Cientistas desenvolvem teste que identifica rapidamente a hipertensão

O teste foi desenvolvido entre 2013 e 2014 e obteve o certificado de dispositivo médico em 2015, podendo vir a ser comercializado na Itália, Alemanha e Brasil em breve

© iStock

Lifestyle pesquisa 19/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Um teste de saúde desenvolvido por pesquisadores deCoimbra pode avaliar o risco genético cardiovascular de uma pessoa, sobretudo ao nível da hipertensão arterial, e contribuir para a atuação antecipada dos profissionais de saúde.

PUB

O dispositivo médico já está certificado e vai ser aplicado num estudo, que envolve 500 pessoas, em parceria com os serviços de cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

"O teste genético é um apoio muito grande ao diagnóstico, principalmente nos casos de doentes de risco intermediário, já com histórico familiar de hipertensão e que estão próximo dos valores limites, mas que ainda não podem ser considerados hipertensos", explicou à agência Lusa a investigadora Ana Teresa Freitas.

A diretora executiva da empresa portuguesa HeartGenetics, sediada no parque de biotecnologia Biocant, em Cantanhede, considera que o teste pode ser muito vantajoso para o doente, por permitir o correto acompanhamento médico antes de se entrar "num estado de não retorno".

"A hipertensão resulta da degradação dos vasos sanguíneos e se já estiver instalada não há forma de voltar atrás, a não ser controlar com medicação. Mas se for diagnosticada antecipadamente, os profissionais de saúde podem atuar antes dos vasos sanguíneos estarem degradados", salientou Ana Teresa Freitas.

A investigadora acrescenta ainda que o teste genético pode contribuir para o controle do doente antes de se tornar hipertenso "e para que nunca desenvolva a doença".

Salientando que a hipertensão arterial é um problema de saúde pública a nível mundial, Ana Teresa Freitas frisa também que o conhecimento do perfil de risco genético poderá "levar à adoção de estilos de vida mais saudáveis".

Segundo a diretora executiva da HeartGenetics, o teste foi desenvolvido entre 2013 e 2014 e obteve o certificado de dispositivo médico em 2015, podendo vir a ser comercializado na Itália, Alemanha e Brasil, após os testes que serão realizados nos próximos meses.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil São Paulo Há 23 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 1 Hora

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 23 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

justica Distrito Federal Há 23 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina

fama CAMILA-PITANGA Há 21 Horas

Tive muitos encontros capazes de ampliar a minha sexualidade, diz Camila Pitanga

brasil jogo do aviãozinho Há 19 Horas

Jovem que perdeu 500 mil em apostas revela abstinência: 'tremedeira'

fama Donald Trump Há 20 Horas

As celebridades que afirmaram que deixariam os EUA se Trump ganhasse

mundo Caso Pelicot Há 23 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe