Síria: mortos nos atentados sobem para 154

O número de mortos ainda poderá aumentar, já que "vários dos cerca de 300 feridos se encontram em estado crítico", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel

© Reuters

Mundo EI 24/05/16 POR Notícias ao Minuto

Os atentados terroristas do Estado Islâmico contra dois redutos do regime sírio nessa segunda-feira (23) deixaram pelo menos 154 mortos, de acordo com novo balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

PUB

O número de mortos ainda poderá aumentar, já que "vários dos cerca de 300 feridos se encontram em estado crítico", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

O balanço anterior do Observatório Sírio, divulgado ontem, registrava 148 mortos nos atentados à bomba nas cidades costeiras de Tartus e Jableh, já reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico. As vítimas são quase todas civis, incluindo oito crianças, quatro médicos, enfermeiros e estudantes universitários, informou a ONG que opera na Síria.

Os atentados foram feitos por terroristas suicidas, que conduziram carros-bomba para duas cidades habitadas principalmente por alauitas, a comunidade minoritária a que pertence o chefe de Estado sírio, o presidente Bashar Al Assad. Tanto Tartus quanto Jableh tinham sido relativamente poupadas dos estragos de uma guerra que dura mais de cinco anos na Síria.

O Estado Islâmico informou, em comunicado, que os atentados foram uma retaliação pelos bombardeios feitos pelo regime sírio e pelo seu aliado, a Rússia, e deixou um alerta de que pode estar preparando ataques ainda piores.

O regime sírio responsabilizou a Arábia Saudita, a Turquia e o Catar - seus adversários na região desde 2011 - pela escalada de tensão que resultou nos atentados de ontem.

"Esses atentados representam uma perigosa escalada por parte dos regimes do ódio e do extremismo em Riadi, Ancara e Doha e têm como objetivo fazer com que fracasse um acordo de cessar-fogo" na Síria, indicou o regime de Al Assad em carta enviada ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e ao Conselho de Segurança da ONU.

A comunidade internacional condenou os ataques. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão Há 6 mins

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Hollywood Há 22 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 23 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Saúde Há 9 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

politica Justiça Há 9 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 8 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

mundo Avião Há 7 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave