© DR
Leves, saudáveis, gostosos e altamente nutritivos. Manter a diversidade de peixes no cardápio diário das refeições, além de ser, gastronomicamente, uma saborosa opção, é também um dos hábitos alimentares mais indicados àqueles que buscam qualidade de vida através da dieta.
PUB
Peixes são alimentos ricos em proteínas, iodo, fósforo, cálcio, vitaminas A, E, do complexo B e D. Mas seu principal nutriente é o ômega 3, uma gordura poli-insaturada que favorece a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e derrame, redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. A grande maioria dos peixes apresenta menos gordura do que as carnes bovinas e suínas.
Assim como frutas, legumes e verduras, os pescados também possuem melhor período para compra, pois encontram-se em época certa para a pesca, fora do período de defeso – momento de reprodução das espécies.
Para o mês de maio, o destaque fica por conta do robalo. O peixe é típico de rios que deságuam no mar, e considerado um bom alimento para questões estéticas, pois ajudam a manter a pele e os cabelos saudáveis, e sua ação antioxidante favorece o sistema imunológico. Também conhecido como rei dos rios, o robalo pode ser preparado de diversas formas na gastronomia: cozido, frito, assado ou grelhado. Com informações da Ceagesp.