© Agência Brasil
O vazamento de um áudio de Romero Jucá se transformou no primeiro escândalo do governo de Michel Temer. Revelada pelo repórter Rubens Valente, a gravação mostra uma conversa de Jucá com o correligionário Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Ao realizar uma análise da situação, o colunista Josias de Souza diz que toda a situação faz com que seja incontornável a demissão do ministro do Planejamento uma demissão..
PUB
Em um dos momentos da conversa, que ocorreu antes da votação que afastou Dilma da Presidência, Sérgio Machado diz que "É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional". Jucá, então, responde: "Com o Supremo, com tudo".
De acordo com o Blog do Josias de Souza, a percepção de que o roubo de verbas públicas passou a dar cadeia no Brasil está apavorando ao que chamou de "a clientela da Lava Jato". A ideia de que um acordão possa sufocar a força-tarefa parece inviável. Michel Temer tem, na opinião do colunista, duas alternativas: ou se livra de Jucá ou reforçará a tese segundo a qual em política nada se perde, nada se transforma, tudo se corrompe.