Com mais 2 de Grafite, Santa Cruz goleia o Cruzeiro e segue líder

Aos 37 anos, o veterano já tem seis gols na sua volta à Série A após 11 anos

© dr

Esporte Fenômeno 25/05/16 POR Estadao Conteudo

O Campeonato Brasileiro ainda está na terceira rodada, mas já é possível cravar que, por enquanto, o craque do torneio, com folga, é Grafite. Aos 37 anos, o veterano já tem seis gols na sua volta à Série A após 11 anos. Nesta quarta-feira, ele fez dois na vitória do Santa Cruz por 4 a 1 sobre o Cruzeiro, no Arruda. É a segunda goleada por esse placar, repetindo o triunfo sobre o Vitória na primeira rodada.

PUB

Nesta noite, Grafite fez o primeiro num pênalti que ele mesmo sofreu após jogada individual, De Arrascaeta empatou, mas o veterano voltou a colocar o Santa Cruz na frente numa cavadinha cara a cara com Fábio. Arthur ainda fez o terceiro e Keno anotou o quarto do time pernambucano, líder com sete pontos e seis gols de saldo.

O Cruzeiro segue mal, com apenas um ponto, do empate com o Figueirense na rodada passada, na estreia do técnico Paulo Bento. Na próxima rodada, sábado à tarde, recebe o América-MG numa revanche da derrota na semifinal do Campeonato Mineiro. O Santa Cruz visita a Chapecoense, também no sábado, mas às 21h.

O JOGO - Já implantando seu estilo de trabalho, Paulo Bento mexeu no esquema tático do Cruzeiro, sacando o meia Pisano para escalar o volante Ariel Cabral. A ideia era conter as investidas do Santa Cruz e dominar o meio campo. Num primeiro momento, a ideia deu certo, tanto que o dono da casa nada criou nos primeiros 15 minutos.

Grafite, sempre ele, mudou a cara do jogo. Pegou na intermediária, avançou passando por dois marcadores na corrida e driblou Fábio. Sairia com a bola pela linha de fundo ou, com sorte, chutaria desequilibrado, sem ângulo. O goleiro ajudou e fez pênalti desnecessário e indiscutível. O próprio Grafite bateu e fez.

A primeira chance de empate caiu nos pés de Willian, que, aos 22, bateu em cima de Tiago Cardoso. Dali até os 30 minutos, o Cruzeiro ainda teve outras três oportunidades, a maioria delas com o próprio Willian, que não estava com o pé calibrado.

O nome do Cruzeiro no primeiro tempo, entretanto, foi Élber. O garoto, que fez sucesso com a camisa do Sport no ano passado, mostrou habilidade e velocidade em diversos lances, mas nada que fizesse Tiago Cardoso trabalhar. "Temos que caprichar mais. Nosso time fez um primeiro tempo muito bom, criamos oportunidades, mas o gol não saiu", avaliou ele na saída para o intervalo.

Na segunda etapa, o pé do uruguaio Arrascaeta estava calibrado. Aos 6 minutos, ele fez Tiago Cardoso trabalhar e fazer grande defesa. No minuto seguinte, se redimiu tirando do alcance do goleiro para fazer de falta, encobrindo a barreira e deixando o placar empatado. Tiago Cardoso só assistiu.

Quem apostou que era a chave para o Cruzeiro deslanchar no jogo, errou feio. Culpa de Grafite. O atacante, craque do Brasileirão até aqui, perdeu uma chance aos 13, desarmado por Bruno Viana, mas não desperdiçou a segunda. Aos 19, recebeu de Léo Moura, deixou Bruno Rodrigo na saudade e deu uma cavadinha para encobrir Fábio.

Paulo Bento mexeu no time do Cruzeiro, colocando a equipe no ataque com Alex e Douglas Coutinho, mas quem fez mais um foi o Santa Cruz. Grafite até estava na área, mas o cruzamento de Keno foi na cabeça de Arthur, que mandou no cantinho, longe do alcance do goleiro.

Aos 44, Keno deixou mais um, avançando pela ponta esquerda até invadir a área e bater no canto direito de Fábio. É o segundo dele no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA:

SANTA CRUZ 4 X 1 CRUZEIRO

SANTA CRUZ - Tiago Cardoso; Leo Moura (Leandrinho), Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Alex Bolaño (Wallyson), Uillian Correia e Fernando Gabriel (João Paulo); Arthur, Keno e Grafite. Técnico - Milton Mendes.

CRUZEIRO - Fábio; Lucas (Pisano), Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique, Bruno Edgar, Ariel Cabral (Alex) e Élber; De Arrascaeta (Douglas Coutinho) e Willian. Técnico - Paulo Bento.

GOLS - Grafite, de pênalti, aos 19 minutos do primeiro tempo; De Arrascaeta, aos 7, Grafite, aos 17, e Arthur, aos 31, e Keno, aos 44 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Anderson Daronco (Fifa-RS).

CARTÕES AMARELOS - Tiago Costa (Santa Cruz); Fábio, Bruno Rodrigo e Bruno Edgar (Cruzeiro).

RENDA - R$ 257.225,00.

PÚBLICO - 16.331 pagantes.

LOCAL - Estádio do Arruda, em Recife (PE).

Com informações do Estadão Confeúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos