Prefeitura do Rio suspende diálogo com professores

A prefeitura do Rio cancelou a reunião que estava marcada para hoje (23) com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) para negociar o fim da greve dos professores municipais, retomada na sexta-feira (20). )

© Agência Brasil

Brasil Eduardo Paes 23/09/13 POR Agência Brasil

Em nota, a prefeitura informa que fez “cerca de dez” reuniões com o sindicato, com a presença do prefeito Eduardo Paes em três delas, e que cumpriu todos os pontos acordados com a categoria, “inclusive o de enviar o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração para a Câmara de Vereadores”, entregue no dia 17.

PUB

“A prefeitura entende que, a partir de agora, a negociação e o debate devam ocorrer no âmbito do parlamento. Sendo assim, por determinação do prefeito Eduardo Paes, não há nenhuma reunião com o sindicato prevista para esta segunda-feira”, diz a nota.

A prefeitura acusa o Sepe-Rj de manter uma postura “partidarizada, intransigente e fechada ao diálogo” e informa que decidiu não negociar enquanto a categoria permanecer em greve. O governo municipal também pede que os professores retornem ao trabalho, “tendo em vista os ganhos obtidos nas negociações e o prejuízo causado aos alunos da rede municipal por mais dias sem aula”.

A coordenadora-geral do Sepe-RJ, Marta Moraes, lembra que o acordo assinado com o prefeito previa a participação do sindicato na elaboração do plano de cargos, o que não ocorreu. “Ele [o prefeito] rasgou o que ele próprio assinou, ele não aceitou as propostas do Sepe para o plano de cargos, entregou direto para a Câmara de Vereadores e deixou 90% da categoria de fora”, diz.

Quanto à decisão da prefeitura de desmarcar a reunião, Marta diz que o sindicato vai continuar pressionando para que o diálogo seja retomado. Durante a tarde de hoje, diretores do sindicato conversaram com vereadores sobre o plano apresentado pela prefeitura. “Vários vereadores se mostraram abertos às reivindicações da categoria, mas o líder do governo [Luiz Fernando Guaraná] disse que o prefeito não vai retirar o projeto apresentado”. A proposta da prefeitura será votada em regime de urgência.

Os profissionais da educação do município fazem assembleia na sexta-feira para decidir os rumos da greve. “Se a greve continuar, a culpa é do prefeito, que não quer dialogar”, diz Marta.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 53 segundos

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 17 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 18 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 22 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 17 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

lifestyle Alimentos Há 22 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 22 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

politica PF Há 21 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

fama NICOLE-KIDMAN Há 23 Horas

Nicole Kidman revela acordar chorando e sem fôlego desde a morte da mãe