Pedro Parente assumirá a presidência da Petrobras

Parente tem reconhecida experiência nos setores público e privado

© DR

Economia Indicação 19/05/16 POR Notícias Ao Minuto

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou nesta quinta-feira (19) que Pedro Parente aceitou o convite do presidente interino Michel Temer para assumir a presidência da Petrobras.

PUB

Parente é o atual presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa e foi ministro da Casa Civil e ministro interino de Minas e Energia no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Participou da comissão de transição do governo FHC para o do ex-presidente Lula.

O Portal Brasil destaca que Parente é formado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), iniciou a carreira como servidor do Banco do Brasil em 1971 e, em 1973, foi para o Banco Central também por meio de concurso público. Atuou ainda como consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de instituições públicas no País, inclusive da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. 

No período de 2003 até 2009, foi Vice-presidente Executivo (COO) do Grupo RBS. Em 2010, tornou-se presidente e CEO da Bunge Brasil, cargo que ocupou até 2014. Atualmente é membro dos conselhos da SBR-Global e do Grupo ABC, do qual é presidente, além de ser sócio-diretor do grupo de empresas Prada de consultoria e assessoria financeira.

Em nota, o presidente interino Michel Temer agradeceu "os inestimáveis serviços prestados por Aldemir Bendine, que conduziu com muito êxito o início da recuperação da Petrobras". Leia abaixo a íntegra da nota oficial da Presidência da República:

"O executivo Pedro Parente aceitou hoje convite do presidente interino Michel Temer para ser indicado Presidente Executivo da Petrobras ao Conselho de Administração da Companhia. Ao mesmo tempo que o indica, Michel Temer agradece os inestimáveis serviços prestados por Aldemir Bendine, que conduziu com muito êxito o início da recuperação da Petrobras. Bendine revelou suas qualidades de dedicado executivo, reproduzindo trajetória de sucesso antes alcançada no comando do Banco do Brasil.

O presidente interino tem certeza de que o Conselho de Administração coordenará uma transição profissional e transparente, de forma a preservar os altos interesses da companhia e do povo brasileiro.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro 21/11/24

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 20 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 18 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 20 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino