© PixaBay
Baseado no equilíbrio das emoções e sentimentos, a fitoenergética é o sistema de cura natural criado há 14 anos pelo terapeuta holístico Bruno Gimenes. Segundo ele, o método consiste em conectar o campo energético das plantas ao humano atuando em problemas sutis, como o medo, a raiva e a tristeza.
PUB
Quando alguém está triste, chateado ou cansado “um remédio não vai atuar no campo de energia, mas, sim, no físico. No entanto, quando você usa as ervas corretas, automaticamente você pega a energia das plantas para suprir a sua falta energética", afirma o médico.
"Diferentemente da fitoenergética, que utiliza o princípio ativo de alguns vegetais para curar doenças físicas, a fitoenergética, atua por meio de chás ou do simples contato com as plantas, cuidando do emocional", afirma.
Segundo o site do UOL, Gimenes listou nove plantas capazes de energizar e trazer bem-estar para o dia a dia. "Você pode tomar um chá [uma pitada de cada erva é o bastante para o preparo da bebida], carregar um sachê no bolso ou ter vasinhos dessas plantas no ambiente de trabalho", conta ele.
Plantas que fazem bem, segundo a fitoenergética:
Alecrim
O alecrim libera traumas, medos e outros aspectos negativos adormecidos. A planta também incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar.
Alfazema
É uma planta energizante, "que ajuda as pessoas a darem conta de tudo”.
Capim-cidreira
Recomendada para acabar com pesadelos e desordens do sono, é muito usada em chás. Também tem a função de eliminar a ansiedade, o nervosismo e a irritação mental.
Cravo-da-Índia
Esta especiaria é capaz de estimular a concentração e aumentar a capacidade de reunir energia para materializar sonhos.
Coentro
Este tempero --muito fácil de encontrar e bastante usado na cozinha-- acalma o ímpeto, a agitação e ajuda a equilibrar as emoções.
Dente-de-leão
De acordo com Gimenes, "ela ajuda a elevar a autoestima, gerando mais humildade e gratidão".
Funcho
Traz força para a materialização dos sonhos e para aflorar talentos e virtudes. Ajuda a gerar uma transformação interna e a cortar laços com o passado.
Hortelã
Estimula a sinceridade entre as pessoas e auxilia na diminuição do estresse do dia a dia.
Poejo
Ajuda a ter persistência, a acabar com a procrastinação. "Sabe aquela pessoa que costuma desistir das atividades ou dos sonhos na metade do caminho? Então, o poejo é ideal para elas", conta o especialista.