© DR
Nos últimos tempos caiu no gosto dos amantes da gastronomia preparar os próprios pratos. Principalmente na época do frio, em que as pessoas dão preferência ao conforto de suas casas para reunir entes e amigos queridos. Refeições práticas e saborosas são ótimas opções para reduzir o tempo na cozinha e melhor aproveitar a companhia dos convidados.
PUB
A Chef Lucila Thomé, que assina os pratos servidos no restaurante italiano Piazza Zini, em São Paulo, compartilha uma receita rápida e simples de fazer, para quem gosta de cozinhar e receber convidados em casa.
“O escondidinho costuma ser servido como prato principal, e a versão com ragu de linguiça é uma boa opção para quem gosta de praticidade, pois tem um preparo simples e ingredientes fáceis de encontrar nas prateleiras”, comenta a Chef.
Confira abaixo a receita que rende uma porção individual.
Ingredientes:
70gr de pó para polenta
1 tablete de caldo de galinha
150ml de água
1 colher de sobremesa de manteiga
1 gomo de linguiça toscana
2 colheres de sopa de azeite
½ cebola picada
1 dente de alho
4 tomates italianos sem pele
1 colher de café de extrato de tomate
Queijo parmesão a gosto para gratinar
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Dissolva a polenta em um pouco de água fria para não empelotar. Numa panela coloque a água e o caldo de galinha e deixe ferver, em seguida adicione a polenta dissolvida e mexa até engrossar. Acrescente a manteiga e o sal e reserve.
Para o ragu de linguiça refogue o alho e a cebola no azeite. Em seguida retire a pele da linguiça e solte a carne; frite bem com os temperos e acrescente os tomates e o extrato, deixe apurando até reduzir bem. Quando tiver um molho bem encorpado, acerte o sal e a pimenta.
A montagem deve ser feita em um refratário pequeno. Coloque uma camada da polenta, cubra com o ragu de linguiça e uma última camada de polenta. Adicione o queijo parmesão para gratinar e leve ao forno quente pré-aquecido até formar a casquinha do gratinado. Sirva imediatamente!