pela Cientologia e suas operações, mas pretendo ser a última", disse Remini em uma declaração em 3 de agosto de 2023.
© Getty Images
Rose McGowan
A atriz de 'Charmed' foi criada na seita Filhos de Deus. O culto supostamente acreditava em uma mistura de ideais hippies e religião.
© Getty Images
Rose McGowan
McGowan disse à revista People que o culto a fazia acreditar que a s-xualização das mulheres era normal.
© Getty Images
Paul Haggis
O diretor, produtor e roteirista vencedor do Oscar, Paul Haggis, esteve envolvido com a Cientologia por 34 anos, de acordo com Zimbio. Ele foi um dos primeiros famosos a chamar a organização de culto.
© Getty Images
Paul Haggis
De acordo com o The Guardian, o diretor de 'Crash - No Limite' (2004) deixou o culto devido à proibição do casamento entre pessoas do mesmo s*xo.
© Getty Images
Maitê Proença
Em entrevista à apresentadora Angélica no canal Mina Bem Estar, do YouTube, a atriz revelou em 2022 como foi o seu contato com a ayahuasca - também conhecida como chá de Santo Daime. "Eu tomei todas as drogas que eu quis tomar, mas o Daime não é uma droga. Tanto que eu ia com medo, com palpitações, porque todas as vezes era uma nova conquista para mergulhar dentro de mim", explicou Maitê.
"Tomei ayahuasca por três anos seguidos. Fiquei fanática e ainda bem, porque não teria tido efeito se não tivesse sido fanática. Foi ótimo ser fanática. Eu fui sem ego, sem pensamento, para fazer uma experiência de autoconhecimento".
Mas como foi a experiência dela com a religião?
©
AgNews/Bento
Maitê Proença
Maitê acredita que sua experiência foi bastante positiva para o processo de descoberta interior que buscava na época. "Foi um divisor de águas. Eu era uma pessoa e virei outra. É transformador para quem faz", contou.
©
TV Globo / Leo Lemos
Angel Haze
A rapper ganhou fama com seu álbum 'Dirty Gold' (2013). Angel Haze fez parte da Fé Apostólica Maior Pentecostal até os 15 anos de idade, de acordo com o Color Lines.
© Getty Images
Angel Haze
A cantora disse ao The Guardian que a organização em que ela cresceu baniu completamente a música.
© Getty Images
Jason Beghe
O ator de 'Thelma e Louise' (1991) e da série 'Californication' costumava ser membro da Igreja da Cientologia.
© Getty Images
Jason Beghe
A revista Rolling Stone relatou que Jason Beghe era o menino de ouro até Tom Cruise entrar no culto.
© Getty Images
Christopher Owens
O músico e integrante da banda Girls nasceu e cresceu na seita Filhos de Deus.
© Getty Images
Christopher Owens
O artista falou sobre a morte de seu irmão mais velho devido à descrença do culto na Medicina ou na saúde e à falta de recursos médicos. Owens supostamente deixou a seita aos 16 anos.
© Getty Images
Susan Cagle
A cantora e compositora Susan Cagle fazia parte do Filhos de Deus e supostamente viajou pelo mundo espalhando as crenças do culto.
© Getty Images
Susan Cagle
Mas Susan Cagle deixou sua família e o culto para seguir uma vida e carreira na música em Nova York (EUA), onde chegou a tocar nas ruas e no metrô.
©
Getty Images
Maria Casadevall
No dia 24 de junho de 2024, a atriz Maria Casadevall chamou atenção das redes sociais após postar imagens do ritual que oficializa seu pertencimento ao Santo Daime. Praticante há cinco anos, ela faz parte da Nova Igreja Céu de Maria, localizada em Osasco, São Paulo. Inclusive, a artista detalhou sua experiência no Santo Daime.
©
TV Globo / Reginaldo Teixeira
Maria Casadevall
"Peço licença para me apresentar depois de 5 anos caminhando sob os ensinos da Rainha da Floresta da sagrada Ayahuasca com os povos originários e há 9 meses (uma gestação) conhecendo os estudos no Santo Daime para agora poder me aprofundar e destrinchar estes estudos me apresentando diante da Luz deste Santo Cruzeiro como aprendiz pequenininha desta Santa Doutrina. Viva o Batalhão da Rainha, estou enfileirada com maracá, meu escudo na mão e não saio do meu lugar. Estou fardada no Santo Daime, e a partir daqui caminho estes ensinos, honrando as raízes que fundam a terra pindorâmica onde nasci", disse Maria.
©
Tv Globo / Zé Paulo Cardeal
Emily Schromm
De acordo com o Ranker, Emily Schromm cresceu em uma seita cristã no Missouri (EUA).
© Getty Images
Emily Schromm
A nutricionista, personal trainer e crossfiteira tem seu próprio programa de exercícios, linha de roupas, podcast e marca de fitness sob sua marca.
Fontes: (Zimbio) (Ranker) (Parade) (Time) (Color Lines) (The Guardian) (Suggest) (People) (Metro)
© Getty Images
Fama
Crenças
08/01/25
POR Notícias Ao Minuto
Como humanos, tendemos a ter um fascínio por cultos, pois eles inicialmente atraem pessoas com ideais de uma comunidade utópica e busca de autoconhecimento. Contudo, algumas dessas seitas podem ser radicais e, seus seguidores só percebem, algum tempo depois. Inclusive, várias celebridades fazem ou fizeram parte de comunas religiosas. Quem foram e como foram essas experiências? Alguns famosos relataram vivências positivas, enquanto outros negativas.
Clique na galeria para descobrir!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA